Viva o Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

446 Anos por Amanda Oliveira

Minha alma canta. Vejo o Rio de Janeiro. Estou morrendo de saudades. Rio, seu mar, praias sem fim. Rio, você, foi feito pra mim. Cristo, redentor. Braços abertos, sobre a Guanabara…

Alô você! Essa bossa pode falar sobre uma chegada ao Aeroporto do Galeão, mas nem o próprio Tom Jobim, se estivesse mais vivo, poderia me convencer de que não é sobre o Santos Dumont. Chegar ao Rio pelo Aeroporto Santos Dumont já vale a viagem.

Aposto que, por mais metaleiro que alguém seja, se for carioca e estiver voltando para casa pelo Santos Dumont, com certeza estará cantando Tom Jobim em seu coração. Final de semana passado, esse era eu dentro do avião. E podia jurar que a menina ao lado balançava as pernas no ritmo do famoso samba.

Advertisement

Sou carioca, com parte do coração lá na serra, onde morei por pouco mais de 10 anos, e hoje em dia vim morar aqui em Blumenau, Santa Catarina, mas sem nunca deixar de carregar o Rio comigo. Com formação em comunicação e cinema, escrevo porque preciso. Assim como respiro. Essa é a primeira vez que escrevo neste espaço e já começo falando de amor e saudades “desse” Rio de Janeiro. Sim, porque cada um tem um Rio diferente. Apesar disso, é o Rio que temos em comum que me interessa aqui.

Mal tratam nosso Rio, o poluem com tantos pensamentos impuros que por vezes me sufoco ao longe. Eu realmente acredito que o Rio é de todos, e que todos mereciam se banhar nele, mas, e aqui está o pulo do gato, só os apaixonados deveriam viver no Rio.

Você é político, cozinheiro, artista de TV, malabarista de sinal, que seja: se ama o Rio, pode ficar. Se não, mude-se o quanto antes, por misericórdia. Só o amor salva. A educação também salva, mas no caso do Rio, só o amor. Se a educação salvar o rio, os cariocas se extinguem.

Cariocas só podem ser educados com amor. O Rio não é só belo, mas charmoso, e esses dois ingredientes em volumes tão grandiosos nos tornam cariocas. Existe alemão mais carioca do que muito carioca por aí. É o amor.

Nasci no Rio, sempre serei carioca. Mas tenho de tomar muito cuidado com meu coração, para que minha carioquice não se esvaia. O Rio é igual a uma final com FLAxFLU, não foi feito para cardíacos. Seu forte é o coração? Venha para o Rio. De longe eu torço, amo e guardo todas as minha boas atenções, e intenções, para você que vive aí.

Um bom dia, e uma excelente semana carioca. Viva o Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Viva o Rio
Carioca, casado, apaixonado de sonhos apaixonantes, nascido no Humaitá, criado entre o mar da Zona Sul e a serra de Petrópolis; Tenho formação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela falecida Escola de Comunicação e Artes UniverCidade – Ipanema, e mais alguns outros cursos na área, como o de Roteiro, pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Passei por diversas agências de comunicação no Rio de Janeiro, como Criativo, e hoje em dia faço o mesmo daqui de Blumenau/SC.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui