Vereador quer criar circuito de blocos no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Monobloco - Foto Fernando Maia Riotur (1)
Monobloco Foto Fernando Maia Riotur 1 Vereador quer criar circuito de blocos no Rio de Janeiro
Monobloco – Foto Fernando Maia Riotur

O Diário do Rio é um entusiasta dos blocos do carnaval de rua do Rio de Janeiro, mas é um fato que nestes 10 últimos anos cresceram demasiadamente. Algumas regiões da cidade simplesmente não suportam os blocos gigantescos que passam por eles, o que levou, por exemplo, a Prefeitura do Rio namorar a ideia de criar um circuito de blocos da Barra e que eles passem a acontecer no Parque Olímpico.

Pois o vereador Carlo Caiado (DEM) quer ir mais longe, ele apresentou o Projeto de Lei n° 292/2017, que cria o circuito de blocos de carnaval no Município do Rio de Janeiro. Entre as diretrizes, a proposta determina a criação de áreas específicas para a realização de eventos do carnaval. Os blocos com até 5 mil foliões e sem patrocínio comercial podem acontecer em ruas da cidade, desde que previamente autorizados; já aqueles com expectativa de público acima de 5 mil foliões deverão ser realizados em áreas previamente definidas pelo Poder Executivo.

A proposição prevê também a implantação de infraestrutura adequada para atender aos foliões e a livre circulação do público, permitindo o uso de vestuário diverso que identifique o grupo, sem que se constitua em elemento condicionante à participação. Os blocos e assemelhados deverão se cadastrar nos órgãos públicos competentes para a inserção na programação carnavalesca, além de apresentarem roteiro do percurso para que os órgãos municipais, quando necessário, providenciem apoio logístico.

De acordo com o vereador Carlo Caiado, a presente proposta visa disciplinar uma manifestação popular já enraizada na cultura da cidade, do carioca e dos turistas. “Com o crescimento do carnaval de rua, temos observado, nos últimos anos, salvo melhor juízo, uma desordem crescente. Ela é prejudicial aos foliões e aos moradores onde os blocos desfilam, sobretudo nos casos com grande aglomeração de pessoas. Muitas vezes, o local não tem infraestrutura compatível para a realização do evento”, explica o parlamentar.

Advertisement

Gosto muito da proposta, mas creio que precisa de um adendo. Blocos mais tradicionais, que fazem seu desfile há décadas no mesmo local, não deveriam entrar nos circuitos. Como é o caso do Simpatia, Banda de Ipanema e outros. Mas, de resto, um circuito pode até ser melhor para que os blocos consigam patrocinadores e a profissionalização dos blocos maiores. E a alegria raiz continuará nos blocos pequenos, sem prejuízo para ninguém.

E o que você acha?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereador quer criar circuito de blocos no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui