Publicidade

vistoriadetran Em janeiro após fazer a vistoria do DETRAN fiz um post perguntando se ainda havia realmente necessidade de cumprir aquela “obrigação” como cidadão. Afinal praticamente nada é vistoriado, diferente de alguns anos atrás.

 

O Rio de Janeiro era o único estado da federação a fazer as vistorias, como se não bastasse ter um dos IPVAs mais caros. Felizmente um Projeto de Lei da ALERJ, de autoria do Deputado João Pedro (Democratas) pode acabar com essa inutilidade anual.

 

O projeto de No. 1190/2007, já pasosu pelas comissões e voltará a pauta da ALERJ para 2a discussão. O projeto prevê que o licenciamento seria feito pela Internet, economizando milhões de reais mensais.

 

O Diário do Rio defende a proposta.

 

Fonte: Perspectiva Política

Posts Relacionados:

  1. Sendas vai acabar e se tornar Extra
  2. Derrubada Vistorial Anual do DETRAN
  3. Para que acabar com o Cine Íris?
  4. Quadro Eleitoral no Rio de Janeiro pode mudar
  5. Rio de Janeiro pode se tornar patrimônio da humanidade

Publicidade

37 comentários

  • Joselito disse:

    Vamos lá ,
    O Rio de Janeiro é o único estado a cumprir lei federal que diz respeito a manutenção dos carros. O Rio é o único Estado a estar certo. Se esta lei for votada, será considerada invalida pois estará indo contra uma lei federal. E pelo que me lembre, todos os Estados terão que se adequar a esta lei até 2015.
    Abraços
    Marcelo

    [Reply]

  • Eduardo Casares disse:

    Ao invez de acabar com as vistorias,deveriam é aumentar os itens vistoriados, isso sim…

    [Reply]

  • nelio disse:

    A vistoria anual pode até terminar mas como estamos no Brasil, os politicos arranjam um jeito de arrancar impostos do pobre contribuinte. Não apenas o DETRAN RJ mas todas as instituiçoes ligadas ao governo são cabides de emprego para manterem os politicos sempre no poder, em todas as esferas.

    [Reply]

  • Arthurius Maximus disse:

    Pois é. Com a vistoria já há um enorme número de carroças caindo aos pedaços por aí. Imagine pema Internet como será. O que falta é fiscalização e vergonha na cara.

    [Reply]

  • Rodrigo disse:

    Apesar de achar que me toma muito tempo e dá muito trabalho não tenho como ser contra a vistoría anual, pois é justamente o que garante que ao menos 1 vez por ano que o dono realmente se interessa em saber se o carro esta, de fato, funcionando. É quando chega a vistoría que ele vai se preocupar com luz de freio, setas, limpadores, estepe… Se acabar com isso, a multiplicação de carroças pelas ruas será devastadora para a segurança pública. 40% da frota do RJ não paga IPVA, logo, não faz vistoría, imagina se 100% não fosse vistoriado ? Já dirijiu atrás de um carro que tem a luz de freio queimada ? é batida na traseira do cara quase que certa, por mais atenção que você tenha, e você será o culpado, já que bateu atrás, mesmo o dono do carro da frente estando com as lâmpadas queimadas, pois vai alegar ao policial ou justiça que a luz queimou na batida… É a esperteza do brasileiro, faz tudo errado mas a culpa é do próximo, não dele, tudpo por causa de 5 reais uma lâmpada. O governo tem que tomar conta do brasileiro igual criança pequena, se não ficar de olho 24hr do dia, ele faz tudo errado e nunca diz que estava errado, que não sabia qu enão podia.

    [Reply]

  • Marcos disse:

    A vistoria foi criada para arrecadar e para dar menos trabalho a quem não quer trabalhar, a fiscalização. Por outro lado, o estado dos carros é importante. Sou a favor do fim da vistoria mas que haja mais fiscalização e punição. Que o IPVA seja pago parceladamente e no cartãod e crédito. Que cada parcela tenha uma licença provisória, que dure 30 dias (o tempo de pagamento de uma parcela para outra).

    [Reply]

  • lm bolado disse:

    Tem que para com essa porra de vistoria msm, essa porra ñ adianta em nada nem para o bem e nem para o mal, a simm para aqueles kra engravatado arrumar dinheiro so isso….

    [Reply]

  • carlos disse:

    Olá amigos! será que alguem pode me ajudar?
    Um amigo mefalou que com uma nova lei entrou em vivor arrespeito de vistorias anuais , ele falou que o veiculo com o ipvaatual pago poderia rodar normalmente nas rus sem correr o risco de ser rebocado.
    A minha duvida é a seguinte , tem mesmo essa lei em vivor e que ja esta valendo?

    [Reply]

  • Fabrizio Cerqueira disse:

    A Vistoria Anual de Veículos, como é feita hoje no Rio de Janeiro, é mais um serviço que onera a população fluminense e o retorno da mesma é mínimo.
    Mesmo com a vistoria funcionando a mais de 10 anos no Estado, assistimos carros caindo aos pedaços circulando pela cidade.
    A vistoria, tem que ocorrer, nas ruas da cidade, ou vc já viu uma pessoa que está ou cometeu um delito ir na delegacia e se entregar ?
    Se eu sei que meu carro não vai passar na vistoria, não faço e pronto, é como muitos pensam.
    Mas se ocorrer um controle nas ruas da cidade, a mesma será muito mais eficaz.

    [Reply]

  • jeronymo disse:

    DEVERIA ACABAR A VISTORIA SIM, POIS ELES DEVERIAM É PROVIDENCIAR O CONSERTO NAS RUAS DO RIO DE JANEIRO,POIS ELAS ESTÃO CADA VEZ PIORES,POIS NEM CARROÇA CONSEGUE TRAFEGAR POR ELAS.

    [Reply]

  • Mauricio disse:

    O governo sempre cria um novo imposto, taxa ou tarifa para a população
    pagar. Esta vistoria é uma dessas armadilhas porque é mais dinheiro para o govêrno. Não aceito a argumentação de que o governo criou esta
    vistoria para maior segurança da população pois, êle (o governo) não está nem aí para criar esta segurança consertando as ruas, sinalização
    e outros ítens importantes. Veja as criações do governo para arrecadar: multas absurdas, guardas despreparados, sinais mal colocados
    e radares absurdos e indecentes (voce sai do rebouças a 90 km., e dá de cara com um radar de 40 km quase totalmente escondido), configurando-se assim a famosa e indecente indústria de multas. vis-
    torias e todos os apetrechos aí de cima deveriam acabar.

    [Reply]

    Valter Reply:

    Concordo plenamente em abolir a vistoria ja que essa e um tributo sem fins e meios vemos diariamente nossas ruas esburacadas, bueiros entupidos, e por primeiro a grande falta de educação de nos mesmos, anteriormente pagava-se a taxa IPVA no referido mes (final de placa) os absurdos começaram com arrecadação nos primeiros meses no entanto a vistoria so quando eles quiserem?

    [Reply]

  • Alexandre disse:

    Eu sou completamente a favor das vistorias, para que os veículos andem com segurança nas ruas.É um procedimento simples e rápido.

    Documentação específica:

    Cópia do Comprovante de Residência;
    Apresentação do original do último Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ou do Certificado de Registro de Veiculo (CRV);
    Apresentação do Certificado de Segurança Veicular (CSV), para veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV);
    Cópia simples do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga –RNTRC, da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, para veículos registrados na categoria aluguel, com capacidade de carga igual ou superior a meia tonelada, conforme disposto na Resolução 3056 – ANTT, de 16/05/2009.

    Observação:

    Qualquer pessoa poderá conduzir o veículo à vistoria e receber o novo documento.
    Procedimentos :

    - Veículos do Rio e Grande Rio:

    1 – Agendar o serviço no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento: 3460-4040 / 3460-4041.

    2- É preciso vistoriar o veículo.

    http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm

    [Reply]

  • ALEX disse:

    BOM!SE REALMENTE ACABAR COM AS VISTORIA SERÁ BOM PARA MUITOS QUE ANDAM COM OS CARROS INADEQUADAMENTE MAIS PENSE MELHOR QUE TODOS PAGAM IPVAT SEM TER QUE LEVAR A VISTORIA DO QUE NAO PAGAR NADA E CONTINUAR ANDANDO CERTOS CARROS IRREGULAR POR AI O QUE FALTA É A POLICIA VER SE O CARRO HÁ CONDIÇÕES DE ANDAR OU NÃO E PRENDER OS CARROS ATÉ QUE TUDO SEJA REGULARIZADOS.FUI!

    [Reply]

  • carlos roberto boechat disse:

    Acho que a falta de responsabilidade da nossa gente facilita ações como essa obrigatoriedade de vistoria. A frota do RJ é antiga, mal conservada e sem a devida manutenção. Acho que o serviço prestado pelo DETRAN deve e pode melhorar assim como a fiscalização na rua para retirar as maquinas mortiferas que circulam sem a menor condição ou sem o menor respeito pelo próximo assim como um conjunto de intervenções de responsabilidade do poder publico precisam ser implementadas como conservação das vias, sinalização, campanhas educativas objetivando as futuras gerações etc…

    [Reply]

  • Carlos Mendes disse:

    A vistoria anual de veículos criou um comércio clandestino de aluguel de peças, que suprem as necessidades para que seja possível ser aprovado, receber o documento, e retirar todos os itens alugados. Dizer que o estado não tem como acabar com a vistoria, é uma completa mentira, uma vez que seria mais útil e eficiente se essas vistorias fossem feitas nas ruas. Isso teria o mesmo efeito imediato das operações da LEI SECA. Fazer a vistoria uma vez por ano, é tão útil quanto se mandassem que os motoristas assoprassem o bafômetro no posto do DETRAN, e não precisassem ser fiscalizados durante um ano inteiro.
    Alguém apareceria bêbado para teste anual de sobriedade?

    [Reply]

  • wandergrafrj disse:

    A policia militar nao deveria ter o direito de apreender em momento nenhum qualquer veiculo que fosse ou estivesse com documentos atrasados ou vistorias atrasadas.
    .
    policia e para prender bandidos e manter a ordem na cidade, nao e para se aproveitar de certas situaçoes para manter um padrao de vida acima da media.
    .
    se querem acabar com a corrupçao em todos os niveis da sociedade, começem tirando este vicio das policias, quer para o carro para ver se este esta transportando drogas, armamento, vitimas de sequestro, ou outra situaçao que venha a trazer prejuizo a sociedade tudo bem, mais nao para verificar se documentos ou vistorias esta atrasada, e se aproveitar desta situaçao e trocar favores em troca de cafezinho.
    .
    o imposto caro e o que faz inumeros carros nao estarem em dia com sua vistoria, impostos com valores exorbitantes repassados aos usuarios final em cima de combustivel, borracha, lataria, serviços, etc…
    .
    fora imposto, fora poder de policia para apreender carros irregulares, fora corruptos, se o governo quiser troca a frota do brasil inteiro atraves de reduçao de impostos para os veiculos automotores e incentivo a corencia.
    .
    violencia gera violencia, quem quer rir, tem que fazer rir.

    [Reply]

  • eduardo disse:

    INFELIZMENTE O DETRAN NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM A SEGURANÇA DOS MOTORISTAS,O QUE ESTE ÓRGÃO QUER É TOMAR O CARRO DO CIDADÃO E MANDAR PARA O LEILÃO PERDOANDO TODA A DÍVIDA PARA O NOVO COMPRADOR.PORQUE NÃO HÁ UMA ANISTIA DANDO OPORTUNIDADE PARA OS MOTORISTAS REULARIZAREM SUA SITUAÇÃO?NENHUM DOS TRES GOVERNOS TEM MORAL PARA TOMAR UM PATRIMÔNIO DE QUEM QUER QUE SEJA.O ESTADO NÃO NOS DÁ SEGURANÇA,EDUCAÇÃO,SAÚDE E NEM RUAS DECENTES PARA TRAFEGARMOS.A VISTORIA FUNCIONARIA SIM,MAS SÓ SE O GOVERNO TIVESSE MORAL PARA COBRAR DA POPULAÇÃO,FAZENDO A SUA PARTE,DANDO EXEMPLO PARA OS CONTRIBUINTES,MOSTRANDO PARA TODOS QUE VALE A PENA CONTRIBUIR,PAGAR SEU IMPOSTO.FAZER LEI PARA OPRIMIR,ISTO NÃO! MAS FAZER LEI E DAR AO CIDADÃO CONDIÇÕES DE CUMPRIR A LEI É INCENTIVAR ,ISTO SERIA MUITO BOM PARA TODOS NÓS.

    [Reply]

  • Keigo Iqueda disse:

    Não apoio a vistoria anual!!

    [Reply]

  • celso disse:

    NÃO CONCORDO COM A VISTORIA ANUAL, MAS GOSTARIA DE SABER, SE ACABAR COM A VISTORIA ANUAL, SE PURACASO EU COMPRAR UM CARRO COM 10 ANOS DE DOCUMENTO ATRASADO, IREI CONTINUAR PAGANDO SÓ 02 ANOS PARA REGULARIZAR?

    [Reply]

    Joao Pedro Reply:

    CELSO;
    obrigado pelo apoio ao projeto que trata do Licenciamento Eletronico e que ACABA com a Vistoria do faz-de-conta. Não tratei dos casos de transferência e documentação.

    [Reply]

  • paulo disse:

    acho uma boa ideia .ja nao basta nos comprarmos um veiculo e o mesmo ate parece que e deles. apoio essa ideia sim.

    [Reply]

  • sidnei disse:

    Boa tarde, gostaria de saber o que esta sendo feito com o IPVA que é arrecadado anualmente. Ele foi criado para a manutençao das vias públicas, para podermos transitar sem ter que aváriar nossos veículos, mas o que vejo em todo o Estado do Rio de Janeiro é o total abandono das rodovias, se tornando um perigo para os motoristas. Eu não consigo nem citar algumas ruas, pois o abandono é total. Todos os proprietários de veículos, deveriam abrir processos contra a Prefeitura do Rio de Janeiro pedindo indenização por todas as avarías causadas por esse transtorno que são os buracos. Outra sugestão seria pagarmos o IPVA em juízo, para que os governantes tomássem vergonha na cara e apoiassem o asfalto liso.

    [Reply]

  • Ronald disse:

    Semana passada fiquei estarrecido. Meu sobrinho de 22 anos foi parado na linha vermelha às 00:50, para teste de bafômetro. Como ele não havia bebido e estava tudo bem. Viram que o carro, apesar do IPVA desse ano já pago, deveria ter feito vistoria até dezembro de 2009.
    Acontece que o rapaz trabalha de segunda a sábado, e faz universidade à noite, e acabou perdendo o prazo. Apesar de inúmeras súplicas por ser um carro 2008/09, e com 5.000 kilômetros, eles rebocaram o carro e o deixaram, tal como os assaltantes o fazem, a pé na linha vermelha, num lugar perigosissímo e sem opção alguma de transporte.
    Para mim foi o exemplo de um ato de extremo exagero, bizarro, colocando a vida de um rapaz corretíssimo em perigo. Tem de haver alguma razoabilidade nesses atos. Isso é de uma tirania sem precedentes. Todos sabemos como é dificil tanto marcar como perder um precioso tempo para vistoriar um carro novo. Porque não começam a vistoriar os carros c/+ de 4 anos, e fazendo-o de 2 em 2 anos? Foi um dos atos mais repugnantes, vindo do govêrno, que já presenciei nessa minha longa vida. Eu deploro os governates do estado do rio.

    [Reply]

  • mariliaalves disse:

    quero saber se e verdade que os carros com mais de
    quinze anos nao pagarão o ipva,quero saber com quantos anos pode ser pago.

    [Reply]

  • edesio disse:

    procuro pagar meu ipva em dia faço a vistoria anual não quero poblema
    com policias de transito nas ruas mais eu quero saber do governo quem
    paga meu pneu rasgado quando caio em um buraco quem paga meu amortecedor meu balanceamento de direção entre outras ;temque acabar sim com essa merda de vistoria e criar vistoria para as estradas mal conservadas e mal sinalizadas radares de 40km dentro de comunidades violentas alguem temque fazer alguma coisa vc que e tão a favor de vistoria deve levar alguma vantagem abraços

    [Reply]

  • enilson disse:

    NÃO SÓ CONCORDO COM O TÉRMINO DA VISTORIA COMO TAMBÉM A EXTINSÃO DO DETRAN, UM ORGÃO FALIDO E CORRUPTO, QUE PRESTA UM PÉSSIMO SERVIÇO A SOCIEDADE. O DETRAN DE HOJE E IGUAL AO DE ONTEM, NÃO MUDOU NADA COLOCANDO ESSES UNIVERSITÁRIOS QUE TAMBÉM SE CORROMPERAM.

    É I S S O A Í D E P U T A D O J O Ã O P E D R O, E S T O U C O N T I G O ………. ACABAR PARA MORALIZAR ESSE CABIDE DE EMPREGO.

    [Reply]

  • Airton Senna Brasil disse:

    Para mim esta tudo errado, com IPVA anual ou não o Brasil continuara um Lixo, uma Imundice, para começar com a Politica Corrupta, depois vem a Policia que se confundi com bandido e depois o Detran que tem varios escandalos vergonhosos, baSta procurar no google!

    Lorota esse papozinho de IPVA, o Brasil é um Pais corrupto em todas as suas hierarquias, o Brasil é a casa da mãe Joana, eu perdi as esperanças nesse Pais Imundo e Hipocrita, detran, Vistoria, Arrrecadação de impostos, tudo farinha do mesmo saco, não tem geito, só não encherga quem não quer.

    E tem mais, pagamos impostos para o detran (IPVA) e temos um pais com um asfalto podre, que parece um rally Dacar, e ainda privatizam colocando pedágios, kkkkkkkkkkkkkkkkk

    VIVA O BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!! ORDEM E PROGRESSO KKKKKKKKKKKKKKKKKKK…..

    [Reply]

  • carlos disse:

    tem um monte de peixe grande falando bobeira , ai não sabe o tralho que dá e o trastorno para o proprietario. porisso falam besteira, que não e verdade, tem pessoa que vai anda de qual quer maneira , seu bobão quem tenque tira as caroça da rua é eles é o detran, quem tem carrosa não leva ao detran pra fazer vistoria seu bobão. mas ,se todo estadado não tem vistoria anual e funciona porque no rio de janeiro não vai funciona ? só vc pra ter uma minhoca dessa na cadeça . rsrsrsrsrs é o mesmo que dizer tira as policia da rua que não esta a diantando nada , tira pra vc ver o que vai a conteser , sou a favor sim o rio é o mas prejudicado . nos outro estado , do brasil. eles nãofazem o que que só aqui , queriam levar o dinheiro do petrolho ,em são paulo se vc passa 20 minuto ou mas na fila vc pode coloca na justiça . no rio vc passa uma hora e ninguem pode fala nada aqui como eu disse ele faz de tudo que eles querem . só não melhora as estrada , os esgoto o lixo a segurança a escola . a saude i vc ta porfora . vistoria anual fora da qui , quem tem o seu é que cuide do que é seu porcaria ……………………..

    [Reply]

  • LUIZ AUGUSTO disse:

    ACHO MELHOR ACABAR COM A VISTORIA ANUAL POIS E UMA VERGONHA FICAR HORAS NA FILHA E DEPOIS POR CAUSA DE FUNCIONARIOS INCOPETENTE REPROVAL SE UM CARRO TIVER UM ARRANHAO O QUE ELES TEM QUE VER NAO VEEM FREIO DE MAO E ETC SO NO RIO E ESSA VERGONHA NOS TEMOS MAS QUE FAZER FICAR HORAS NA FILA ISSO E UMA VERGONHA TOMARA QUE O PROJETO DO DEPUTADOJOAO PEDRO SEJA APROVADO POIS ISTO SO SERVE PARA SUJAR O COMTRIPUINTE PORQUE NAO FAZER ISSO SE TIVER UMA BRITI NA RUA SE O CARRO ESTIVER EM MAL ESTADO REBOQUEO SERIA MUITO MAIS SIMPRES DOQUE FICAR HORAS NA FILA DO DETRAN QUASE EM TODO O BRASIL NAO TEM VISTORIA ISSO TEM QUE ACABAR DE UMA VEZ POR TODAS

    [Reply]

  • Adauberto_db disse:

    sim sera muito bom acabar com esse desrrespeito com os cariocas. ja q meu carro esta em dia e quando passo por algumas mulambadas na rua me pergunto: sera q esse foi vistoriado?

    [Reply]

  • Murilo Garcia disse:

    Até que enfim uma noticia boa, acabar com essa mamata no Detran RJ pois não serve de nada nem olham seu veiculo direito. Inventam qualquer coisa p/vc ser reprovado e tirar um dinheiro seu, enquanto os carros velhos em péssimo estado de rodagem estão por aí. Parabens Deputado João Pedro, agora só faltar baixar esse IPVA e os impostos.

    [Reply]

  • Carolinaribeiro30 disse:

    Com a vistoria anual diminue concituadamente o indeci de carros com situaçoes inrregulares, o pagamento da taixa para vistoria dividindo em 12 meses da menos de 7 reais por mes para termos uma frota de veiculos rodando no nosso estado em condiçoes bem superiores aos outros estados e tbm com isso fazemos cumprir uma lei federal que tbm zela pelo meio ambiente fazendo o controle de emissão de gazes poluentes lançados pelos motores quando não estão regulados e essa irregularidade dentre outras tbm é detectada na vistoria e pela internet não é possivel enumerar nenhuma das irregularidades que por ventura o veiculo for portador. Pence bem nisso autor da lei isso pode estar te levando vantagem com relação ao espaço na midia para almentar sua votação mas com isso estara diminuindo conceituadamente a qualidade da frota do nosso estado e tbm poluindo mas ainda o meio ambiente . Ana carolina

    [Reply]

  • Fernandocesar Rio disse:

    O Rio é o estado que possui o um dos maiores IPVA do Brasil e nem possui tantas rodovias e mesmo assim, arrumou vários pretestos para buscar essa ajudinha financeira do coitado cidadão carioca. E quem possui veículos GNV? Você paga 100,00 pela inspeção do GNV e o seu veículo provavelmente será reprovado em uma das centenas de coisas que essas oficinas supostamente autorizadas pelo DETRAN-RJ, poderão verificar. Aí eu pergunto… Se você paga 100,00 para ser inspecionado por uma loja que não pertence ao estado, mas está autorizada, então porque fazer a vistoria novamente no DETRAN? E o DUDA? Acho que o IPVA deveria ser único, recolhido pelo Governo Federal, um percentual obrigatoriamente iria para o estado de origem e outro, o USUÁRIO poderia escolher a qual estado da federação o seu imposto deveria ser enviado (incluindo o próprio estado de origem). Assim, o estado deveria conquistar os próprios usuários com obras e manutenção nas rodovias sob pena de perder uma enorme receita. Não sei o motivo de não poder inspecionar meu veículo em são paulo, por exemplo. Se meu veículo possui placa do brasil, eu deveria poder inspecionar meu veículo onde eu quiser, mesmo a placa sendo do Rio de Janeiro. Se eu viajo o ano inteiro, por exemplo, porque meu IPVA tem que ir para o Rio de Janeiro. Se o Congresso Brasileiro estiver realmente do lado do cidadão brasileiro, irá mudar tudo isso. Chega de palhaçada.

    [Reply]

  • Robertoteixeira disse:

    Eu estou precisando do esclarecimento sobre o assunto sitado,é verdade que eu após pagar o meu ipva o meu prazo para vistoria é até o dia 30 de dezembro (isso por lei eu não estaria em inflação)?

    [Reply]

  • Robertoteixeira disse:

    dejeo saber se apos ser pago o ipva por lei eu tenho ate dezembro do ano vigente para fazer a vistoria anual?

    [Reply]

  • Nevil disse:

    A vistoria anual é de uma falta de propósito a toda prova. Antigamente, se pagava a TRU Taxa Rodoviária Única e as estradas eram super bem cuidadas pelo DNER, Os carros andavam sempre em boas condições, pois, a vistoria era feita por policiais treinados dentro das vias públicas. Eles paravam o carro e vistoriavam todos os ítens do automóvel. Se algum ítem estivesse fora no carro ele era notificado a reparar o problema. Hoje em dia você marca vistoria, aluga pneus, pega emprestado extintor de incêndio, Aplica uma demâo de tinta spray onde tem ferrugem e vai todo alegre enganar os bobos do detran. Isso não é uma perda de tempo. Se o governo fosse menos ganancioso e tivesse o carro um preço justo, não teríamos tantas latas velhas rodando por aí e pior, com a vistoria anual feita, não sei como, passando por blitzens rotineiras sem serem molestados. O Brasil precisa mudar ou seremos sempre um paiseco de terceiro mundo.

    [Reply]

Deixe o seu comentário

Adicione o seu comentário e participe da discussão

Os comentários não refletem a opinião do Blog Diário do Rio. Comentários que contenham palavras de baixo calão, ofensas desnecessárias, que sejam apenas agressivas ou que saiam do propósito do post serão sumariamente deletadas.

Se quiser ter um avatar nos seus comentários usamos o Gravatar.

Submarino.com.br