Um Rio de extremos e uma Câmara fragmentada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

24abr2014---cristo-redentor-no-topo-do-monte-corcovado-no-rio-de-janeiro-aparece-rodeado-por-nuvens-1398381710139_956x500

Os resultados das eleições municipais cariocas desse ano reforçam uma polarização que já havia se manifestado em 2014: O Rio de Janeiro concedeu, mais uma vez, grandes votações à direita conservadora e à esquerda marxista.

Em 2014, Jair Bolsonaro foi o Deputado Federal mais votado do Rio, enquanto Marcelo Freixo ocupou o primeiro lugar para estadual. Alguns, em uma espécie de esquizofrenia ideológica, votaram ao mesmo tempo em Bolsonaro para Federal e Freixo para Estadual.

Agora a história se repete. Carlos Bolsonaro se beneficia do bom resultado do irmão na disputa para Prefeito e sai das eleições como Vereador mais votado. Em segundo lugar, com enorme votação, Tarcísio Motta, candidato do PSOL que disputou o Governo do Estado no último pleito.

Advertisement

Enquanto isso, o PMDB, mais centrista e pragmático, ficou de fora do segundo turno na disputa da Prefeitura e perdeu inúmeras cadeiras na Câmara Municipal.

No meio deste cenário, vale ressaltar a grande votação do ex-Prefeito Cesar Maia, terceiro colocado com mais de 70 mil votos. Como candidato independente, desconectado de qualquer candidato a Prefeito, ele mostrou sua densidade eleitoral e seu peso político. Não afirmo isso por ser ligado a ele, mas pela forma como conduziu sua campanha e por ter aumentado sua votação em 27 mil votos, que seriam suficientes para, sozinhos, elegerem um Vereador.

Com uma Câmara muito fragmentada e onde o Prefeito, seja Crivella ou Freixo, não possui uma maioria consolidada desde já, 2017 promete.

E os resultados deixam claro que as novas regras eleitorais favoreceram o voto de opinião em detrimento do voto obtido com apoio da máquina pública, o que é positivo para a democracia, além de dificultar a presença de um candidato ao redor de toda a cidade, o que deve ensejar mudanças no sistema eleitoral.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Um Rio de extremos e uma Câmara fragmentada
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui