Estava conversando dia destes com um amigo e comentávamos sobre o Trem Bala, que ia ser uma maravilha para toda a cidade, ia nos aproximar mais de São Paulo, ambientalmente seria melhor e por aí vai… E ele comentou: mas seria melhor mais metrô..
Sabe que é verdade? Concordo na importância da infra-estrutura de ligação entre as duas capitais, mas o investimento em metrô parece bem mais urgente que este. Não só na expansão do metrô, como na otimização das atuais DUAS linhas que existem.
O trem-bala que é caríssimo, e demanda uma logística complicada poderia ser deixado na fila, e o investimento que seria feito poderia ser usado aqui mesmo na cidade em transporte subterrâneo e em uma ligação com o transporte ferroviário.
Não consigo conceber é ter um transporte moderno como o trem-bala ao mesmo tempo que temos estas pouqíssimas estações de metrô.
Vale dizer, não acho que o trânsito do Rio de Janeiro será o caos em 5 anos, como disse o presidente do Detran. Acho até que o Boom da Zona Oeste, e o consequente aumento da vaga de empregos na área, mudará um pouco o perfil do atual trânsito carioca. Além da modernização da situação do trabalho, com cada vez mais pessoas trabalhando em casa.
Quintino,
São dois investimentos com esferas políticas diferentes: O Trem-Bala demandará investimentos maiores por parte da União e menos dos Estados. A expansão do Metrô demandará mais investimentos do Governo Estadual em parceria com as Prefeituras ( Rio, Niterói, S. Gonçalo e algumas da Baixada) e também com alguma participação da União.
Acho que deveríamos pensar igualmente nas duas opções.
Henrique,
mas orçamento é algo limitado. Claro, o ideal seriam as duas opções, mas de devêssemos escolher entre as duas opções…
Mas a verba para construção do trem bala seria privada.
O problema que politicamente falando, dá mais retorno uma obra faraônica como o trem bala do que expansão da rede metroviária.
É a velha questão, o dinheiro de uma coisa não irá para outra coisa, pois o investidores interessados na ligação Rio-SP por trem bala podem não estar interessados / ou esse dinheiro não estar destinado ao metrô carioca.
Até pq parece que um consórcio das empresas de ônibus que fazem a ligação Rio-SP estaria entre esses investidores…
É a mesma coisa das Olimpíadas “Ah, mas podíamos usar o dinheiro gasto para fazer Copa e Olimpíada para matar a fome do povo ou construir escolas”. Não é o mesmo dinheiro e o interesse de investidores em matar a fome do povo é nulo. Afinal de contas, qual o retorno em mídia um investidor/patrocinador vai ter ao construir uma escola se ele não poderá colocar o logo dele na porta da unidade escolar?
Daniel,
por esse prisma, vc está certíssimo.
Busca
Destaque do dia
Por André Duarte
Continue lendo...No dia 21 de setembro de 1711, uma expedição francesa sob o comando do famoso corsário. Francês René DuGuay-Trouin, “seqüestra” a Cidade do Rio de Janeiro após nove dias de cerco. Você não está lendo errado, ele capturou mesmo toda a cidade, que tinha na época cerca de doze mil habitantes. O grave é que era a nossa. E ainda mais grave a quantia pedida: dois milhões de libras francesas, praticamente o resgate de um Rei.
DuGuay-Trouin não era um pirata, era um corsário. Na …
Promoção
Ganhe um livro sobre Barack ObamaArquivos
Publicidade
Diário do Rio indica
Artigos recentes
Artigos mais comentados
Últimos comentários
Feeds RSS - Comentários RSS
Desenvolvido pelos Profissionais de Web