Vistoria anual do DETRAN no Rio de Janeiro pode acabar | Diário do Rio

Vistoria anual do DETRAN no Rio de Janeiro pode acabar

42
LinkedInWhatsApp

vistoriadetran Em janeiro após fazer a vistoria do DETRAN fiz um post perguntando se ainda havia realmente necessidade de cumprir aquela “obrigação” como cidadão. Afinal praticamente nada é vistoriado, diferente de alguns anos atrás.

 

O Rio de Janeiro era o único estado da federação a fazer as vistorias, como se não bastasse ter um dos IPVAs mais caros. Felizmente um Projeto de Lei da ALERJ, de autoria do Deputado João Pedro (Democratas) pode acabar com essa inutilidade anual.

 

O projeto de No. 1190/2007, já pasosu pelas comissões e voltará a pauta da ALERJ para 2a discussão. O projeto prevê que o licenciamento seria feito pela Internet, economizando milhões de reais mensais.

 

O Diário do Rio defende a proposta.

 

Fonte: Perspectiva Política

Quintino Gomes
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
Quintino Gomes

Latest posts by Quintino Gomes (see all)

LinkedInWhatsApp

42 Comentários

  1. Vamos lá ,
    O Rio de Janeiro é o único estado a cumprir lei federal que diz respeito a manutenção dos carros. O Rio é o único Estado a estar certo. Se esta lei for votada, será considerada invalida pois estará indo contra uma lei federal. E pelo que me lembre, todos os Estados terão que se adequar a esta lei até 2015.
    Abraços
    Marcelo

    • Por que será que os outros estados não fazem vistoria anual e, somente o rio se dispõe a isso.
      Realmente há uma lei federal que regulamenta tal atividade, porém as custas e o enriquecimento ilícito do estado em função desta atividade são absurdos e sem nenhuma utilidade para a população.
      Morei no estado do maranhão e lá não tem vistoria anual, também não vi carro velho circulando, por que se for pego terá de acertar toda documentação e multas pendentes, muitas vezes impagaveis a melhor opção para o proprietário é comprar um carro mais novo e aproveitar a segurança e o conforto do mesmo com um custo de circulação bem mais baixo do que os quatro por cento pagos no rio.
      Aqui pagamos horrores de IPVA, seguro DPVAT que é um O para receber, vistoria que eu, pelo menos se não pagar uma água pro agente, meu carro não é liberado, além de ser multado até pelo vizinho caso estacione o carro em sua calçada. A indústria da multa no rio e a terceira maior fonte de arrecadação do estado com denúncias irrefutáveis da mídia e mesmo com tudo isso é normal vermos carros sem nenhuma condição de trafego passando por nós até em estradas federais.
      Por tudo isso, desejo sim a regulamentação, organização e combate efetivo aos maus motoristas, irresponsaveis que só veem que precisa mecher no carro por que tem vistoria e não por que vai pegar uma estrada com mulher e filhos. Sejamos favoraveis ao que temos de valor na nossa vida.

  2. A vistoria anual pode até terminar mas como estamos no Brasil, os politicos arranjam um jeito de arrancar impostos do pobre contribuinte. Não apenas o DETRAN RJ mas todas as instituiçoes ligadas ao governo são cabides de emprego para manterem os politicos sempre no poder, em todas as esferas.

  3. Apesar de achar que me toma muito tempo e dá muito trabalho não tenho como ser contra a vistoría anual, pois é justamente o que garante que ao menos 1 vez por ano que o dono realmente se interessa em saber se o carro esta, de fato, funcionando. É quando chega a vistoría que ele vai se preocupar com luz de freio, setas, limpadores, estepe… Se acabar com isso, a multiplicação de carroças pelas ruas será devastadora para a segurança pública. 40% da frota do RJ não paga IPVA, logo, não faz vistoría, imagina se 100% não fosse vistoriado ? Já dirijiu atrás de um carro que tem a luz de freio queimada ? é batida na traseira do cara quase que certa, por mais atenção que você tenha, e você será o culpado, já que bateu atrás, mesmo o dono do carro da frente estando com as lâmpadas queimadas, pois vai alegar ao policial ou justiça que a luz queimou na batida… É a esperteza do brasileiro, faz tudo errado mas a culpa é do próximo, não dele, tudpo por causa de 5 reais uma lâmpada. O governo tem que tomar conta do brasileiro igual criança pequena, se não ficar de olho 24hr do dia, ele faz tudo errado e nunca diz que estava errado, que não sabia qu enão podia.

  4. A vistoria foi criada para arrecadar e para dar menos trabalho a quem não quer trabalhar, a fiscalização. Por outro lado, o estado dos carros é importante. Sou a favor do fim da vistoria mas que haja mais fiscalização e punição. Que o IPVA seja pago parceladamente e no cartãod e crédito. Que cada parcela tenha uma licença provisória, que dure 30 dias (o tempo de pagamento de uma parcela para outra).

  5. Tem que para com essa porra de vistoria msm, essa porra ñ adianta em nada nem para o bem e nem para o mal, a simm para aqueles kra engravatado arrumar dinheiro so isso….

  6. Olá amigos! será que alguem pode me ajudar?
    Um amigo mefalou que com uma nova lei entrou em vivor arrespeito de vistorias anuais , ele falou que o veiculo com o ipvaatual pago poderia rodar normalmente nas rus sem correr o risco de ser rebocado.
    A minha duvida é a seguinte , tem mesmo essa lei em vivor e que ja esta valendo?

  7. Fabrizio Cerqueira on

    A Vistoria Anual de Veículos, como é feita hoje no Rio de Janeiro, é mais um serviço que onera a população fluminense e o retorno da mesma é mínimo.
    Mesmo com a vistoria funcionando a mais de 10 anos no Estado, assistimos carros caindo aos pedaços circulando pela cidade.
    A vistoria, tem que ocorrer, nas ruas da cidade, ou vc já viu uma pessoa que está ou cometeu um delito ir na delegacia e se entregar ?
    Se eu sei que meu carro não vai passar na vistoria, não faço e pronto, é como muitos pensam.
    Mas se ocorrer um controle nas ruas da cidade, a mesma será muito mais eficaz.

  8. DEVERIA ACABAR A VISTORIA SIM, POIS ELES DEVERIAM É PROVIDENCIAR O CONSERTO NAS RUAS DO RIO DE JANEIRO,POIS ELAS ESTÃO CADA VEZ PIORES,POIS NEM CARROÇA CONSEGUE TRAFEGAR POR ELAS.

  9. O governo sempre cria um novo imposto, taxa ou tarifa para a população
    pagar. Esta vistoria é uma dessas armadilhas porque é mais dinheiro para o govêrno. Não aceito a argumentação de que o governo criou esta
    vistoria para maior segurança da população pois, êle (o governo) não está nem aí para criar esta segurança consertando as ruas, sinalização
    e outros ítens importantes. Veja as criações do governo para arrecadar: multas absurdas, guardas despreparados, sinais mal colocados
    e radares absurdos e indecentes (voce sai do rebouças a 90 km., e dá de cara com um radar de 40 km quase totalmente escondido), configurando-se assim a famosa e indecente indústria de multas. vis-
    torias e todos os apetrechos aí de cima deveriam acabar.

    • Concordo plenamente em abolir a vistoria ja que essa e um tributo sem fins e meios vemos diariamente nossas ruas esburacadas, bueiros entupidos, e por primeiro a grande falta de educação de nos mesmos, anteriormente pagava-se a taxa IPVA no referido mes (final de placa) os absurdos começaram com arrecadação nos primeiros meses no entanto a vistoria so quando eles quiserem?

  10. Eu sou completamente a favor das vistorias, para que os veículos andem com segurança nas ruas.É um procedimento simples e rápido.

    Documentação específica:

    Cópia do Comprovante de Residência;
    Apresentação do original do último Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ou do Certificado de Registro de Veiculo (CRV);
    Apresentação do Certificado de Segurança Veicular (CSV), para veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV);
    Cópia simples do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga –RNTRC, da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, para veículos registrados na categoria aluguel, com capacidade de carga igual ou superior a meia tonelada, conforme disposto na Resolução 3056 – ANTT, de 16/05/2009.

    Observação:

    Qualquer pessoa poderá conduzir o veículo à vistoria e receber o novo documento.
    Procedimentos :

    – Veículos do Rio e Grande Rio:

    1 – Agendar o serviço no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento: 3460-4040 / 3460-4041.

    2- É preciso vistoriar o veículo.

    http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm

    • Só estes documentos, fala sério, procedimento rápido e simples, você deve estar brincando. Para seu conhecimento fiquei 02:00h (duas horas) para ser atendido num posto de vistoria. Se informe mehor sobre as condições de vistoria no RJ/RJ. Você deve morar numa cidadezinha com 1000 habitantes.

  11. BOM!SE REALMENTE ACABAR COM AS VISTORIA SERÁ BOM PARA MUITOS QUE ANDAM COM OS CARROS INADEQUADAMENTE MAIS PENSE MELHOR QUE TODOS PAGAM IPVAT SEM TER QUE LEVAR A VISTORIA DO QUE NAO PAGAR NADA E CONTINUAR ANDANDO CERTOS CARROS IRREGULAR POR AI O QUE FALTA É A POLICIA VER SE O CARRO HÁ CONDIÇÕES DE ANDAR OU NÃO E PRENDER OS CARROS ATÉ QUE TUDO SEJA REGULARIZADOS.FUI!

  12. carlos roberto boechat on

    Acho que a falta de responsabilidade da nossa gente facilita ações como essa obrigatoriedade de vistoria. A frota do RJ é antiga, mal conservada e sem a devida manutenção. Acho que o serviço prestado pelo DETRAN deve e pode melhorar assim como a fiscalização na rua para retirar as maquinas mortiferas que circulam sem a menor condição ou sem o menor respeito pelo próximo assim como um conjunto de intervenções de responsabilidade do poder publico precisam ser implementadas como conservação das vias, sinalização, campanhas educativas objetivando as futuras gerações etc…

  13. A vistoria anual de veículos criou um comércio clandestino de aluguel de peças, que suprem as necessidades para que seja possível ser aprovado, receber o documento, e retirar todos os itens alugados. Dizer que o estado não tem como acabar com a vistoria, é uma completa mentira, uma vez que seria mais útil e eficiente se essas vistorias fossem feitas nas ruas. Isso teria o mesmo efeito imediato das operações da LEI SECA. Fazer a vistoria uma vez por ano, é tão útil quanto se mandassem que os motoristas assoprassem o bafômetro no posto do DETRAN, e não precisassem ser fiscalizados durante um ano inteiro.
    Alguém apareceria bêbado para teste anual de sobriedade?

  14. A policia militar nao deveria ter o direito de apreender em momento nenhum qualquer veiculo que fosse ou estivesse com documentos atrasados ou vistorias atrasadas.
    .
    policia e para prender bandidos e manter a ordem na cidade, nao e para se aproveitar de certas situaçoes para manter um padrao de vida acima da media.
    .
    se querem acabar com a corrupçao em todos os niveis da sociedade, começem tirando este vicio das policias, quer para o carro para ver se este esta transportando drogas, armamento, vitimas de sequestro, ou outra situaçao que venha a trazer prejuizo a sociedade tudo bem, mais nao para verificar se documentos ou vistorias esta atrasada, e se aproveitar desta situaçao e trocar favores em troca de cafezinho.
    .
    o imposto caro e o que faz inumeros carros nao estarem em dia com sua vistoria, impostos com valores exorbitantes repassados aos usuarios final em cima de combustivel, borracha, lataria, serviços, etc…
    .
    fora imposto, fora poder de policia para apreender carros irregulares, fora corruptos, se o governo quiser troca a frota do brasil inteiro atraves de reduçao de impostos para os veiculos automotores e incentivo a corencia.
    .
    violencia gera violencia, quem quer rir, tem que fazer rir.

  15. INFELIZMENTE O DETRAN NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM A SEGURANÇA DOS MOTORISTAS,O QUE ESTE ÓRGÃO QUER É TOMAR O CARRO DO CIDADÃO E MANDAR PARA O LEILÃO PERDOANDO TODA A DÍVIDA PARA O NOVO COMPRADOR.PORQUE NÃO HÁ UMA ANISTIA DANDO OPORTUNIDADE PARA OS MOTORISTAS REULARIZAREM SUA SITUAÇÃO?NENHUM DOS TRES GOVERNOS TEM MORAL PARA TOMAR UM PATRIMÔNIO DE QUEM QUER QUE SEJA.O ESTADO NÃO NOS DÁ SEGURANÇA,EDUCAÇÃO,SAÚDE E NEM RUAS DECENTES PARA TRAFEGARMOS.A VISTORIA FUNCIONARIA SIM,MAS SÓ SE O GOVERNO TIVESSE MORAL PARA COBRAR DA POPULAÇÃO,FAZENDO A SUA PARTE,DANDO EXEMPLO PARA OS CONTRIBUINTES,MOSTRANDO PARA TODOS QUE VALE A PENA CONTRIBUIR,PAGAR SEU IMPOSTO.FAZER LEI PARA OPRIMIR,ISTO NÃO! MAS FAZER LEI E DAR AO CIDADÃO CONDIÇÕES DE CUMPRIR A LEI É INCENTIVAR ,ISTO SERIA MUITO BOM PARA TODOS NÓS.

  16. NÃO CONCORDO COM A VISTORIA ANUAL, MAS GOSTARIA DE SABER, SE ACABAR COM A VISTORIA ANUAL, SE PURACASO EU COMPRAR UM CARRO COM 10 ANOS DE DOCUMENTO ATRASADO, IREI CONTINUAR PAGANDO SÓ 02 ANOS PARA REGULARIZAR?

    • CELSO;
      obrigado pelo apoio ao projeto que trata do Licenciamento Eletronico e que ACABA com a Vistoria do faz-de-conta. Não tratei dos casos de transferência e documentação.

  17. Boa tarde, gostaria de saber o que esta sendo feito com o IPVA que é arrecadado anualmente. Ele foi criado para a manutençao das vias públicas, para podermos transitar sem ter que aváriar nossos veículos, mas o que vejo em todo o Estado do Rio de Janeiro é o total abandono das rodovias, se tornando um perigo para os motoristas. Eu não consigo nem citar algumas ruas, pois o abandono é total. Todos os proprietários de veículos, deveriam abrir processos contra a Prefeitura do Rio de Janeiro pedindo indenização por todas as avarías causadas por esse transtorno que são os buracos. Outra sugestão seria pagarmos o IPVA em juízo, para que os governantes tomássem vergonha na cara e apoiassem o asfalto liso.

  18. Semana passada fiquei estarrecido. Meu sobrinho de 22 anos foi parado na linha vermelha às 00:50, para teste de bafômetro. Como ele não havia bebido e estava tudo bem. Viram que o carro, apesar do IPVA desse ano já pago, deveria ter feito vistoria até dezembro de 2009.
    Acontece que o rapaz trabalha de segunda a sábado, e faz universidade à noite, e acabou perdendo o prazo. Apesar de inúmeras súplicas por ser um carro 2008/09, e com 5.000 kilômetros, eles rebocaram o carro e o deixaram, tal como os assaltantes o fazem, a pé na linha vermelha, num lugar perigosissímo e sem opção alguma de transporte.
    Para mim foi o exemplo de um ato de extremo exagero, bizarro, colocando a vida de um rapaz corretíssimo em perigo. Tem de haver alguma razoabilidade nesses atos. Isso é de uma tirania sem precedentes. Todos sabemos como é dificil tanto marcar como perder um precioso tempo para vistoriar um carro novo. Porque não começam a vistoriar os carros c/+ de 4 anos, e fazendo-o de 2 em 2 anos? Foi um dos atos mais repugnantes, vindo do govêrno, que já presenciei nessa minha longa vida. Eu deploro os governates do estado do rio.

  19. procuro pagar meu ipva em dia faço a vistoria anual não quero poblema
    com policias de transito nas ruas mais eu quero saber do governo quem
    paga meu pneu rasgado quando caio em um buraco quem paga meu amortecedor meu balanceamento de direção entre outras ;temque acabar sim com essa merda de vistoria e criar vistoria para as estradas mal conservadas e mal sinalizadas radares de 40km dentro de comunidades violentas alguem temque fazer alguma coisa vc que e tão a favor de vistoria deve levar alguma vantagem abraços

  20. NÃO SÓ CONCORDO COM O TÉRMINO DA VISTORIA COMO TAMBÉM A EXTINSÃO DO DETRAN, UM ORGÃO FALIDO E CORRUPTO, QUE PRESTA UM PÉSSIMO SERVIÇO A SOCIEDADE. O DETRAN DE HOJE E IGUAL AO DE ONTEM, NÃO MUDOU NADA COLOCANDO ESSES UNIVERSITÁRIOS QUE TAMBÉM SE CORROMPERAM.

    É I S S O A Í D E P U T A D O J O Ã O P E D R O, E S T O U C O N T I G O ………. ACABAR PARA MORALIZAR ESSE CABIDE DE EMPREGO.

  21. Airton Senna Brasil on

    Para mim esta tudo errado, com IPVA anual ou não o Brasil continuara um Lixo, uma Imundice, para começar com a Politica Corrupta, depois vem a Policia que se confundi com bandido e depois o Detran que tem varios escandalos vergonhosos, baSta procurar no google!

    Lorota esse papozinho de IPVA, o Brasil é um Pais corrupto em todas as suas hierarquias, o Brasil é a casa da mãe Joana, eu perdi as esperanças nesse Pais Imundo e Hipocrita, detran, Vistoria, Arrrecadação de impostos, tudo farinha do mesmo saco, não tem geito, só não encherga quem não quer.

    E tem mais, pagamos impostos para o detran (IPVA) e temos um pais com um asfalto podre, que parece um rally Dacar, e ainda privatizam colocando pedágios, kkkkkkkkkkkkkkkkk

    VIVA O BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!! ORDEM E PROGRESSO KKKKKKKKKKKKKKKKKKK…..

  22. tem um monte de peixe grande falando bobeira , ai não sabe o tralho que dá e o trastorno para o proprietario. porisso falam besteira, que não e verdade, tem pessoa que vai anda de qual quer maneira , seu bobão quem tenque tira as caroça da rua é eles é o detran, quem tem carrosa não leva ao detran pra fazer vistoria seu bobão. mas ,se todo estadado não tem vistoria anual e funciona porque no rio de janeiro não vai funciona ? só vc pra ter uma minhoca dessa na cadeça . rsrsrsrsrs é o mesmo que dizer tira as policia da rua que não esta a diantando nada , tira pra vc ver o que vai a conteser , sou a favor sim o rio é o mas prejudicado . nos outro estado , do brasil. eles nãofazem o que que só aqui , queriam levar o dinheiro do petrolho ,em são paulo se vc passa 20 minuto ou mas na fila vc pode coloca na justiça . no rio vc passa uma hora e ninguem pode fala nada aqui como eu disse ele faz de tudo que eles querem . só não melhora as estrada , os esgoto o lixo a segurança a escola . a saude i vc ta porfora . vistoria anual fora da qui , quem tem o seu é que cuide do que é seu porcaria ……………………..

  23. A vistoria anual é de uma falta de propósito a toda prova. Antigamente, se pagava a TRU Taxa Rodoviária Única e as estradas eram super bem cuidadas pelo DNER, Os carros andavam sempre em boas condições, pois, a vistoria era feita por policiais treinados dentro das vias públicas. Eles paravam o carro e vistoriavam todos os ítens do automóvel. Se algum ítem estivesse fora no carro ele era notificado a reparar o problema. Hoje em dia você marca vistoria, aluga pneus, pega emprestado extintor de incêndio, Aplica uma demâo de tinta spray onde tem ferrugem e vai todo alegre enganar os bobos do detran. Isso não é uma perda de tempo. Se o governo fosse menos ganancioso e tivesse o carro um preço justo, não teríamos tantas latas velhas rodando por aí e pior, com a vistoria anual feita, não sei como, passando por blitzens rotineiras sem serem molestados. O Brasil precisa mudar ou seremos sempre um paiseco de terceiro mundo.

  24. Já passou da Hora de acabar com essa fraude e essa máquina de ganhar dinheiro que é a vistoria anual. Quem ganha com tudo isso é só o Governo e o Detran! Nós motoristas e pedestres estamos sempre sendo garfados por esse órgão corrupto que a cada ano iventa novas leis para se favorecer a nossas custas! É placa luminosa, Cadeirinha, Isso, aquilo, etc, etc…
    Até quando vamos permitir?
    Vamos agir, Vamos protestar!
    Nós somos a força e a resistência contra o sistema e a corrupção!!!

  25. amigos a vistoria anula de veiculos causa um prejuizo bilionario a empregados e patroes que tem que perder 2,3 dias pa realizar o feito, como se não bastasse la postos de vistoria todos os ciadadoes são tratados como bandidos todos tem que proivar sua inocesncia de ladrão, e e um constrangimento verificam n de chassis, n de motor, e etc afinal todos são ladroes ate que se prove o contrario, sem falar nos alugueis de areas, funcuionarios uma vergonheira, e sabe quem paga por tudo issso o contribuinte, para que alguens poucos se beneficiem , E NÃO PODEMOS DEIXAR DE COMENTAR DECISOES JUDICIAIS QUE ATESTARAM A INCONSTITUCIONALIDADE DA VISTORIA PELO RJ. DENOS LUTAR E ATE CRIAR MECANISMOS DE PROCESSOS CONTRA O ESTADO, JA QUE O MESMOESTA DECUNPRINDO A LEI AO COBRAR A VISTORIA,PAGAR A GENTE PAGA MAS NÃOESTA LEGAL TEM QUE PASSAR PELO CONTRANGIMENTO E PREJUIZO DE DIAS P OBETER O LICENCIAMENTO.IMAGINE OS SRS O PREJUIZP DO ESTADO COM TODOS ESSES PREJUIZOS AGREGADOS, E P QUE, TEMOS QUE SER RESPEITADOS COMO CIDADÃO E PAGAMOS O MAIOR IMPOSTO DO MUNDO P ISSO, ESTAMOS SENDO CAÇÃDOS COMO BANDIDOS NAS RUAS COM DIREITO A FUZILAMENTO CONFORME VARIOS NOTICIARIOS NOS JORNAIS E TV, AONDE ISSO VAI PARAR.

  26. Caraca, meu! Fico estarrecido ao ler a maioria dos comentários, quase todos escritos por analfabeto funcionais, esse povo todo que fezeram comentários, será que tem carro? Como pode escrever tao errado! Turma, vamos dar mais uma estudada!

    Em fim, este é outro caso crítico, mas nao dempende de governo, e sim de vergonha de cada um.

    Uma vistoria veicular é necessário, porem verificamos ao rodar pela cidade, a todo instante cruzamos com veículos que parece que saiu de um ferro velho para desafiar a Av. Brasil. Diarimente e em qualquer horário.

    Então, cadê a eficácia das vistorias tao caras que nós pagamos todos os anos? Será que existem duas categorias de cidadaos no Rio de Janeiro com tratamentos diferenciados? Será que é uma reserva criada para serem parados nas barreiras, e por um passe de mágica, conseguem a liberação? Será que funciona no DETRAN a mesma cultura de liberar fuga de bandido das prisoes? Será que o detran comunga a mesma cartilha das forças militares que sempre mantiveram a bandigagem nos morros, esperando as forças federais?

    Em fim, se assim for, a vistoria paga deve acabar e criar um outro sistema de forma que cada um leve uma nota fiscal de vistoria de seu mecanico de confiança cadastrado nos DETRANS, para homologar seu documento anual de IPVA.´´E simples assim.

    Tem muitos interesses neste caso DETRAN. Nao vai acabar nunca. É um pé de DINHEIRO. Antigamente pagava_se para ter boas estradas, hoje, nao sabemos mais!

  27. Fabio Rock ´nRoll on

    Eu acho que deve acabara vistoria sim e o pessoal dos postos do detran irem pras ruas e fazerem a fiscalização na rua, ta errado carro apreendido, vai funcionar sim

  28. Juniormatostransportes on

    Eu acho que ja tem gente de mais vistoriando nossos veiculos, é guarda municipal , policia cinil – militar – e outros orgãos de autoridades, o governo poderia economizar milhões, e deixar por conta das policias civis e militares para realizarem as vistorias na rua mais sem blitz pois o transito do Rio vive um CAOS,,,,,
    Mas isso é verdade ou só mais um boato……

  29. Duvido muito que isto vá acontecer, pois o estado ro rio de janeiro é da federação o mais faminto por dinheiro e o que mais explora seu povo.

  30. Enquanto tiver o dinheiro isto nunca acontece pois temos que dar a resposta nas urnas nunca mais votar nesses, porque nada faz para os pobres , pois o nosso governador até as fraldas dos velhos êle usa para não mandar para os pobres velhos que estão doentes e assalariado .

  31. quem criou essa vistoria foi o pessoal do PSDB, e referendado pelos muitos Deputados que ai estão mamando nas tetas desta criação, a eleição esta nas portas, temos que renovar 80% dos deputados.

  32. e isso ai não a quentamos mais, só pagar e nada receber e injusto pagar 101,00 r§ e mais 25,00 de emissão do certificado de licenciamento anual
    , só no Rio que cobra este absurdo criado pelo PSDB os 80% que estão na ALERJ vamos publicar os nomes deles. para que o povo sabe quem são eles.

Leave A Reply