Vistoria Anual de Carros no Rio de Janeiro, precisa? | Diário do Rio

Vistoria Anual de Carros no Rio de Janeiro, precisa?

36

Vistoria Detran Esta semana cumpri uma das minhas promessas de fim de ano, parar de postergar, e fui no DETRAN fazer a vistoria anual do meu carro. Provavelmente esta é uma das atividades mais chatas que o Estado nos obriga a fazer, mas lá fui eu…

 

Ainda me lembro da primeira vez que tive de fazer a vistoria, dava até medo, os camaradas chegavam, viam a qualidade dos pneus, chassi, emissão de gases. Não era exatamente uma maravilha, afinal, era tanta coisa para se ver que ficar com pendências e tendo que voltar depois, era freqüente.

 

Em compensação, acreditávamos (pelo menos eu, na minha inocência, pensava assim), que dessa forma era evitado que houvesse carros na rua sem condições de trafegar. Mas claro que isso não mostrou ser verdade, já vi carro em via de alta velocidade perdendo o capô e só não ocorrendo um acidente devido a sorte.

Pois, como falei, essa semana fiz a vistoria, e foi incrível a velocidade, mais ou menos: liga a lanterna, farol alto, setas, buzina, extintor, macaco, triângulo, luz de freio e de ré. Ok, seu carro pode trafegar…

 

Aproveitando o período de BBB, pergunto, “Como Assim?”. Meu carro tá direitinho, mas ele poderia estar poluindo, tendo outro problema qualquer além do bom funcionamento das luzes… será que é necessário manter aqueles equipamentos gigantescos que o DETRAN tem espalhado pela cidade, só para isso???

 

Não digo a perda de tempo que é. Mas imagine o gasto diário que são os locais de vistoria, tem o espaço, o salário dos funcionários, limpeza, deve ser uma baba!!! Mas poderia ser usado em outras áreas, não em uma vistoria que vem se mostrando inútil.

 

E você, o que acha?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

Comente