11 fatos mais bizarros do Cariocão 2019

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Este domingo (21/04) marcou o encerramento do Campeonato Carioca 2019, um dos mais comentados nos últimos anos. Mas não por conta da qualidade técnica dos times. O Cariocão desse ano trouxe alguns fatos bizarros, e o Diário do Rio listou o que de mais inusitado aconteceu:

11 – Bruno (César) e Marrony

bruno césar e marrony 11 fatos mais bizarros do Cariocão 2019
Foto: Reprodução/Twitter Vasco da Gama

Para 2019, o Vasco contratou o experiente meia Bruno César para ser o camisa de 10 de sua equipe. Paralelamente a isso, viu o prata da casa Marrony ser um dos principais destaques do time até aqui. Com isso, após a vitória contra o Resende pela fase de grupos da Taça Rio, que teve o 1º gol de Bruno César pelo clube e uma ótima atuação individual de Marrony, o Cruzmaltino brincou nas redes sociais, fazendo alusão à famosa dupla sertaneja Bruno e Marrone.

10 – Pênalti completamente desnecessário de Léo Santos contra o Flamengo, que eliminou o Fluminense da Taça Rio

print fla flu 2 1 11 fatos mais bizarros do Cariocão 2019
Flagrante do momento exato em que Léo Santos faz o pênalti em Lucas Silva, sendo que o atacante rubro-negro estava saindo da área para tentar organizar a jogada – Foto: Reprodução/YouTube

Numa das semifinais da Taça Rio, disputada entre Flamengo e Fluminense, no Maracanã, considerado um dos melhores jogos da competição, O Tricolor ia garantindo o empate em 1 a 1, que o classificava à final do 2º turno do Campeonato Carioca. Aos 48 minutos do 2º tempo, quando o resultado parecida definido e o árbitro estava prestes a encerrar a partida, o zagueiro Léo Santos, do Fluminense, deu um ‘tronco’ completamente desnecessário no atacante Lucas Silva, do Rubro-Negro. A jogada foi tão bisonha e fácil de marcar que nem precisou de auxílio do VAR. O meia Éverton Ribeiro converteu a cobrança e o Fla acabou classificado, com o Flu eliminado. A torcida tricolor não perdoou o zagueiro.

9 – Quase infarto de Abel Braga. Haja coração!

abel braga passando mal 11 fatos mais bizarros do Cariocão 2019
Abel Braga sendo amparado por membro da comissão técnica do Flamengo enquanto passa mal no Fla x Flu – Foto: Reprodução/Internet

No mesmo jogo, logo após a marcação do pênalti, o técnico do Flamengo, Abel Braga, sentiu-se mal, com uma crise de arritmia cardíaca, que poderia ter evoluído para um quadro de infarto. A partida foi tão frenética que Abelão não aguentou. Porém, passados alguns dias, o treinador rubro-negro retomou as atividades normalmente, para felicidade de todos.

Advertisement

8 – O ‘trágico’ campeonato de Rodinei

rodinei gol perdido 11 fatos mais bizarros do Cariocão 2019
Flagrante do momento exato em que a bola vem, com facilidade, para Rodinei finalizar e perder o gol, salvo por Danilo Barcelos – Foto: Reprodução/Internet

O lateral-direito Rodinei nunca teve vida fácil no Flamengo, onde está desde 2016. Muito criticado pela torcida, é sempre alvo de vaias. Neste Campeonato Carioca, porém, a situação parece que piorou para o jogador. E o Vasco está envolvido em todas as situações.

Tudo começou no empate em 1 a 1 contra o Cruzmaltino, pela fase de grupos da Taça Rio. O Rubro-Negro vencia a partida por 1 a 0 quando, aos 47 minutos do 2º tempo, o camisa 2 teve a chance de sacramentar a vitória. Recebeu passe primoroso de Bruno Henrique e, já sem goleiro, só precisava empurrar para dentro. Porém, o lateral-esquerdo vascaíno Danilo Barcelos chegou a tempo de evitar o gol, sabe-se lá como. Depois disso, no contra-ataque, último lance da partida, o Vasco acabou tendo um pênalti a seu favor e empatou o confronto.

Depois disso, na final da Taça Rio, a decisão do título foi para os pênaltis, e Rodinei perdeu sua cobrança. A sorte é que o Flamengo acabou vencendo.

Já no 1º jogo da Finalíssima, Rodinei, que estava no banco de reservas, correu euforicamente para comemorar um dos gols de Bruno Henrique. Ao abraçar o atacante rubro-negro, escorreu e quase caiu no fosso do Estádio Nilton Santos, e por pouco não levou seu companheiro junto. Imagine como seria a reação da torcida do Flamengo caso isso acontecesse…

Vídeo do exato momento em que Rodinei quase cai

7 – Torcedores vascaínos que viralizaram + Nego Ney

155552906031148 11 fatos mais bizarros do Cariocão 2019
Cláudio Gonçalves (em cima) e Márcio Ferreira (embaixo) – Foto: Reprodução/Internet

Não há como pensar nesse Cariocão sem se lembrar de alguns torcedores que fizeram sucesso. Primeiramente, na final da Taça Guanabara entre Vasco x Fluminense, no Maracanã, assim que foi permitida a entrada das torcidas no estádio (falaremos disso mais pra frente), um torcedor cruzmaltino em especial apareceu de maneira muito cômica: Cláudio Gonçalves, de 47 anos, que, muito eufórico por ser um dos primeiros a adentrar o Maracanã, deu um ‘banho’ em si mesmo com uma garrafinha d’água. Depois disso, na semifinal-geral do Carioca, entre Vasco x Bangu, outro torcedor vascaíno, Márcio Ferreira, também teve sua imagem viralizada. Localizado assistindo ao jogo atrás do banco de reservas cruzmaltino, ele ameaçou, em tom de brincadeira, jogar um sapato em Alberto Valentim, técnico da equipe, por não concordar com uma substituição feita pelo treinador.

1555530530103401 11 fatos mais bizarros do Cariocão 2019
Nego Ney em seu vídeo que viralizou; Gabigol e Bruno Henrique dançando o ritmo da música; Gabigol com Nego Ney – Foto: Reprodução/Internet

Além deles, um outro torcedor, desta vez rubro-negro e mirim, também chamou atenção durante a competição. Quem não ouviu falar em Nego Ney, que virou até dancinha de comemoração dos jogadores do Flamengo?! Ele se tornou xodó da torcida e dos atletas.

6 – Botafogo eliminado precocemente tanto da Taça Guanabara quanto da Taça Rio

marcelo benevenuto 11 fatos mais bizarros do Cariocão 2019
Marcelo Benevenuto, zagueiro do Botafogo – Foto: Guito Moreto/Agência O Globo

Até o momento, o ano do Botafogo não vai sendo nada bom. Além de já eliminado da Copa do Brasil, ao cair para o Juventude, em Caxias do Sul/RS, o Glorioso já havia tido um Campeonato Carioca lastimável. Na Taça Guanabara, 1º turno da competição, ficou em 5º lugar de seu grupo – que tinha 6 times – somando apenas 4 pontos em 15 possíveis. Já na Taça Rio, o 2º turno, subiu uma posição em relação ao 1º e somou 2 pontos a mais (ou seja, terminou na 4ª colocação, com 9 pontos), o que não foi suficiente, mais uma vez, para se classificar às semifinais. Na classificação geral, um sofrível 8º lugar. Se em 2018 o Botafogo foi o campeão carioca, em 2019 as coisas estão de cabeça para baixo…

5 – Vasco 3 x 0 Resende, semifinal da Taça Guanabara: o jogo que foi marcado mesmo sob ameaças de fortes chuvas e pedido para que torcedores não comparecessem

vasco x resende2 11 fatos mais bizarros do Cariocão 2019
Muitos lugares vagos na partida entre Vasco x Resende, por conta do clima de insegurança em relação às chuvas – Foto: Reprodução/Internet

O dia 12/02/2019 (terça-feira) foi de muita chuva na cidade do Rio de Janeiro, causando grandes transtornos à população. Com isso, à época, a Prefeitura sugeriu o adiamento da partida entre Vasco x Resende, pela semifinal da Taça Guanabara, que aconteceria no Maracanã no dia seguinte (13/02), pois havia possibilidade de novas tempestades na referida data.

Porém, por conta da enxuto calendário do futebol brasileiro, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) decidiu ‘peitar’ a determinação da Prefeitura e manter a realização da partida, sugerindo, entretanto, junto com as autoridades, que torcedores evitassem ir ao estádio (???).

Ou você mantém o jogo garantindo segurança e integridade às pessoas, incluindo os jogadores e trabalhadores envolvidos na partida, além, é claro, dos torcedores, ou adia. Manter uma partida mas pedir para que a torcida não compareça não faz sentido algum, né?

4 – Regulamento bizarro do Cariocão

diretor fferj 11 fatos mais bizarros do Cariocão 2019
Com o perdão da brincadeira, Marcelo Vianna, Diretor de Competições da FFERJ, em momento gestual que representa o que é o regulamento do Campeonato Carioca – Foto: Úrsula Nery/Agência FFERJ

Há alguns anos, o regulamento do Campeonato Carioca era muito simples, prático e justo: o campeão da Taça Guanabara (1º turno) enfrentava o vencedor da Taça Rio (2º turno). Quem ganhasse, era campeão carioca. Caso o mesmo clube vencesse as duas taças, era automaticamente decretado campeão, sem necessidade dessa decisão final.

Porém, visando aumentar o número de clássicos e dar mais chances aos times pequenos, desde 2014 a FFERJ mudou as regras. Em 2018, por exemplo, Vasco e Botafogo fizeram a finalíssima da competição mesmo sem terem vencido nenhum dos turnos. Em 2019, por acaso, a final entre Vasco x Flamengo marca o duelo do campeão da Taça Guanabara contra o campeão da Taça Rio, respectivamente. Mas é só acaso mesmo, pois se o Vasco tivesse vencido a Taça Rio, quando acabou derrotado nos pênaltis para o Rubro-Negro, ainda sim teria que fazer a final-geral contra o próprio Flamengo ou Bangu. Vai entender, né?!

E não para por aí. Nessa final da Taça Rio, aconteceu um fato inusitado: visando a semifinal-geral do Carioca, o Flamengo foi jogar contra o Vasco com um dilema: perder, àquela altura, talvez fosse melhor do que ganhar. Se o Fla fosse o campeão, jogaria a tal semifinal-geral contra o Fluminense. Caso perdesse, isto é, o Vasco fosse o vencedor, a equipe rubro-negra, ao invés de enfrentar o Flu, jogaria contra o Bangu, time de, teoricamente, menor qualidade técnica comparado ao Tricolor das Laranjeiras.

3 – Festa na Favela

Fessta na Favela 11 fatos mais bizarros do Cariocão 2019

O jornal Extra noticiou que a empresa de comunicação do Flamengo decidiu não usar mais a expressão em # “Festa na Favela” nas redes do Clube. O motivo seria que favela remete à violência. A diretoria, em uma nota confusa e longa, desmentiu e acusou o jornal de mentir. A torcida cantou “Festa na Favela” e ainda fez um mosaico com a frase.

2 – Pane do VAR

pane var 11 fatos mais bizarros do Cariocão 2019
Flagrante da pane generalizada na sala que controlava o VAR no jogo Vasco x Flamengo – Foto: Divulgação/Twitter FFERJ

No 1º jogo da final-geral do Campeonato Carioca (Vasco 0 x 2 Flamengo), realizado no Estádio Nilton Santos, um fato pra lá de inusitado chamou a atenção de todos: uma pane elétrica na sala do VAR aos 28 minutos do 2º tempo fez com que a partida fosse disputada até seu encerramento, aos 51 minutos, sem auxílio do árbitro de vídeo. Se algum lance polêmico acontecesse, o juiz de campo teria que decidir sozinho. Bizarro, né?

1 – Vasco 1 x 0 Fluminense, final da Taça Guanabara: o jogo que começou sem presença de torcedores e terminou com a torcida cruzmaltina lotando o Setor Sul do Maracanã, inclusive com ”criança de colo correndo”

Este fato, escolhido como 1º lugar, talvez tenha sido um dos mais emblemáticos da história do futebol brasileiro, quiçá mundial. Não é exagero. É a representação completa da bagunça que muitas vezes é o futebol carioca. Alguém se lembra de ter visto uma partida que se iniciou, por determinação da Justiça, sem presença de torcedores no estádio e, no decorrer do jogo, EM ANDAMENTO, teve a entrada da torcida autorizada? Este que vos escreve não se recorda.

Por conta de uma picuinha por lado de setor no Maracanã, Vasco e Fluminense não entraram em acordo, fazendo com que a partida tivesse que ser disputada com portões fechados. Para aqueles que já haviam comprado ingresso, o dinheiro seria ressarcido. Porém, após muito disse-me-disse, torcedores, principalmente vascaínos, foram para a porta do Maracanã no dia da partida, na expectativa de haver uma reviravolta que os permitissem adentrar o estádio. Do lado de fora, confusão, brigas, inclusive com a entrevista inusitada de um torcedor do Vasco dizendo que ”viu criança de colo correndo” em meio ao tumulto.

Mais ou menos aos 30 minutos do 1º tempo, uma ordem judicial baseada no caos que se havia instaurado do lado de fora do estádio fez com que fosse permitida a entrada dos torcedores, que puderam assistir o final da 1ª etapa e o 2º tempo por completo, vendo o Vasco ser campeão após gol de falta de Danilo Barcelos.

1555538238458100 11 fatos mais bizarros do Cariocão 2019
Em ordem cronológica: jogo rolando sem a presença de torcedores, que brigam do lado de fora do Maracanã. Depois, com torcida já presente, Vasco vence a Taça Guanabara – Foto: Reprodução/Internet

E aí, torcedor, o que será que nos espera em 2020?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 11 fatos mais bizarros do Cariocão 2019
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui