Torcida do Flamengo é Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro | Diário do Rio

Torcida do Flamengo é Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro

24

Via sua newsletter, o Prefeito Cesar Maia informou que amanhã estará saindo um decreto no Diário Oficial do Rio de Janeiro declarando a Torcida do Flamengo como patrimônio cultural de nossa cidade! Ficando assim na companhia de grandes ícones do Rio de Janeiro como a Bossa Nova e o Cordão do Bola Preta, outros "bens cariocas".

É merecido a torcida do Mengão levar mais este título, não só por sua garra, raça e presença nos jogos de seu time, porque isso é apenas cumprir a sua parte. Mas por sua beleza e emoção que passa ao cantar suas canções como pode ser visto no vídeo abaixo.

Mas não é apenas por isso, é que a Torcida do Flamengo é ponto turístico, mais até que o Fla x Flu! O balançar da bandeira do CRF nas arquibancadas é uma paisagem tão carioca quanto o Pão de Açucar!

Até Thiago Rachid tem de aceitar o fato de que torcida como a Rubro Negra não existe… E, por isso, parabéns a todos os flamenguistas pelo merecido prêmio inesperado.

Quintino Gomes
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima

24 Comentários

  1. Acho até justo ser patrimônio da cidade, mas torcida do Flamengo cultural é forte demais. rsss…

    Esse ano inventaram até taça para torcida do Flamengo. Ano passado não teve nada disso no Brasileirão. Prêmio inesperado mesmo.

    Não tem problema, quem não é a maior – tem que ser o melhor.

    E tá lá no meu Website.

  2. Rodrigo Scarpelli on

    Essa atitude mostrou o total desespero do nosso prefeito, pois as pesquisas apontam candidatos da oposição na liderança. Ele com esse ato mostrou que realmente não sabe o que significa cultura, mas quando existem interesses em pauta…..
    Fazer o que né?

  3. Eu admiro a massa, a festa da massa, acho legal. Mas a relação entre Flamengo e flamenguista não é de amor, é de paixão, daquelas paixões que inebriam nos bons momentos e são esquecidas nas horas ruins.

    Ninguém, porém, consegue fazer a movimentação e o auê que a torcida do Flamengo faz.

    Muito, mas muito mais bonita é a relação entre o Fluminense e seu torcedor, o eterno amor que os une na alegria e na tristeza. Isso sim é um patrimônio imaterial.

    Apenas lamento que numa gestão exemplar como a do Prefeito Cesar Maia perca-se tempo com essas populices. O que significa esse decreto? NADA.

    Aliás, no futebol o Prefeito não costuma acertar muito, pois enquanto faz mimos no Flamengo, reconstrói o patrimônio do Botafogo e patrocina o Vasco, a sua gestão só tentou prejudicar o Fluminense, inclusive tentando levar a Sede das Laranjeiras à leilão.

    Lamentável…….

  4. A torcida do Flamengo é quase o dobro da soma das torcidas de Vasco, Botafogo e Fluminense. Há pesquisas que apontam como mais que dobro. Quanto a de Botafogo e Fluminense é simplesmente 10x maior.

    Acho sim que se fala do Rio quando se fala do Flamengo. Não só pela quantidade de pessoas, mas pela irreverencia, força, malandragem e orgulho de ser o aquilo que é.

  5. Daniel Guimarães on

    “Essa atitude mostrou o total desespero do nosso prefeito”

    Nem moro mais no Rio, to por fora da política da cidade, mas de boa, afirmar isso é muita teoria da conspiração.

  6. O Cordão do Bola Preta foi declarado patrimonio da Cidade e ano que vem não desfilará após dezenas de anos. Espero que o Flamengo tenha o mesmo destino.

  7. PROTESTO !

    Eu estava na estação de trêm de São Cristóvão este ano após sair da faculdade,estava tudo bem tranquilo.De repente, um trem com torcedores do Flamengo chegou e com ele, toda a confusão! A torcida do Vasco estava a passar na rua, do lado de fora e , o pessoal do Fla começou a pegar as pedras dos trilhos, ISSO MESMO, AS PEDRAS DOS TRILHOS ! e começaram a jogar nos vascaínos q por sua vez, soltaram fogos de artifício para dentro da estação. O pânico, a correria, o desespero,foi total… Só para lembrar, esses caras q fazem isso, são oe mesmos q puxam aquele belo espetáculo no estádio.

    Agora me diz, q patrimônio cultural é este ? Só se for para quem vê pela tv como o senhor prefeito, aliás, ele não anda de trem,nao passeia pela zona norte, não sabe o q é as torcidas de Vasco, Flamengo, Flu, Bota…

  8. Muito engraçado tudo isso, cada coisa que aparece,torcida já é demais, só falta agora eleger o “Crime organizado” que ultimamente tem feito um grande “barulho aqui na cidade também.

  9. A torcida do Flamengo pelo que faz dentro do estádio está de parabéns mesmo.
    A simples constatação disso por parte dos rivais deveria ser o maior dos prêmios.
    Qualquer outro prêmio, é tentativa de adquirir-se “dividendos políticos”.

  10. A torcida do flamengo eh, sem duvidas a mais bonita desse país!Gosto e admiro os outros times cariocas, nao tenho problemas com nenhum, mas acho q vcs estao com inveja pq o nao foi a torcida de vcs. pq c tivesse sido, vcs estariam felizes e comemorando. Por isso, a torcida do flamengo MERECE sim esse prestigio! Parabéns FLAMENGOO!

  11. É isso aee. e como dizem uns: o time do flamengo tinha q pagar pra ver a torcida lotar o maraca numa so voz , e nao o contrario. Paraabéns pra gente, e prefeito, parabéns tbm por ter reconhecido a grande beleza q eh essa torcida!

  12. e qnt a dizerem q a torcida so canta e acompanha o time qnd ele esta bem, leia:
    “EU SEMPRE TE AMAREI, ONDE ESTIVER ESTAREI, OH MEU MEENGOOO…”

    a gente nao da pra saber isso pq o flamengo nunca caiu pra segundona, nem terceron, neh tricolores!?

    mas msm c acontecer, estaremos lah!

  13. Tá certo! O país é uma maravilha em todos os sentidos, a cidade do Rio então, nem se fala, com aquela gente boa que toma conta dos morros. Tá todo mundo feliz, ganhando bem, vivendo bem, o país é um dos principais exportadores de tecnologia e temos uma ligação quase embrionária com a ciência e nossas artes estão entre as mais admiradas do mundo em todos os tempos. Mozart, Van Gogh, Shakespeare, o Bolshoi e as nações de onde saíram estes expoentes da cultura mundial têm total inveja de nós. Prá frente Brasil, que prá trás não dá mais!

  14. sou vascaína, obviamente detesto flam*rd*.
    mas não é sobre isso ou por isso que essa notícia me deixou pasma.

    é por ver que um prefeito, não tendo nada melhor, fica editando decreto pra tornar torcida em patrimônio cultural (han?).

    certamente, os cariocas já não vivem mais a mercê do tráfico, ninguém está perdendo sua vida por bala perdida, está tudo um mar-de-rosas, visto a grande importância de um decreto como este.

    é patético!

  15. Pingback: Pra trás não dá mais. «

  16. Pingback: Meu Google Reader (04/12 - 12/12) | 30 & Alguns

  17. A torcida do flamengo não merece ser patrimônio carioca e sim Patrimonio Nacional já que todos os estados do Brasil a grande maioria de torcedores é Rubro Negro, até fora do país o Flamengo e uma grande força já que somos chamados de Nação Rubro Negro.

    Parabens para a Torcida que fez o flamengo não ter somente a maior torcida como também o maiot Time do mundo.

  18. a maior torcida do mundo faz a diferença on

    APESAR DE NÃO SER FLAMENGUISTA, EU TENHO QUE ADIMITIR QUE NÃO EXISTE TORCIDA IGUAL A DO FLAMENGO. EU JÁ MOREI NAS PRINCIPAIS METRÓPOLES BRASILEIRAS ONDE SE ENCONTRAM OS MAIORES CLUBES DO PAÍS.NENHMA CHEGA PERTO DA DO FLAMENGO.EU SOU GAÚCHO E TORÇO PRO GRÊMIO, COMO JÁ TRABALHEI EM MUITAS EMPRESAS E CONSEQUENTEMENTE MOREI NO SUL E EM ALGUMAS EM SÃO PAULO E NO RIO DE JANEIRO TIVE MUITAS OPORTUNIDADES DE ACOMPANHAR O FUTEBOL E A TORCIDA LOCAL,LOGO NO INÍCIO ACHEI QUE A GLOBO PUXAVA MUITO O SACO DA TORCIDA DO FLAMENGO SÓ POR ELA SER A MAIOR DO BRASIL E POR SER TAMBÉM DO RJ, MAS ”QUEMEI”MINHA LÍNGUA, NOSSA, A FESTA DA TORCIDA DO FLAMENGO É COISA INACREDITÁVEL, ELES SÃO MUITO OTIMISTAS , AMAM O FLAMENGO DE VERDADE. UM FATO QUE ME DEIXOU MAS IMPRESSIONADO É QUE EM 2006 SE EU NÃO ME ENGANO, QUANDO O FLAMENGO ESTAVA PRA SER REBAIXADO ELES BOTARAM 8O MIL NO MARACANÃ SENDO O MAIOR PÚBLICO DO BRASILEIRÃO DAQUELE ANO. FALEI ISSO AGORA POR NUNCA TER VISTO ALGO IGUAL EM TODA MINHA VIDA. EM MINAS TEM O MINEIRÃO QUE CABEM 75 MIL , EM SÃO PAULO TEM O MORUMBI QUE
    CABEM 72 MIL,OU SEJA,NENHUMA TORCIDA BOTOU TODO ESSE PÚBLICO MESMO EM SEUS RESPECTIVOS ESTADOS TENDO GRANDES ESTÁDIOS DE FUTEBOL.

    OBS:QUANDO MOREI NO RJ, FIZ MUITAS AMIZADES POR LÁ, ESPECIALMENTE COM VASCAÍNOS, AÍ DE VEZ EM QUANDO NÓS BRINCÁVAMOS UNS COM OS OUTROS, ELES FALAVAM DA TORCIDA DELES E EU PROVOCAVA FALANDO DA DO FLAMENGO, NUM ESTANTE ELES FICAVAM PIANINHOS, O QUE EU QUERO DIZER COM ISSO É QUE ATÉ ELES LÁ NO RJ ADIMITEM QUE A TORCIDA DO FLAMENGO É A MELHOR MESMO, ESPECIALMENTE OS VASCAÍNOS QUE ODEIAM O FLAMENGO. AGORA IMAGINA SE EU FALO ISSO PRA TORCIDA DO INTER QUE A DO GRÊMIO É A MELHOR, NOSSA,CONCERTEZA SAI BRIGA.

    ABRAÇOS!!!!!

Leave A Reply