VLTs passarão em intervalos menores de tempo - Diário do Rio de Janeiro

VLTs passarão em intervalos menores de tempo

0

Os Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) vão demorar menos para passar. As linhas 1 e 2 já estão operando com intervalos menores de tempo entre um Veículo e outro.

Na linha 1 (Rodoviária-Santos Dumont), o tempo de espera diminui quase à metade no período de maior fluxo. A média, que era de 13, será de 7 minutos ao longo de todo o trecho, entre 8h e 18h. Com o intervalo unificado, todos os VLTs que saem do Santos Dumont ao longo do dia vão até a Rodoviária, sem a necessidade da linha auxiliar que circulava somente até a Parada dos Navios.

Pao-do-OuvidorCada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor – localizado em uma região que vem crescendo muito rapidamente – se fortalece como uma referência. Se você ainda não conhece, deveria conhecer. Passa no Paço.

Já na linha 2 (Saara-Praça XV), a redução maior acontece nos horários de pico (das 7h às 9h30 e das 17h às 19h30), em que o intervalo entre as composições diminui de 13 para 8 minutos. Crescem, dessa forma, a praticidade de integração com a linha 1 e de conexão com as barcas.

“As alterações representam uma redução de 40% no tempo de intervalo entre Rodoviária e Parada dos Navios. Aumenta também a oferta diária de viagens. São cerca de 80 viagens a mais por dia integrando Centro e Região Portuária, além de outras 40 na linha 2, cortando o Centro Histórico”, pontua o informativo Porto Maravilha.

Essa mudança se deu após o início de operação das paradas Providência e Harmonia, na Gamboa. A circulação do VLT em via única nos dois sentidos e a rápida adaptação da população às mudanças de trajeto possibilitaram a redução do tempo de viagem e o avanço da operação, conforme destacou a prefeitura da cidade do Rio Janeiro.

 

Felipe Lucena
Felipe Lucena é jornalista, roteirista e escritor. Filho de nordestinos, nasceu e foi criado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Apesar da distância, sempre foi (e pretende continuar sendo) um assíduo frequentador das mais diversas regiões da Cidade Maravilhosa.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente