Urca vai pirar no sábado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Tá Pirando, Pirado, Pirou

Este ano, o bloco “Tá Pirando, Pirado, Pirou!” comemora 10 anos de existência e promete agitar a Urca. O grupo é formado por pacientes, técnicos e familiares ligados à rede pública de saúde mental. O idealizador da iniciativa, Gilson Secundino, é paciente do Instituto Municipal Philippe Pinel, e tem como objetivo pular o carnaval fora dos muros da instituição e fazer muita folia.

Além do Pinel, o coletivo conta com outras unidades de saúde mental, como o Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Além dela, a Associação de Moradores da Rua Lauro Müller e Adjacências (ALMA) e a Petrobras também criaram uma parceria para viabilizar os desfiles todos os anos.

Advertisement

O bloco faz parte do calendário oficial de carnaval de rua do Rio e é considerado uma experiência inovadora em saúde mental. O projeto já ganhou vários prêmios, como o Nacional de Cultura e Saúde de 2010 – parceria entre os ministérios da Cultura e da Saúde –, e o “Loucos pela diversidade” – da Fiocruz. A confecção das alegorias e fantasias é realizada pelos pacientes das oficinas, no Núcleo de Atenção Diária do Pinel. A estampa das camisas do Tá Pirando, Pirado, Pirou! é assinada pelo ilustrador oficial do bloco, o paciente Samy das Chagas.

Local: Av. Pasteur – Urca
Data: 23/02 – sábado
Horário: a partir das 15h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Urca vai pirar no sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui