VLT transportou 4 milhões em 6 meses

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

VLT Rio de Janeiro 1 VLT transportou 4 milhões em 6 meses

Inaugurado em 5 de junho, o Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, completou esta semana 6 meses e, de acordo com a Prefeitura do Rio, neste período, no trecho Rodoviária-Santos Dumont, foram realizadas 25.365 viagens e transportados pouco mais de 4 milhões de passageiros, sem registro de incidentes com público.

A evolução da operação se deu de forma gradual, iniciando com três horas, oito paradas e intervalos de 30 minutos, até chegar ao cenário atual com operação diária de 6h à meia-noite e 17 paradas em serviço. Os intervalos variam entre 8 e 20 minutos, a depender do horário e demanda, com serviços entre Rodoviária/Santos Dumont e Parada dos Navios/Santos Dumont. Atualmente, a viagem completa do trajeto é feita, em média, em 32 minutos, considerando os dois sentidos. É uma redução de 30% em relação a julho, quando o serviço começou a ser realizado em todo percurso.

Tempo de percurso VLT VLT transportou 4 milhões em 6 meses

Advertisement
O pico operacional, tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana se dá entre 12h e 17h. A diferença, porém, está na hora de maior fluxo. Em dias úteis, o deslocamento principal é por volta de 13h, com a possibilidade de novos fluxos em horário de almoço, principalmente entre a Praça Mauá e o aeroporto. Nos fins de semana, o fluxo maior se dá a partir das 15h, horário mais próximo de eventos e programações especiais na Orla Conde.
Entre as cinco paradas de maior movimentação de passageiros, quatro estão na Avenida Rio Branco. Cinelândia, Carioca, Santos Dumont, São Bento e Candelária, respectivamente, são os principais pontos de embarque e desembarque.

Para atender à demanda, o serviço que começou com dois trens, hoje conta com nove composições em circulação diária. Ao todo, são 17 VLTs que se revezam nessa operação, de um total de 23 que já se encontram no Rio, com os demais envolvidos na realização de testes. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp VLT transportou 4 milhões em 6 meses
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui