Michael Jackson durante gravação do videoclipe de ‘They Don’t Care About Us’, no Morro Dona Marta, em 1996 Rosane Marinho/Dedoc

Além de ser uma das cidades mais bonitas do mundo, com cenários e visuais cinematográficos, o Rio de Janeiro transpira cultura e musicalidade em cada uma de suas esquinas. Essa combinação única atrai astros da música internacional que escolhem a Cidade Maravilhosa como palco de seus videoclipes.

Ao longo dos últimos anos, o Rio de Janeiro se consolidou como rota dessas estrelas da música, “emprestando” toda sua beleza para enriquecer o trabalho de grandes artistas.

Para relembramos alguns desses vídeos, o DIÁRIO DO RIO selecionou 10 clipes gravados por celebridades da música no Rio de Janeiro; confira:

The Black Eyed Peas – Don’t Lie 

Os integrantes do Black Eyed Peas são praticamente cariocas. Os caras sempre dão um jeito de envolver o Rio de Janeiro em algum projeto que estejam tramando. O clipe do sucesso “Don’t Lie” não nos deixa mentir (desculpem o trocadilho).

Passando pelo Morro Dois Irmãos e o bairro do Leblon Will I Am anda serelepe com sua lambreta numa favela enquanto a vocalista Fergie curte uma praia. O roteiro também inclui uma passagem pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O BEP gravou, também no Rio, o vídeo oficial da sua releitura de “Mas que nada”, com Sergio Mendes.

David Guetta feat. Usher – Without You

O DJ Francês David Guetta possui uma relação estreita com o Rio. O astro da música eletrônica já se apresentou no Rock in Rio e no Réveillon de Copacabana e, sempre que pode, da uma passadinha na Cidade Maravilhosa. O DJ levou Usher para o Rio no clipe de “Without You“. Enquanto se apresenta em várias partes do mundo, o cantor aparece com o belo cenário do morro Dois Irmãos ao fundo.

Emma Bunton – Free Me

Lembra dela? A ex-Spice Girls Emma Bunton esteve no Rio de Janeiro para gravar o clipe de “Free Me“. A “Baby Spice” escolheu a Praia da Macumba, a Baia de Guanabara e o Alto da Boa Vista como pano de fundo de sua canção em carreira solo.

Gogol Bordello- Trans-Continental Hustle

Se tem uma banda que sempre deixou transparecer sua admiração pela Cidade Maravilhosa, esse grupo é o Gogol Bordello. O conjunto multiétnico de gypsy punk formado em Nova Iorque prestou sua homenagem à cidade gravando o clipe de “Trans-Continental Hustle“. De carona em um caminhão de lixo, o vocalista Eugene Hütz passa pelos Arcos da Lapa e pela Catedral Metropolitana, e ainda curte o famoso Carnaval de rua da cidade.

Flo Rida – Turn Around

As paradisíacas praias cariocas serviram de cenário para o americano Flo Rida no clipe de “Turn Around“. O cantor aparece ao lado de meninas de biquini e ainda há takes filmados na Lapa, mostrando os Arcos e a Escadaria Selarón.

John Legend – P.D.A. (We just don’t care)

O cantor americano John Legend veio ao Rio para gravar um clipe que mostra uma história de amor em pleno centro histórico do Rio e, em regiões como a Lapa, Glória e Aterro do Flamengo. Com uma bela fotografia, a música P.D.A. que é um acrônimo para Public Display of Affection, significa demonstração pública de afeto, é um dos maiores sucessos do músico.

Snoop Dogg e Pharrell Williams – “Beautiful”

O clipe do rapper americano mostra pontos famosos da cidade, como a praia do Leme a colorida e icônica Escada Selarón, na Lapa e o maravilhoso Parque Lage no Jardim Botânico. Com direito até a escola de samba no final.

T.I. – No Mediocre ft. Iggy Azalea

Parece que os rappers americanos gostam mesmo do Rio de Janeiro. Nesse clipe, o cantor e ator T.I. faz uma parceria com a australiana Yggy Azalea (que já gravou música com Anitta) mostrando dançarinas brasileiras cantando o “Lepo Lepo” (sucesso do cantor baiano Pisirico), e tentando ensinar alguns passos para o músico, que arriscou também uma partida de futebol. A maioria das cenas foi filmada na favela Tavares Bastos, no Catete.

U2 – “Walk On”

Nesse clipe, os integrantes da engajada banda irlandesa passeiam pelas ruas da Capital Fluminense, acenam para os fãs na sacada do Copacabana Palace e, assim como Snoop Dog e Flo.rida, visitam à Escadaria Selarón, na região central do Rio. A banda ainda toca no vão do Museu de Arte Moderna, no Parque do Flamengo.

Michael Jackson – They Don’t Care About Us

Pra finalizar a nossa lista em grande estilo, é impossível falar de clipes gravados no Rio de Janeiro sem citar o maior expoente da música pop de todos os tempos.

Michael Jackson gravou o vídeo para uma de suas músicas que mais carregam crítica social, e o lugar escolhido para as filmagens no Brasil, foram o Pelourinho, na Bahia, e no Morro Dona Marta, na Zona Sul carioca, onde o artista ganhou uma estátua.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui