Uma Dica Estranha, Porém Eficaz, Para Vencer A Crise

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Café executivo Logo

Para muitos de nós, o momento atual não está sendo um dos melhores.

Vivemos um momento de crise econômica pela retração do mercado nacional e também pelas turbulências internacionais.

Como se isso não fosse o bastante, também estamos passando pela maior crise moral de nossa história por tantos fatos de corrupção sendo descobertos a cada novo dia.

Advertisement

Mas será que isso é realmente suficiente para você e eu jogarmos a toalha e esperarmos o “bom humor” do mercado voltar, para então voltarmos a investir em nossos negócios?

Para mim, a resposta é categórica: NÃO!

Um Mar Calmo Nunca Fez Um Bom Marinheiro.

Eu compreendo que a incerteza de como as coisas irão ficar no futuro pode trazer um certo frio na barriga.

Compreendo também que colocar em jogo o futuro de seu negócio pode parecer ainda mais assustador.

Mas eu preciso te lembrar que é justamente em momentos como este que surgem os grandes empresários e, com eles, as grandes fortunas.

Você já deve ter ouvido a seguinte frase, “Se der medo, vai com medo mesmo!”.

Não existe plano infalível, mas se você colocar foco nos lugares certos, as chances de você vencer apesar da crise serão enormes.

Ficar ancorado no porto da segurança não irá fazer você triunfar. Na verdade, maiores serão as chances de que seu negócio afunde de vez.

Afinal de contas, se ele não está crescendo, com certeza está morrendo.

Quanto tempo você conseguirá sustentar um negócio respirando por aparelhos?

A História Prova Que O Melhor A Fazer É Avançar Implacavelmente.

Não sei se você conhece a história de John D. Rockefeller. Para mim ela é uma das melhores quando o assunto é persistir mesmo diante da crise, buscar novas opções, passar pelos momentos de provação e triunfar gloriosamente ao final.

John percebeu que o negócio de perfurar petróleo era “coisa de maluco”. Imagine investir milhares de dólares para furar poços sem saber se existiria ou não óleo para ser extraído. Para ele era uma operação MUITO cara e com poucas garantias.

Mas ele percebeu que existia um “nicho não explorado” na área de transporte do óleo até as refinarias.

Ele então foi até Cornelius Vanderbilt, também conhecido como O Comodoro, para fazer um acordo para transportar os barris de petróleo através de suas ferrovias.

O Comodoro e John fecharam um acordo muito interessante.

Com o aumento do volume de transporte de Rockefeller através das estradas de ferro de Vanderbilt, o magnata resolveu pressionar o rei do petróleo, tentando aumentar o custo do transporte.

John resolve não ceder às pressões do Comodoro e decide então construir oleodutos para levar o petróleo dos poços diretamente até as refinarias.

Essa mudança não só resolveu os problemas de Rockefeller, como também fez com que os negócios de Vanderbilt começassem a desmoronar já que seu principal cliente não mais usava seus serviços.

O Comodoro foi apenas a primeira grande “pedra no sapato” de John D.

Ao invés de se abalar, sua escolha foi seguir implacavelmente em frente. Superando cada um dos obstáculos que apareceram em sua frente.

Qual o resultado dessa postura?

Rockefeller foi o primeiro homem a acumular mais de 1 bilhão de dólares e, se ajustarmos sua fortuna da época à inflação, também o mais rico da história com mais de 336 bilhões de dólares.

Esse é apenas um dos inúmeros exemplos de grandes empreendedores que encararam os desafios de frente, fizeram o que foi necessário ser feito e conquistaram o lugar mais alto.

A Pior Coisa Que Você Pode Fazer É… Ficar Parado.

Você só tem uma escolha: fazer alguma coisa para sua situação mudar.

As mudanças que estamos passando vão nos levar para outro nível de mercado. Se você ficar parado, não vai se adaptar a nova realidade e, como já disse Darwin, será extinto.

Todas as distâncias foram encurtadas através da internet e do poder computacional que temos hoje bem na palma de nossas mãos.

O momento é de aprender como os negócios estão sendo feitos nesse novo mercado.

Separei algumas perguntas que irão te ajudar a encontrar o caminho do sucesso novamente:

  • Quais são seus principais produtos? Como você pode agregar mais valor a eles?
  • Que produtos você precisa descartar?
  • Quem são seus principais clientes? Como você pode ajuda-los a vender mais? (Sim, se eles vendem mais, mais irão comprar de você!)
  • Quem são seus parceiros estratégicos? Como você pode agregar mais valor à relação de vocês?
  • Quanto tempo seu negócio tem de vida se não o colocar em rota de crescimento novamente?

Além das perguntas empresariais, separei também algumas perguntas pessoais:

  • Quando foi a última vez que você participou de um congresso do seu setor?
  • Quando foi a última vez que você participou de um seminário de vendas? (Sim, se uma empresa não sabe vender seu produto ou serviço, não tem como ter sucesso)
  • Quando foi a última vez que você leu um livro sobre as tendências de seu mercado?
  • Quando foi a última vez que você trabalhou sua personalidade através de cursos de autodesenvolvimento?

Enquanto você senta e se encolhe de medo num canto, seu concorrente está fazendo tudo isso que você não está fazendo. Ele pode estar fazendo isso pelo simples fato de sobrevivência. Se ele tiver muito mais a perder do que você, tenha certeza de que ele o vencerá.

Todo e qualquer animal acuado fará de tudo para manter-se vivo. Isso não é diferente no mundo empresarial. Enquanto você está tentando fazer somente o “arroz com feijão”, seu concorrente está entregando o arroz com feijão e tentando fazer a “carne assada com purê”. A hora que ele conseguir, você estará morto. Simples assim.

Entende por que ficar parado é a pior coisa que você pode fazer em momentos de crise?

Independente Da Crise, Eu Acredito Que Você Pode Vencer!

É isso mesmo! Eu acredito em você e em sua capacidade de dar a volta por cima.

Não estou dizendo que vai ser fácil e que você não sangrará ao longo do caminho.

Nenhuma jornada de sucesso está livre das provações, dos desafios e dos momentos de angústia. Então, não será diferente com você.

Mas se existe uma coisa que eu tenho muita certeza é de que VAI VALER CADA GOTA DE SUOR.

Imagine como vai ser a sua vida e seu negócio quando triunfar… Imagine os amigos e os parentes dizendo que você “teve sorte” (é exatamente isso que as pessoas dizem dos que triunfam em momentos de crise).

Crie uma imagem vívida em sua mente de como vai estar a sua empresa e os seus negócios quando você vencer. Quanto mais vívida, nítida e colorida for essa imagem em sua mente, melhor. Quanto mais você se sentir atraído por essa visão, quanto mais você quiser viver esse momento ao vivo, mais energia você terá para enfrentar toda e qualquer batalha. Afinal de contas, é o seu sonho que está em jogo.

Todo dia antes de dormir e ao se levantar, lembre-se dessa imagem. Faça com que ela seja o combustível para você se empenhar de forma cada vez mais inteligente, buscar novas soluções e ser ainda mais criativo.

Acredite no poder dessa “magia”. Você vai se surpreender com os resultados.

E, nos momentos em que você tiver dúvida sobre si mesmo, lembre-se:

Eu Acredito Em Você!

André Lado Cruz

11203046_10153277497183855_5964853364555476212_n150“Empreendedor, Empresário, Coach e Fundador do Professores do Sucesso, o maior portal de desenvolvimento pessoal do Brasil. Um verdadeiro apaixonado pelas infinitas possibilidades do ser humano e há mais de 10 anos transformando pessoas comuns em pessoas de MUITO sucesso. Sabe que o sucesso não é conquistado, mas sim alugado, e seu aluguel é pago TODOS os dias.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uma Dica Estranha, Porém Eficaz, Para Vencer A Crise
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui