10 dicas de lugares incríveis para curtir em Nova Friburgo

Com cachoeiras, matas e atrações divertidas, Nova Friburgo tem roteiro para todo tipo de visitante.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Viking Axes - Primeiro e único pub com arremesso de machado do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Embora, normalmente, as pessoas associem o clima mais quente do ano à praia, muita gente prefere curtir o Verão na Serra. Para ajudar os viajantes que querem fazer um programa diferente, mas perto do Rio, a minha dica é dar um pulo até Nova Friburgo, que, aliás, está cheia de novidades para entreter quem vai de casal ou quem vai de família. Tem programa para todos os gostos.

Veja as 10 dicas de locais que não podem ficar de fora do seu roteiro.

– Viking Axes: Primeiro e único pub com arremesso de machado do Rio de Janeiro, o Viking Axes é especializado em gastronomia e entretenimento temático viking, e se tornou, de 2020 para cá, uma das atrações mais procuradas de Nova Friburgo. Além do arremesso de machados, que pode ser praticado por homens e mulheres de todas as idades, o local é um oásis para quem busca entretenimento diferenciado, adrenalina e boa comida. Para começar, o lugar é todo ambientado no estilo viking, com muita madeira por todos os lados (como as tabernas vikings), mesas no estilo banquete na área externa,  fogueira e trono também de madeira. No cardápio, além de drinks e bebidas criados especialmente para oferecer ao cliente uma experiência nórdica, há pratos como a ‘Linguiça ao fogo de Hell’ (linguiça tipo toscana com tempero da casa servido na frigideira com blend de queijos, finalizado no maçarico e flambado no cointreau, tomate confit e folhas de manjericão, acompanhado de pão italiano) e ‘Ivar, o sem ossos’ (150 gramas de blend da casa envolto em trama de bacon, com cebolas caramelizadas e molho Blue cheese, acompanhado de Pão Italiano). Há também uma série de souvenirs, como acessórios, canecas de madeira e os barcos Vikings, que servem aperitivos; e os funcionários usam figurinos  temáticos, especialmente desenhados com inspiração nos deuses nórdicos. E para o verão, foram pensadas mais novidades, como o Jogo de Runas nas mesas para os clientes se divertirem enquanto esperam por seus pedidos e a participação da Orquestra de Músicos da Grota que vão se apresentar a cada 15 dias com um repertório de músicas medievais e da série Viking, da Netflix. Ah, e o local é petfriendly. O Viking Axes fica na Rua Dr. Alberto Porto da Silveira, 80. Contato para reservas pelo número (22) 99980-6898.

– Doçuras da Suely: Para quem gosta de boa comida (especialmente que levem morangos), diversão e uma experiência que jamais vai conseguir nos grandes centros, o Doçuras da Suely é o lugar certo. Por lá, além das delícias que vendem, é possível colher morangos direto na lavoura. E um detalhe importante: os morangos são orgânicos. O Doçuras da Suely fica na Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 11 – Sítio dos Morangos – Campo Coelho.

– Teleférico do Suspiro: Um dos pontos turísticos mais procurados da cidade é o Teleférico que liga a Praça do Suspiro, no Centro (considerado um dos cartões postais mais conhecidos de Friburgo e que possui restaurantes, bares e o Corredor Cultural, com o Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura e a Praça das Colônias), ao Morro da Cruz. Em uma das paradas, há restaurante e um salão de jogos com boliche.

Advertisement

– Pedra da Catarina: Para quem gosta de Ecoturismo e aventura, a Pedra da Catarina é imperdível. Dividida em Mãe, Pai e Filho, as Catarinas ficam localizadas no Vale dos Pinheiros e podem ser vistas de toda a cidade (a vista da cidade lá de cima também é incrível, inclusive para duas outras montanhas, o Pico da Caledônia e Pedra do Imperador) . Por ser o trajeto mais fácil, o topo da Catarina Mãe normalmente é o mais visitado e o “Pai e Filho” fica para montanhistas mais experientes. O tempo para conhecer o local pode demorar entre duas e quatro horas e exige um esforço moderado. Mas um aviso importante: durante a descida, tenha bastante cuidado, pois o solo é escorregadio e apresenta desníveis. Além disso, não saia da trilha principal.

– Pinball: Sabe aqueles jogos em máquinas que eram comuns nos anos 80 e 90, os Fliperamas? Praticamente desativados desde os anos 2000, em Friburgo há um local para reviver esses tempos e apresentar aos mais novos as delícias desses jogos. No local há relíquias em pleno funcionamento. O Pinball fica na Praça Pres. Getúlio Vargas, 98, no Centro.

– Casa Suíça e Queijaria escola:  Famosa pela arquitetura, a Casa Suíça abriga, além de uma área onde podem ser encontrados diferentes queijos e delícias produzidas na região, um pequeno museu sobre a história da colonização de Friburgo e também sobre as famílias de Canton de Fribourg, que vieram da Europa.  É lá também que funciona a Queijaria Escola, conhecida pela fabricação de deliciosos queijos, linguiças, chocolates, mel, molhos e geleias. A Casa Suíça/Queijaria Escola ficam na Estrada Friburgo-Teresópolis, Km 18, no bairro Conquista. 

– Country Clube: Um jardim vitoriano no meio da Serra Fluminense. Essa talvez seja a melhor definição para o Country Clube de Friburgo. Com mais de 180 mil m² de área verde, o local é um complexo de paisagens naturais que parece sair de um filme. Projetado pelo francês Glaziou – que também foi o responsável pela Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro -, o local abriga plantas raras e de várias partes do mundo, como cerejeiras japonesas, cedros libaneses etc. O lugar ainda tem lagos, pontes e diversos animais, como tucanos, gansos, patos e mais uma infinidade de pássaros . O Country Clube fica na Av. Conselheiro Július Arp, número 140, no Centro.

– Parque dos Três Picos: Esse pedacinho da Mata Atlântica, considerado o maior parque do estado, e que abrange Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, é um paraíso para quem ama observar pássaros ou escalar. Criado em 2002 com o objetivo de assegurar a preservação de remanescentes de Mata Atlântica e de espécies da fauna e flora nativas, é também muito procurado por quem quer se aventurar por trilhas, montanhismo e camping. Para chegar, é preciso ir por Cachoeiras de Macacu (embora abrigue Nova Friburgo, a entrada é pela sede, que fica na Estrada do Jequitibá, 145, Boca do Mato, em Cachoeiras de Macacu.

– Cachoeira Encontro dos Rios: Com fácil acesso e trilha, essa cachoeira pode ser ‘dividida’ em duas partes: na primeira, com correntes fortes onde acontece o encontro dos rios Macaé e um de seus afluentes, o Rio Bonito, e do outro praticamente uma ‘piscina’ sem correntezas. Localizado em Lumiar, que é um distrito de Nova Friburgo, o lugar é muito procurado por famílias (na parte mais calma) e por aventureiros que buscam atividades como canoagem, rafting etc. Para chegar, siga até 14km de São Pedro da Serra, na beira da RJ-142, sentido Casimiro de Abreu.

– Polo de moda íntima: Considerada uma das maiores produtoras de moda íntima do país, Nova Friburgo tem mais de 1.400 indústrias especializadas em lingerie, roupas fitness e linhas de praia, e atrai uma enorme quantidade de pessoas que visitam a cidade não apenas com o objetivo de revender, mas para comprar para uso próprio. E no verão, visitar as lojas e fábricas, especialmente de olho em peças para praia, são uma diversão. O Circuito de moda íntima da Ponte da Saudade fica na RJ-116 e o Circuito de moda íntima de Olaria fica na Rua Presidente Getúlio Vargas, em Olaria.

Dica extra: Se pretender ficar mais de um dia na cidade, duas dicas para se hospedar são o Hotel Serra Everest, que reúne a natureza exuberante da serra, acomodações aconchegantes e com conforto, além de opções para diversão ao ar livre como trilhas, passeios e cachoeiras; e a Pousada Alto do Vale, que chama a atenção pela varanda que circunda a casa e lareiras em todos os quartos, além do café da manhã que é servido no quarto. O Hotel Serra Everest fica na Rua Adolfo Lautz, 128, no Centro; e a Pousada Alto do Vale fica na Rua Sabina Abreu Aguilera, 2063 (estrada que vai para a Granja Spinelli).

Curtiu a dica? Me segue no insta @dorioprorio_ddr

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 10 dicas de lugares incríveis para curtir em Nova Friburgo
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui