Trecho da Rio Branco na Cinelândia passa a se chamar Boulevard Luiz Severiano Ribeiro - Diário do Rio de Janeiro

Trecho da Rio Branco na Cinelândia passa a se chamar Boulevard Luiz Severiano Ribeiro

0
Cinelândia vista da Câmara Municipal - Foto: Alexandre Macieira|Riotur

Cinel├óndia vista da C├ómara Municipal – Foto: Alexandre Macieira|Riotur

Voc├¬ sabia que o trecho da Rio Branco, entre a Avenida Nilo Pe├žanha, passando pela Cinel├óndia, at├ę a Avenida Presidente Wilson, passar├í a se chamar┬áBoulevard Luiz Severiano Ribeiro? Isso mesmo, na sexta-feira a C├ómara de Vereadores votou pela aprova├ž├úo da mudan├ža de nome para este trecho de uma das avenidas mais importantes da cidade, como era derrubada de veto (a proposta tinha sido vetada pelo ent├úo prefeito Eduardo Paes), agora ├ę o nome oficial do local. O projeto foi do vereador┬áDr. Jo├úo Ricardo.

Com mais de meio s├ęculo de tradi├ž├úo no mercado imobili├írio do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Im├│veissempre contribuiu para a valoriza├ž├úo da cultura carioca

Imagino que para voc├¬ o nome Severiano Ribeiro n├úo seja estranho, e claro que n├úo, ├ę o nome da famosa rede de cinema, e n├úo ├ę a toa que o local foi escolhido para homenagear o patriarca da fam├şlia. A pr├│pria┬áCinel├óndia foi idealizada por Luiz Severiano Ribeiro, junto com Francisco Serrador (o pr├│prio Serrador d├í o nome a um famoso edi├şfio no local).

Hoje nesse m├ştico espa├žo da Cidade do Rio de Janeiro majestosamente impera o Cine Odeon , plenamente conservao , a indicar a import├óncia desse empres├írio para a Cidade e o Brasil . Atualmente o Odeon funciona como Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, exibindo Mostras, Festivais, pr├ę estreias nacionais e cedendo espa├žo para manifesta├ž├Áes culturais das diversas ├íreas.

O┬áGrupo Empresarial fundado por Severiano Ribeiro estabeleceu na Cidade do Rio de Janeiro a ├║nica iniciativa vitoriosa de organizar o cinema como ind├║stria, atrav├ęs de dezenas de empresas que iam da Produ├ž├úo a Exibi├ž├úo , passando pela Revela├ž├úo, Distribui├ž├úo e Publicidade dos filmes da Atl├óntida , que produziu 67 longas-metragens na Cidade do Rio de Janeiro, co -produziu mais de 200, produziu 6 mil cine jornais e 600 document├írios.┬á

Luiz Severiano Ribeiro faleceu no Rio de Janeiro em 1┬░ de dezembro de 1974. Na cidade que o acolhera por tantos anos. Quarenta e dois anos depois, com a fam├şlia Severiano Ribeiro, chegando a quinta gera├ž├úo, o objetivo empresarial de seu Grupo Econ├┤mico est├í focado na exibi├ž├úo, na difus├úo da Cultura e na valoriza├ž├úo da Cidade do Rio de Janeiro onde todos seus herdeiros vivem e trabalham.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Quintino Gomes Freire
Diretor de m├şdias sociais na Ag├¬ncia B5, palestrante, publicit├írio, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Come├žou o Di├írio do Rio em 2007 e est├í a frente dele at├ę hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

Comente