Uma análise do primeiro dia de desfiles da Série A do Carnaval Carioca 2016: Viradouro é o destaque.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Acadêmicos da Rocinha Foto: Fernando Grilli/RioTur

O leitor está acostumado a ver este colunista falando sobre política. Contudo, no Rio de Janeiro, não só de médico e louco, mas também de treinador de futebol e analista de Carnaval, todo mundo tem um pouco.

Sendo assim, estive representando o Diário do Rio na Sapucaí e trago minhas impressões sobre o primeiro dia de desfiles da Série A, o grupo de acesso do Carnaval carioca, que cada vez está mais próximo em qualidade ao Grupo Especial.

1ª Escola – Acadêmicos da Rocinha

Acadêmicos da Rocinha Foto: Fernando Grilli/RioTur

Advertisement

Um samba apenas razoável, enredo sobre miscigenação apresentado de forma confusa, comissão de frente, harmonia e evolução ruins, fantasias e alegorias começaram bem mas caíram ao longo do desfile e último carro era péssimo. Além disso, a escola estourou o tempo. Pode ser rebaixada.

2ª Escola – Alegria da Zona Sul

Alegria da Zona Sul Foto:Raphael David/RioTur

Como já diz o nome da agremiação, foi uma escola alegre, mas a bateria se desencontrava do samba sobre Ogum em alguns momentos. Boas fantasias, alegorias elaboradas mas com alguns problemas. Abriu enorme buraco na ala de passistas na frente do terceiro carro. Não tem grandes expectativas de resultado.

3ª Escola – Unidos do Porto da Pedra

Unidos do Porto da Pedra Foto:Alexandre Macieira/RioTur

Escola muito animada, fazendo jus ao enredo do palhaço Carequinha, com integrantes cantando o samba o tempo todo. Comissão de Frente criativa, montava e desmontava um circo inflável. Bateria foi muito bem. Escola compacta, boa harmonia e evolução. Alegorias e fantasias bonitas, embora primeiro carro tenha passado apagado, e com alguns problemas de acabamento. Pode disputar os primeiros lugares dependendo da qualidade dos desfiles de sábado.

4ª Escola – Acadêmicos de Santa Cruz

Acadêmicos de Santa Cruz - Foto: Fernando Grilli/RioTur

Fez um desfile sobre a defesa do meio ambiente com fantasias e alegorias muito bonitas, mas não empolgou. Além disso, o início foi muito lento, o que fez a escola correr demais na metade final do desfile e mesmo assim estourar o tempo em um minuto. Não disputa o topo.

5ª Escola – Unidos do Viradouro

Viradouro - Foto: Fernando Grilli/RioTur

Um excelente samba, talvez o melhor do ano. Um desfile com poucos erros em defesa da tolerância, com a grande maioria das alegorias e fantasias sendo luxuosas e bem desenhadas. Bateria muito bem organizada e harmonia e evolução perfeitas. O sistema de som atrapalhou um pouco o desfile da escola, mas está sem dúvida na disputa pelos primeiros lugares, talvez até pelo título, tendo saído da Avenida com a torcida cantando vitória.

6ª Escola – Renascer de Jacarepaguá

Renascer de Jacarepaguá - Foto: Fernando Grilli/RioTur

Um desfile mediano sobre Cosme e Damião, sem muita empolgação, com algumas fantasias simplórias e problemas nas alegorias. Mas não teve grandes erros, devendo ficar em posição intermediária.

7ª Escola – Império da Tijuca

Acadêmicos da Rocinha - Foto: Gabriel Santos/RioTur

A escola fez um bom desfile sobre o recentemente falecido ator José Wilker, sem erros aparentes, com boa harmonia e com fantasias e alegorias bem acabadas. Mas não empolgou, talvez por ser a última a desfilar e encontrar arquibancadas já cansadas. Pode disputar os primeiros lugares, dependendo de como as escolas de sábado desempenharem.cleardot Uma análise do primeiro dia de desfiles da Série A do Carnaval Carioca 2016: Viradouro é o destaque.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uma análise do primeiro dia de desfiles da Série A do Carnaval Carioca 2016: Viradouro é o destaque.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui