Vereador quer tombar o Cine Odeon

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Cinema Odeon por arianemittidieri

Creio ser importante preservar o patrimônio arquitetônico carioca e que nunca mais se repita o absurdo da derrubada do Palácio Monroe. Mas por outro lado não creio que seja obrigado a manter a mesma função do imóvel como faz alguns projetos de lei e leis aprovadas na cidade, comércio não é histórico, ele tem um fim capitalista para o proprietário, para o consumidor e deve ser assim para o Estado.

Então, este para mim é o problema do Projeto de Lei n° 1.051/2014 de autoria do vereador Renato Cinco (PSol), que tomba, por interesse histórico e cultural, o imóvel e a função do Cinema Odeon.

O tombamento impedirá a demolição, mudança de função ou qualquer descaracterização arquitetônica ou estética do imóvel. Mas impedir a mudança de função? De acordo com o vereador o tombamento “é a garantia de sobrevivência de um aparelho cultural que dá nome à região (Cinelândia).”

Advertisement

Bem, em Salvador tem o Pelourinho que, felizmente, não tem mais sua antiga utilidade. Será que deveria voltar a ter para o vereador?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereador quer tombar o Cine Odeon
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui