13 de Maio, Dia da Abolição da Escravatura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Hoje é celebrado o dia da abolição oficial da escravatura no Brasil. A Lei Áurea, oficialmente Lei Imperial nº 3.353, sancionada em 13 de maio de 1888, foi resultado de um processo de abolição que se iniciou com a Lei Eusébio de Queirós em 1850 (fim do tráfico de negros escravizados), seguida pela Lei do Ventre Livre em 1871 (liberdade aos filhos das mulheres escravizadas a partir da Lei) e pela Lei dos Sexagenários em 1885 (liberava os homens e mulheres escravizados com 60 ou mais anos).

Nessa sequência de atos, que resultaram no fim da escravidão oficial em nosso, país podemos observar, nesse breve relato histórico, a falta de preocupação do Estado brasileiro com o destino dos negros e negras que estavam sendo considerados livres.

A escravidão da população negra não é algo que está sepultado no passado, longe disso. São apenas 131 anos do fim oficial da escravidão no Brasil. Infelizmente nosso país foi um dos últimos a abolir a escravidão, muitos anos depois da independência do Brasil. Quando o país comemorava sua liberdade, em 7 de setembro de 1822, os negros e negras ainda eram escravizados.

A herança escravagista continua presente em todas as nossas relações sociais, não tem como negar essa óbvia constatação. O Estado brasileiro falhou, mesmo quando se viu obrigado a por fim na escravidão, e continua falhando em não garantir, a todos os brasileiros serviços públicos adequados que poderiam diminuir o grande desnível no ponto de partida que prejudica uma parcela significativa da população brasileira, em especial o pobre, o negro e os moradores das periferias.

Advertisement

Lembre-se, não é por acaso que a maioria dos pobres e moradores das periferias do nosso país são formados por negros e negras. Não foi proporcionada aos ex-escravizados a reinserção na sociedade, sendo abandonados a própria sorte, marginalizando-os e obrigando-os a aceitar trabalhos em condições análogas à escravidão.

Bruno Alves é formado em Administração pela Faculdade da Cidade do Salvador (FCS), pós graduando em Políticas Públicas, Gestão e Controle da Administração no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e Secretário Geral da Juventude Democratas Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 13 de Maio, Dia da Abolição da Escravatura
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui