Publicidade

Este vídeo que o prefeito Cesar Maia colocou hoje em seu ex-blog mostrando a construção da Linha Amarela faz a gente tentar se lembrar como era antes dela, especialmente os cariocas que tem de utilizá-la. Eu não consigo me lembrar como era a Abelardo Bueno sem a duplicação, e olha que isso tem uns 2 anos apenas, quiçá a Linha Amarela.

Não me lembro de como era sair de Jacarepaguá para o Tom Jobim, simplesmente não sei como se faz para chegar se não tiver de usar a Linha Amarela. E como ficariam shoppings como Nova América, Norte Shopping ou o Barra Shopping? E a expansão imobiliária da área do autódromo ou mesmo do Recreio? Não creio que existiria, nem os novos empreendimentos ali na Avenida Suburbana.

Veja o que Maia fala sobre estes 12 anos de Linha Amarela (no final do vídeo também há um trecho dele comentando sobre a via):

Um vídeo de 1995, sobre a situação das obras. Para quem não se lembra dos investimentos em recursos, em engenharia e em talento. Muitos diziam que era loucura, que era muito cara. A prefeitura do Rio, nesta obra, introduziu no Brasil, pela primeira vez, uma licitação sob regime de licitação. As concessões anteriores foram de rodovias prontas e há muitos anos. E mais: a concessão incluía um aporte de capital da prefeitura relativo a um terço do valor da obra, considerado pelos ortodoxos um absurdo, uma doação. O uso de custo potencial do perito nas desapropriações -800 apartamentos e casas- e 3.500 casinhas em favelas- foi considerado outro absurdo, caro, e coisas mais. Como seria hoje o Rio sem a Linha Amarela? Pararia! Em 10 anos se comentará da mesma maneira as obras que estão sendo feitas nestes últimos oito anos.

Publicidade

4 comentários

  • André disse:

    Conheço um engenheiro que hoje está aposentado, ele me falou que na época em que a Linha Amarela estava sendo construida vieram conhecer a obra engenheiros ingleses, que ficaram impressionados com a mesma, pois para se realizar a mesma obra em Londres demoraria-se no mínimo uns 10 anos, devido a complexidade das coisas envolvidas, licitações, licenças, etc. Como ele mesmo havia me dito, essa é uma obra grandiosa que vai marcar a Prefeitura do Rio para sempre, pela sua audacia e magnitude.

  • Claudio disse:

    Eu consigo lembrar de tudo.
    Primeiro porque morei muitos anos no Engenho de Dentro e depois porque as areias em frente à Barraca da PePê na Barra da Tijuca sempre foram a minha segunda casa.
    Era duro cruzar Jacarépaguá via Cascadura.

    Com certeza a área da Aberlado Bueno foi um das que mais cresceu nos últimos anos e que vai continuar a crescer. Foram muitos investimentos também da prefeitura naquela área da região da Barra.
    Já o Engenho de Dentro não ganhou praticamente nada com a linha Amarela, a não ser o acesso mais rápido para a Barra, mas pagando pedágio. O Engenhão ainda não compensou o esvaziamento do local gerado pelas obras do estádio. Pior para o Bairro da Abolição que foi teve a sua rua principal cortada pela Linha Amarela ao nível do chão. O limite do Bairro da Abolição com Engenho de Dentro foi o que mais sofreu, pois acabaram desviando 12 linhas de ônibus que passavam pelo local e matou boa parte do comércio que fazia fronteira com o Engenho de Dentro. Vamos aguardar se a área se renova agora, principalmente com a quebra do gabarito de construção do bairro, que permaneceu congelado durante muito tempo.
    O Condomínio Arena Park já é um bom sinal, mas o ideal seria mais investimentos naquela área. Terreno é que não falta.

    Eu gostaria de ter uma Linha Amarela como a Linha Vermelha – sem pedágio.

  • Eduardo disse:

    Eu lembro que uma vez eu, na época que era área de lazer, andando de bicicleta descendo uma das rampas da Linha Amarela, por reflexo abaixei a cabeça quando uma linha de pipa passou por mim… por pouco não pega em mim =/

    Pô, ia pra lá andar de bicicleta, patins… fez parte da minha infância…

    É, tô ficando velho =/

  • Diario do Rio disse:

    Eduardo,
    eu tbm, qdo saia do colégio! A gente achava divertido andar ali, meio que escondido… aquela imensidão de estrada e nenhum carro passando.

Deixe o seu comentário

Adicione o seu comentário e participe da discussão