Urbanito: comida urbana e cerveja artesanal

Com todo respeito aos bares do meu Rio e em especial aos que servem cerveja artesanal, o Urbanito era o que faltava. Não que seja uma consultoria sobre harmonização ou até mesmo algo gourmetizado mas veio para fazer aquilo que muitos tentam mas não fazem, falo do serviço dedicado a harmonização de cervejas e seus pratos.

Se você gosta de cervejas artesanais e vai num bar esperando tomar bons rótulos acompanhados de petiscos gostosos, imagine ir num onde o cardápio já te dá o caminho das pedras, indicando a cada item, as melhores opções de cervejas para acompanhar.

Além disso, nesse mesmo lugar você encontra dois chopes diferentes, exclusivos, que mudam de tempos em tempos, uma pilsen matadora feita exclusivamente para a casa e a possibilidade de fazer uma degustação com os três chopes da temporada. Curtiu? Pois assim é o Urbanito, bar na Praça da Bandeira, bairro que se consolidou como pólo gastronômico que lança tendências, dos lugares mais inusitados da cidade.

E foi ali mesmo, na Praça da Bandeira, que Bianca Fraga, sócia da casa, começou carreira, ainda adolescente no bar de sua tia, o premiado Aconchego Carioca. O universo das cervejas artesanais, com seus estilos e escolas se descortinou para ela, que avidamente começou a estudar e a se aprimorar.

Sommélière e mestre em estilos de cerveja formada pelo Instituto da Cerveja Brasil, poucos anos já era de sua autoria a premiada carta do Aconchego. Depois de algumas consultorias bem sucedidas pela cidade, foi então que o destino, seguindo seu curso, levou Bianca ao caminho de seu próprio bar. Ao lado do primo, Thiago Ledo, escolheu o ponto ao lado do Bar Kalango, da chef Kátia Barbosa, sócia de sua tia no Aconchego Carioca, na rua paralela a ele. Está tudo em casa e tudo em família…

Na minha visita bebi o chope Pilsen feito exclusivamente para a casa e comi a batata frita que estava sensacional, batata frita é um clássico que serve para carnívoros e veganos, mas fique tranquilo a casa tem outras opções veganas e muita comida urbana.

Ao lado de cada opção, as dicas de cervejas que descem redondas com as receitinhas. É só escolher e cair dentro. A legenda é moleza de entender: cada copinho representa um estilo cervejeiro dentre os presentes na carta: Blond | Tripel | Belgian Golden Strong Ale; Weiss; Witbier; Red Ale | Amber Ale; Fruit Beer | Berliner Weisse; American Pale Ale | Session IPA | American IPA; Brown Ale | Dunkel | Porter | Stout.

Urbanito – Rua Joaquim Palhares, 513 – Loja B – Praça da Bandeira.
Segunda a sábado, das 12h às 22h.

Deixe seu comentário

Flávio Lima28 Posts

Flávio Lima é cervejeiro caseiro e administrador do Instagram Bares cariocas. Triatleta de garfo, faca e copo com mais de 400 bares visitados, tem um imenso amor a boemia carioca do Pé sujo ao PUB. Formado em botecoterapia e usuário de doses nada homeopáticas do líquido sagrado, segue de bar em bar evoluindo e compartilhando a cultura de boteco, em especial o maravilhoso mundo das cervejas artesanais.

16 Comentários

Deixar um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password