Torcida do Flamengo é Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro | Diário do Rio

Torcida do Flamengo é Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro

24
LinkedInWhatsApp

Via sua newsletter, o Prefeito Cesar Maia informou que amanhã estará saindo um decreto no Diário Oficial do Rio de Janeiro declarando a Torcida do Flamengo como patrimônio cultural de nossa cidade! Ficando assim na companhia de grandes ícones do Rio de Janeiro como a Bossa Nova e o Cordão do Bola Preta, outros "bens cariocas".

É merecido a torcida do Mengão levar mais este título, não só por sua garra, raça e presença nos jogos de seu time, porque isso é apenas cumprir a sua parte. Mas por sua beleza e emoção que passa ao cantar suas canções como pode ser visto no vídeo abaixo.

Mas não é apenas por isso, é que a Torcida do Flamengo é ponto turístico, mais até que o Fla x Flu! O balançar da bandeira do CRF nas arquibancadas é uma paisagem tão carioca quanto o Pão de Açucar!

Até Thiago Rachid tem de aceitar o fato de que torcida como a Rubro Negra não existe… E, por isso, parabéns a todos os flamenguistas pelo merecido prêmio inesperado.

Quintino Gomes
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
Quintino Gomes

Latest posts by Quintino Gomes (see all)

LinkedInWhatsApp

24 Comentários

  1. Acho até justo ser patrimônio da cidade, mas torcida do Flamengo cultural é forte demais. rsss…

    Esse ano inventaram até taça para torcida do Flamengo. Ano passado não teve nada disso no Brasileirão. Prêmio inesperado mesmo.

    Não tem problema, quem não é a maior – tem que ser o melhor.

    E tá lá no meu Website.

  2. Rodrigo Scarpelli on

    Essa atitude mostrou o total desespero do nosso prefeito, pois as pesquisas apontam candidatos da oposição na liderança. Ele com esse ato mostrou que realmente não sabe o que significa cultura, mas quando existem interesses em pauta…..
    Fazer o que né?

  3. Eu admiro a massa, a festa da massa, acho legal. Mas a relação entre Flamengo e flamenguista não é de amor, é de paixão, daquelas paixões que inebriam nos bons momentos e são esquecidas nas horas ruins.

    Ninguém, porém, consegue fazer a movimentação e o auê que a torcida do Flamengo faz.

    Muito, mas muito mais bonita é a relação entre o Fluminense e seu torcedor, o eterno amor que os une na alegria e na tristeza. Isso sim é um patrimônio imaterial.

    Apenas lamento que numa gestão exemplar como a do Prefeito Cesar Maia perca-se tempo com essas populices. O que significa esse decreto? NADA.

    Aliás, no futebol o Prefeito não costuma acertar muito, pois enquanto faz mimos no Flamengo, reconstrói o patrimônio do Botafogo e patrocina o Vasco, a sua gestão só tentou prejudicar o Fluminense, inclusive tentando levar a Sede das Laranjeiras à leilão.

    Lamentável…….

  4. A torcida do Flamengo é quase o dobro da soma das torcidas de Vasco, Botafogo e Fluminense. Há pesquisas que apontam como mais que dobro. Quanto a de Botafogo e Fluminense é simplesmente 10x maior.

    Acho sim que se fala do Rio quando se fala do Flamengo. Não só pela quantidade de pessoas, mas pela irreverencia, força, malandragem e orgulho de ser o aquilo que é.

  5. Daniel Guimarães on

    “Essa atitude mostrou o total desespero do nosso prefeito”

    Nem moro mais no Rio, to por fora da política da cidade, mas de boa, afirmar isso é muita teoria da conspiração.

  6. O Cordão do Bola Preta foi declarado patrimonio da Cidade e ano que vem não desfilará após dezenas de anos. Espero que o Flamengo tenha o mesmo destino.

  7. PROTESTO !

    Eu estava na estação de trêm de São Cristóvão este ano após sair da faculdade,estava tudo bem tranquilo.De repente, um trem com torcedores do Flamengo chegou e com ele, toda a confusão! A torcida do Vasco estava a passar na rua, do lado de fora e , o pessoal do Fla começou a pegar as pedras dos trilhos, ISSO MESMO, AS PEDRAS DOS TRILHOS ! e começaram a jogar nos vascaínos q por sua vez, soltaram fogos de artifício para dentro da estação. O pânico, a correria, o desespero,foi total… Só para lembrar, esses caras q fazem isso, são oe mesmos q puxam aquele belo espetáculo no estádio.

    Agora me diz, q patrimônio cultural é este ? Só se for para quem vê pela tv como o senhor prefeito, aliás, ele não anda de trem,nao passeia pela zona norte, não sabe o q é as torcidas de Vasco, Flamengo, Flu, Bota…

  8. Muito engraçado tudo isso, cada coisa que aparece,torcida já é demais, só falta agora eleger o “Crime organizado” que ultimamente tem feito um grande “barulho aqui na cidade também.

  9. A torcida do Flamengo pelo que faz dentro do estádio está de parabéns mesmo.
    A simples constatação disso por parte dos rivais deveria ser o maior dos prêmios.
    Qualquer outro prêmio, é tentativa de adquirir-se “dividendos políticos”.

  10. A torcida do flamengo eh, sem duvidas a mais bonita desse país!Gosto e admiro os outros times cariocas, nao tenho problemas com nenhum, mas acho q vcs estao com inveja pq o nao foi a torcida de vcs. pq c tivesse sido, vcs estariam felizes e comemorando. Por isso, a torcida do flamengo MERECE sim esse prestigio! Parabéns FLAMENGOO!

  11. É isso aee. e como dizem uns: o time do flamengo tinha q pagar pra ver a torcida lotar o maraca numa so voz , e nao o contrario. Paraabéns pra gente, e prefeito, parabéns tbm por ter reconhecido a grande beleza q eh essa torcida!

  12. e qnt a dizerem q a torcida so canta e acompanha o time qnd ele esta bem, leia:
    “EU SEMPRE TE AMAREI, ONDE ESTIVER ESTAREI, OH MEU MEENGOOO…”

    a gente nao da pra saber isso pq o flamengo nunca caiu pra segundona, nem terceron, neh tricolores!?

    mas msm c acontecer, estaremos lah!

  13. Tá certo! O país é uma maravilha em todos os sentidos, a cidade do Rio então, nem se fala, com aquela gente boa que toma conta dos morros. Tá todo mundo feliz, ganhando bem, vivendo bem, o país é um dos principais exportadores de tecnologia e temos uma ligação quase embrionária com a ciência e nossas artes estão entre as mais admiradas do mundo em todos os tempos. Mozart, Van Gogh, Shakespeare, o Bolshoi e as nações de onde saíram estes expoentes da cultura mundial têm total inveja de nós. Prá frente Brasil, que prá trás não dá mais!

  14. sou vascaína, obviamente detesto flam*rd*.
    mas não é sobre isso ou por isso que essa notícia me deixou pasma.

    é por ver que um prefeito, não tendo nada melhor, fica editando decreto pra tornar torcida em patrimônio cultural (han?).

    certamente, os cariocas já não vivem mais a mercê do tráfico, ninguém está perdendo sua vida por bala perdida, está tudo um mar-de-rosas, visto a grande importância de um decreto como este.

    é patético!

  15. Pingback: Pra trás não dá mais. «

  16. Pingback: Meu Google Reader (04/12 - 12/12) | 30 & Alguns

  17. A torcida do flamengo não merece ser patrimônio carioca e sim Patrimonio Nacional já que todos os estados do Brasil a grande maioria de torcedores é Rubro Negro, até fora do país o Flamengo e uma grande força já que somos chamados de Nação Rubro Negro.

    Parabens para a Torcida que fez o flamengo não ter somente a maior torcida como também o maiot Time do mundo.

  18. a maior torcida do mundo faz a diferença on

    APESAR DE NÃO SER FLAMENGUISTA, EU TENHO QUE ADIMITIR QUE NÃO EXISTE TORCIDA IGUAL A DO FLAMENGO. EU JÁ MOREI NAS PRINCIPAIS METRÓPOLES BRASILEIRAS ONDE SE ENCONTRAM OS MAIORES CLUBES DO PAÍS.NENHMA CHEGA PERTO DA DO FLAMENGO.EU SOU GAÚCHO E TORÇO PRO GRÊMIO, COMO JÁ TRABALHEI EM MUITAS EMPRESAS E CONSEQUENTEMENTE MOREI NO SUL E EM ALGUMAS EM SÃO PAULO E NO RIO DE JANEIRO TIVE MUITAS OPORTUNIDADES DE ACOMPANHAR O FUTEBOL E A TORCIDA LOCAL,LOGO NO INÍCIO ACHEI QUE A GLOBO PUXAVA MUITO O SACO DA TORCIDA DO FLAMENGO SÓ POR ELA SER A MAIOR DO BRASIL E POR SER TAMBÉM DO RJ, MAS ”QUEMEI”MINHA LÍNGUA, NOSSA, A FESTA DA TORCIDA DO FLAMENGO É COISA INACREDITÁVEL, ELES SÃO MUITO OTIMISTAS , AMAM O FLAMENGO DE VERDADE. UM FATO QUE ME DEIXOU MAS IMPRESSIONADO É QUE EM 2006 SE EU NÃO ME ENGANO, QUANDO O FLAMENGO ESTAVA PRA SER REBAIXADO ELES BOTARAM 8O MIL NO MARACANÃ SENDO O MAIOR PÚBLICO DO BRASILEIRÃO DAQUELE ANO. FALEI ISSO AGORA POR NUNCA TER VISTO ALGO IGUAL EM TODA MINHA VIDA. EM MINAS TEM O MINEIRÃO QUE CABEM 75 MIL , EM SÃO PAULO TEM O MORUMBI QUE
    CABEM 72 MIL,OU SEJA,NENHUMA TORCIDA BOTOU TODO ESSE PÚBLICO MESMO EM SEUS RESPECTIVOS ESTADOS TENDO GRANDES ESTÁDIOS DE FUTEBOL.

    OBS:QUANDO MOREI NO RJ, FIZ MUITAS AMIZADES POR LÁ, ESPECIALMENTE COM VASCAÍNOS, AÍ DE VEZ EM QUANDO NÓS BRINCÁVAMOS UNS COM OS OUTROS, ELES FALAVAM DA TORCIDA DELES E EU PROVOCAVA FALANDO DA DO FLAMENGO, NUM ESTANTE ELES FICAVAM PIANINHOS, O QUE EU QUERO DIZER COM ISSO É QUE ATÉ ELES LÁ NO RJ ADIMITEM QUE A TORCIDA DO FLAMENGO É A MELHOR MESMO, ESPECIALMENTE OS VASCAÍNOS QUE ODEIAM O FLAMENGO. AGORA IMAGINA SE EU FALO ISSO PRA TORCIDA DO INTER QUE A DO GRÊMIO É A MELHOR, NOSSA,CONCERTEZA SAI BRIGA.

    ABRAÇOS!!!!!

Leave A Reply