As 10 melhores universidades do Rio de Janeiro em 2013

UFRJ é a melhor universidade do Rio de JaneiroSemana passada a Folha de São Paulo publicou o seu ranking universitário 2013 com as melhores universidades do Brasil. E, devo dizer, foi uma decepção a posição que o Rio de Janeiro ficou.

Das top 10, apenas UFRJ está, ao menos é em 2º lugar. No top 20, ao menos, temos também a UERJ, a UFF e a PUC-Rio, a única particular do Rio no Top 100. Uma grande vergonha.

Ranking Universidade Nota
UFRJ 95.64
13º UERJ 85.04
15º PUC-RIO 84.31
18º UFF 83.49
36º UENF 69.96
44º Rural 63.82
83º UNIRIO 44.75
104º Estácio de Sá 37.05
109º Gama Filho 35.4
115º UNIGRANRIO 32.98

A nota dada é feita com 7 subindicadores:

  • Trabalhos científicos publicados pela instituição
  • Citações desses trabalhos em outras pesquisas
  • Proporção de citações por publicações
  • Publicações por docente
  • Citações por docente
  • Publicações em revistas científicas nacionais
  • Recursos captados em agências de fomento
Deixe seu comentário

Quintino Gomes Freire9035 Posts

Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

0 Comentários

  • Marcello Olliver Reply

    27 de outubro de 2015 at 15:31

    Pagou passou não,para as universidades, se o aluno ficar reprovado é mais um semestre de mensalidades na tesouraria das Instituições de ensino.vai nessa vai!

  • Alexander Junior Reply

    8 de agosto de 2015 at 01:11

    Orgulho de ser RURAL 😉

  • Juju Mineira Reply

    18 de Janeiro de 2015 at 23:46

    NENHUMA SURPRESA… RIO DE JANEIRO ESTÁ AS TRAÇAS MESMO.

  • Andressa Silva Reply

    13 de Janeiro de 2015 at 15:56

    Gente é claro manipulado , os quesitos que estão apresentados na pesquisa são realmente para favorecerem as faculdades públicas. É só pensarem um pouco e perceberão , as greves atrapalham o rendimento das turmas , as infraestruturas estão precárias , o sistema de cotas diminuí o nível acadêmico das turmas… Então , como isso não conta ? A uerj que já foi e ainda é referência em Direito não ocupou neste ano os primeiros lugares no ranking da OAB . Eu conheco algumas das faculdades públicas de meu estado (Uerj ,UFRJ , UFRRj , UFF) , e posso dizer que na parte acadêmica elas ja foram bem melhores e hj sobrevivem de status que tiveram antigamente.

  • Diego Cop Reply

    9 de outubro de 2014 at 23:47

    Kkkkk, o comentário não é para vc. Relaxe Lucas, tá tenso, rsrsrs. O comentário é para quem quer acreditar que a Escracho seja top!!!

  • Lucas Knierim Reply

    9 de outubro de 2014 at 21:43

    Diego Cop, sim cara, quero ser enganado, deve ser por isso que estudo na Federal Fluminense, mas deixa pra lá. Só quis dizer que o MEC não possui credibilidade nenhuma, então essas listas não valem nada. O exame é falho, só na UFF, mais de 10 cursos boicotaram e mesmo assim ela é a 18ª.

  • Diego Cop Reply

    9 de outubro de 2014 at 19:01

    Não aconselho a perder seu tempo com que deliberadamente QUER SER ENGANADO.

  • Lucas Erthal Reply

    23 de Abril de 2014 at 17:29

    a lista é de universidades.. FGV, Ibemec e ESPM sao faculdades

  • Rafaela Trindade Reply

    12 de Abril de 2014 at 17:36

    Estacio? Nao conheco como nada. Hahahahahahaha #ufrjfeeling

  • Raphael Melo Reply

    11 de Abril de 2014 at 15:31

    lógico que tá, lista manipulada p crl…

  • João Paulo de Lucca Reply

    10 de Abril de 2014 at 22:15

    essa porra tá errada !

  • Raphael Melo Reply

    10 de Abril de 2014 at 12:29

    FGV, Ibmec, ESPM, piores que a Estácio? Vocês estão de sacanagem neh?

  • Alisson Hélio Reply

    25 de Fevereiro de 2014 at 15:44

    A Gama filho foi fechada pelo MEC dia 13 de Janeiro por falta de qualidade e problemas financeiros.

  • Vinicius Gonçalves Reply

    1 de outubro de 2013 at 19:44

    Orgulho de ser UFRJ
    Centro de Tecnologia

  • Ivison Torres Reply

    29 de setembro de 2013 at 04:38

    Verdade, eu sou carioca, mas moro em BH e estudo numa faculdade particular, as universidades particulares mineiras sao muito superiores as do Rio, inclusive, em Minas nao se faz distinção entre as universicades publicas e privadas.

  • Thayná Gomes Reply

    25 de setembro de 2013 at 22:19

    Nao acho. Estudo na ufrj e o professores fazem de tudo para nos ajudar. É uma ótima faculdade. Desculpe mas é o que eu presencio. 🙂

  • Jo Gomes Reply

    25 de setembro de 2013 at 21:01

    Na boa, é muita pesquisa, muita publicação, muita grana publica gasta, pra pouquíssimos resultados visíveis. Se pegássemos a grana investida nessas pseudo pesquisas e investíssemos diretamente na população, os resultados apareceriam mais depressa. O que adianta publicar muito?? O conteúdo da publicação tem relevância?? Quase tudo que é produzido nas academias hj, é o mais do mesmo!!! Alguns criticam o Bolsa Família, mas sobrevivem de bolsa também, porém uma bolsa bem mais cheia né. Ahhh, cansada de hipocrisia e de pseudo intelectuais.

  • Davi Iabrudi Reply

    25 de setembro de 2013 at 12:53

    As universidades maiores (em numero de cursos) sempre ficarão na frente, afinal eles avaliam quantidade de trabalhos publicados e coisas do tipo, talvez esse seja o motivo de universidades como ibmec e FGV nao aparecerem na lista e a Estácio sim.

  • Estefan Helioboros Reply

    25 de setembro de 2013 at 09:11

    Lucas Knierim Não se engane lucas, ela está em 104º na colocação Geral ! A tabela das 10 melhores universidades pode iludir aquele que acha que a universidade está bem colocada.

  • Eduardo Silva Reply

    25 de setembro de 2013 at 05:20

    Esse ranking da Folha de São Paulo favorece universidades(vários cursos)…FGV, IBMEC e o IME, que são faculdades com poucos cursos ficam prejudicadas porque alguns critérios usados favorecem a quantidade de coisas ao invés da qualidade.

  • Isabella Monteiro Reply

    25 de setembro de 2013 at 02:53

    Caroline Barcelos a questão é ensino, de que adianta uma grande estrutura se o ensino for um lixo? Não to dizendo que a faculdade tem que ser largada, mas o ponto aqui não é estrutura e sim qualidade de ensino.

  • Isabella Monteiro Reply

    25 de setembro de 2013 at 02:41

    Sandra Carvalho Se você ler a matéria direito vai ver que as melhores faculdades foram classificadas em relação a várias características, então você dizer que o curso de Medicina da Estácio é um dos melhores do Brasil não quer dizer nada e não se aplica ao assunto do texto, uma vez que este não trata sobre melhor curso de medicina(ou qualquer curso separadamente) e sim uma análise geral. A faculdade x pode ter o melhor curso z do brasil, mas não é isto que está sendo discutido na matéria.

  • Caroline Barcelos Reply

    25 de setembro de 2013 at 02:40

    Santa ignorancia de uns. Bom é o fundão com seu hospital vergonhoso, boa é a gama filho em greve e sem hospitais pra aula pratica!

  • Teresa Mello Reply

    25 de setembro de 2013 at 02:37

    Sandra Carvalho
    A pessoa nem sabe interpretar o q vc escreveu e ja vem com 7 pedras…já ouvi disso tb, que a Estácio eh mto boa em Medicina… e tem mta gente que sai das faculdades publicas pela demora em se formar por causa das greves…

  • Lucas Knierim Reply

    25 de setembro de 2013 at 02:30

    Sabe q essa é a ordem do MEC, né?

  • Fabiano Farias Reply

    25 de setembro de 2013 at 00:54

    Argumento. rs

  • Guilherme Carvalho Reply

    25 de setembro de 2013 at 00:51

    Recalque.

  • Lu Maria Reply

    17 de setembro de 2013 at 17:45

    Sociedade de Estudantes: participem deste grupo e acompanhem tudo o que está acontecendo neste momento de lutas no Brasil, além de temas importantes, pesquisas, assuntos interessantes: https://www.facebook.com/groups/441057975958025/?fref=ts

  • Thiago Henrique Barbosa Reply

    16 de setembro de 2013 at 04:12

    Além de escrever mal, só falou merda. Se fosse formada em 3 universidade não usaria (…) para escrever. Mentir é feio, usar argumentos fracos é pior ainda.

  • Raphaela Pereira Dos Santos Reply

    16 de setembro de 2013 at 02:24

    os quesitos na minha opinião ainda são mega questionáveis… O docente tem que ser muuuito fera e digo logo que para mim… a melhor universidade é aquela em que forma profissionais inigualáveis. Tenho amigos que estudaram na UFRJ onde a maioria dos professores se acham estrelas e o processo criativo dos alunos é irrelevante. De que adianta um professor que perde tempo com um zilhão de publicações e esquece dos seus alunos… que são os profissionais de amanhã e professores no futuro? Alunos como eu que sofre quando te acham preguiçosa quando no fundo você sobrevive as dificuldades de aprendizado como dislexia e TDAs e estes "Mestres" pos-doutorados nem sabem como lidar com isso????
    Para mim… isso é o mesmo que dizer que a J.K. Rowling é a melhor escritora do mundo por causa do numero exorbitante de livros…. Bobagem.

  • Marcia Bergami Reply

    15 de setembro de 2013 at 15:14

    A maioria das universidades particulares do Rio são péssimas…estilo pagou e passou…todo mundo sabe disto! O aluno, de qualque instituição de ensino, tem que correr muito atrás de ampliar seu conhecimento por conta própria mesmo…é o que penso! Opinião: cada um tem a sua e respeite a do outro.

  • Anônimo Reply

    15 de setembro de 2013 at 14:06

    Mais uma vêz o estado de SP na frente, prá variar! Vamos esperar o ranking dos quiosques de praia ou dos campeonatos de frescobol. Com certeza estaremos melhos ranqueados (rs,rs,rs…)!
    A música é antiga, mas cada dia mais atual: Rio, cidade que me seduz, de dia falta água e de noite falta luz!

  • Tiago Bernardi Reply

    15 de setembro de 2013 at 01:56

    Pura ilusão!

  • Tiago Bernardi Reply

    15 de setembro de 2013 at 01:56

    KKKKKKKK

  • Vitor Scalercio Reply

    15 de setembro de 2013 at 00:02

    Orgulho da nossa UFRJ!!!

  • Diego Cop Reply

    14 de setembro de 2013 at 21:41

    Kkkkkkkkk! A Escracho de Sá não é aquela onde um analfabeto passou e deu no Fantástico? Ainda passou nas cabeças! Não é aquela que tem campus em tudo que é buraco, até em parque de diversões? Realmente, a internet aceita qualquer mentira e bravata, mas essa é dose!!! Escracho nas cabeças, kkkkkkkkkkk! Acooooooooorda Alice! A quem vc pensa que vai enganar???

  • Sandra Carvalho Reply

    14 de setembro de 2013 at 16:52

    O que temos de bom, não é publicado. Aliás não só o curso de Medicina, os outros tb….. As pessoas tem um conceito errôneo … Dizem que é só pagar e é fácil de entrar…. Mas permanecer, mantendo notas, atualizando-se com as informações, sendo visionários das novas tecnologias aplicadas juntamente com as metodologias…. Com professores de primeira linha, contemporâneos, que estão sempre na web em contato com seus alunos, colocando-os informados, sobre novos cursos, palestras em outras salas de faculdades etc…. Não é repassado…. Não tem GREVE! Sabem que os alunos da Estácio não necessitam de comprarem livros? Eles recebem todos os materiais mesmo….. Não é publicidade é fato real……. Apenas um pouco de meu conhecimento para vocês meus amigos. Sou formada em outra Universidade e tenho 3 filhos. UVA, UFRJ e o último está na Estácio. Então tenho direito e posso fazer comparações… Eles são de áreas diferentes….Baseada em experiências que passo essa informação. Sandra Carvalho.

  • Eduardo Vasconcelos Reply

    14 de setembro de 2013 at 16:06

    E a FGV, Ibmec ?

  • Carmem Sasaki Reply

    14 de setembro de 2013 at 15:57

    Olhem o ranking das universidades cariocas…

  • Sandra Carvalho Reply