11 Restaurantes vegetarianos para saborear no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

vegan enchiladas por Yesica

Regime alimentar que ainda sofre preconceito de muita gente, o vegetarianismo é a tendência que mais cresce no mundo dos países ditos desenvolvidos. Motivos, há vários. O mais combatido pelos ativistas é o preço que se paga pela carne bovina. Mais de um quinto das florestas do mundo foram substituídas pelos pastos. O boi é um animal que come muito até ser abatido e chegar nas mesas. Além disso, o metano gerado por seus gases é um dos maiores poluentes e agravantes do efeito estufa.

Nem por isso é possível determinar que haja o melhor jeito de comer. Muitos nutricionistas, inclusive, alertam que a dieta de cada pessoa é única e de acordo com o seu biótipo e funcionamento metabólico. A medicina oriental ayurvédica, por exemplo, tem um amplo teste para determinar quais são os melhores alimentos para cada pessoa. Com essas informações e o auxílio de profissionais, cada vez mais gente têm se ocupado de buscar ingredientes naturais em feiras orgânicas, onde são trocadas receitas que são super nutritivas.

Para estimular as pessoas a conhecerem esse universo, a Sociedade Vegetariana Brasileira criou a campanha Segunda Sem Carne, convidando todos a experimentarem um almoço vegetariano por semana. E nós aqui do Diário do Rio separamos onze sugestões de restaurantes vegetarianos (utilizam derivados como leite e ovos) e veganos (que não utilizam nenhum ingrediente de origem animal) com menus bem pensados para fazer dessa experiência um momento prazeroso:

Advertisement

PRANA – Cosme Velho

Prana

Funciona das 12h às 15h para almoços e das 15 às 18h30 para lanches. De segunda a sábado. O menu tem pratos que giram em torno de 15 a 30 Reais. Rua Ererê 11D. Praça S. Judas Tadeu.

http://www.pranavegetariano.com

VEGAN VEGAN – Botafogo

Vegan Vegan_divulgacao

A casa milita pela difusão da alimentação vegana, e presta serviços diversos: cursos, entregas a domicílio, e tem também o restaurante e uma mini loja. Funciona de segunda a sábado. Rua Voluntários da Pátria, 402.

http://www.veganvegan.com.br

REFEITÓRIO ORGÂNICO – Botafogo

Refeitorio Organico_divulgacao

A pedida é o buffet vegano, com pratos como moqueca, bobó de shitake, espaguete com fungui, grelhados, acarajé, sopas, além de uma variedade de sucos e sobremesas. Rua Dezenove de Fevereiro, 120.

http://www.refeitorioorganico.com.br

UNIVERSO ORGÂNICO – Leblon

Universo Organico_divulgacao

Também é um espaço que oferece cursos, produtos e restaurante voltados aos orgânicos. No site é possível encontrar lista de produtos e artigos sobre comida viva. Rua Conde de Bernadote, 26. Lojas 105 e 106.

http://universoorganico.com.br

BIO CARIOCA – Copacabana, Downtown e Cidade Nova

Bio Carioca_divulgacao

A premiada gastronomia natural gourmet do Bio Carioca já se espalhou pela cidade. O menu sem preços abusivos é cheio de receitas simples e saborosas. Todos os dias de 11h30 às 18h.

Rua Xavier da Silveira, 28 – Copacabana.

Avenida das Américas, 500.

Rua Neri Pinheiro, 285 – Boulevard Cidade Nova.

http://www.biocarioca.com.br

No centro – opções de comida vegetariana bem gostosas (e com preço justo):

GREEN

Green_divulgacao

O restaurante serve almoço executivo com um preço atraente, o menu vegetariano traz opções de saladas e pratos quentes que variam diariamente. A refeição promocional serve pães e torradas, salada do dia, sopas, prato principal e sobremesa e sai por cerca de R$22 com refresco. Rua do Carmo, 38.

http://www.greenrestaurante.com.br

TEMPEH

Tempeh_divulgacao

Possui buffet livre vegano. No cardápio, opções variadas de pratos quentes como caruru vegetariano, yakisoba, kibe, legumes e tofu grelhados na chapa, sopa do dia, saladas, sucos e sobremesas. Rua Primeiro de Março, 24, Sobreloja.

http://www.restaurantetempeh.com.br/

REINO VEGETAL

Reino Vegetal_divulgacao

Outra pedida para o almoço executivo. Oferece cardápio diário com opções de sopas, saladas, pratos quentes e acompanhamentos. Entre as opções, quiche de brócolis e alho poró, suflê de cebola com tomate e pimentão, e mais. Possui delivery pelo telefone (21) 3903 0322. Rua Luiz de Camões, 98.

http://www.restaurantevegetariano.com.br/

BARDANA

Bardana

O restaurante adapta receitas da culinária tradicional para versões vegetarianas. Funciona no sistema de buffet a quilo com feijoada vegetariana, estrogonofe de glúten, creme de legumes, etc. Às quartas, oferece um cardápio apenas com pratos veganos.

Praça Ana Amélia 9, sobreloja.

http://bardananatural.blogspot.com.br/

DONA VEGANA RESTAURANTE E LANCHONETE

dona vegana_divulgacao

Culinária natural com café da manhã, almoço por quilo, salgados para festas eventos. Av. Marechal Floriano 13, (próximo ao Beco da Sardinha).

http://www.donavegana.com/

GOVINDA 

Govinda_divulgacao

O Govinda é um oásis do Centro do Rio. Lá, a comida é preparada com amor conforme os textos da Bhagavad-Gita.  São sempre duas opções de pratos indianos, e ambas acompanham salada, sobremesa e refresco. Rua Rodrigo Silva, 6, no Castelo

http://www.govinda.com.br/

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 11 Restaurantes vegetarianos para saborear no Rio
A Cariúcha de 29 anos, chegou na Maravilhosa logo após terminar seu curso de Jornalismo na PUC do Rio Grande do Sul. Pós-Graduada em Tradução, é redatora web, professora de Yoga e terapeuta. Ama o Rio, sua beleza e, principalmente, as pessoas que aqui habitam.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui