13 Praias que você precisa conhecer em Niterói

Dicas pra quem gosta de praia, mas quer curtir outras paisagens

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Rio de Janeiro é repleto de praias lindas, muitas são um verdadeiro paraíso para moradores e turistas. A dica de hoje vem do “outro lado da poça”.
Listamos 13 praias que você precisa conhecer em Niterói (mas só depois da vacina contra a covid19, hein pessoal!)

Praias da Baía de Guanabara:

Adão e Eva

Adao e eva flickr quasebart 13 Praias que você precisa conhecer em Niterói
Foto: Flickr.com/quasebart

Localizadas próximo a Jurujuba, as Praias de Adão e Eva são praias gêmeas, uma com 250 metros e a outra com 150 metros de extensão, possui águas bastante frias, não muito calmas e de coloração esverdeada, suas areias são brancas e finas.
É uma praia bastante freqüentada, chegando a ficar lotada em dias de muito sol, pelo seu ambiente simples e acolhedor.

Praia do Gragoatá

praia de cagroata 13 Praias que você precisa conhecer em Niterói
Foto: Reprodução internet

Pequena praia ao lado do forte homônimo, de águas tranqüilas e esverdeadas, seu nome deriva de uma planta abundante no local (gravatá: caroá duro, bromélia de fibra resistente). De areia escura e fina, possui 80m de extensão.

Praia da Boa Viagem

praia da boa viagem 13 Praias que você precisa conhecer em Niterói
Foto: Reprodução Internet

A Praia de Boa Viagem tem aproximadamente 450 metros de extensão, possui águas cristalinas e esverdeadas com areia branca e fina. Na praia é possível encontrar as ilhas de Cardoso e da Boa Viagem e à esquerda o museu de Arte Contemporânea (MAC) projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que tornou-se o símbolo de Niterói.

Advertisement

Praia das Flexas

praia da 13 Praias que você precisa conhecer em Niterói
Foto: Reprodução Internet

Possui 400m de extensão. Pequena, mas de grande beleza, está localizada entre as praias da Boa Viagem e a de Icaraí. Dela, pode-se ver as duas pedras históricas: Pedra do Índio (semelhante a cabeça de um índio com cocar) e a Pedra de Itapuca (do tupi, pedra furada) que inspira poetas e pintores.

Praia de São Francisco

praia de sao francisco 13 Praias que você precisa conhecer em Niterói
Foto: Vania Maria Parreiras

Possui 750m de extensão, amendoeiras e gramíneas que ocupam parte da praia. Suas águas são calmas, com areia clara e fina. Localiza-se numa área residencial. Conta com calçadão em toda a orla usado para passeios, jogging e ciclismo. É ideal também para a prática de esportes a vela. É margeada por bares e restaurantes, pontos da maior badalação noturna da cidade. Em uma colina no final da praia, encontra-se a Igreja de São Francisco Xavier.

Praia de Charitas

praia de charitas por heloisaprado 13 Praias que você precisa conhecer em Niterói
Foto: Heloisa Prado

Localizada em bairro residencial, está pontilhada de bares, restaurantes, casas noturnas e quiosques no calçadão. De areia clara e águas calmas, seu nome deriva de ”cáritas” (caridade, em latim). É muito frequentada por desportistas apaixonados por windsurf e esqui-aquático. Com 1.000m de extensão, é local de pouso de praticantes de vôo livre.

Praia de Jurujuba

praia de jurujuba 13 Praias que você precisa conhecer em Niterói
Foto: PENTAX imagem

Suas águas são escuras e calmas. Possuindo 300m de extensão, é margeada por uma estreita calçada com ipês e amendoeiras. Na praia está instalada a sede da tradicional colônia de pescadores. A enseada de Jurujuba é cenário da Festa de São Pedro de Jurujuba, realizada anualmente em 29 de Junho. Na orla, há vários restaurantes típicos de frutos do mar e bares. Seu aspecto é bastante rústico e seu nome significa “pescoço amarelo ou ruivo, barba ruiva ou loura”.

Praia de Icaraí

praia de icarai 13 Praias que você precisa conhecer em Niterói
Foto: instagram.com/digital_peace_drone

Localizada no interior da Baía de Guanabara, significa em Tupi “água benta, água santa, rio sagrado ou rio salgado”. Com 1.200m de extensão e vegetação composta de amendoeiras e coqueiros, é a mais conhecida da cidade. O local possui uma extensa faixa de areia e um calçadão que permitem a prática de diversas modalidades esportivas, caminhadas ou apenas admirar o belíssimo panorama. Também é palco dos maiores eventos promovidos na cidade. Dela, avista-se a Pedra do Índio, a Pedra de Itapuca, o MAC e parte da cidade do Rio de Janeiro, destacando-se o Corcovado e o Pão de Açúcar.

Praias Oceânicas

Praia de Itacoatiara

itacoatiara 13 Praias que você precisa conhecer em Niterói
Foto: instagram.com/rafemoura

Possuindo 700m de extensão e sendo considerada uma das melhores praias da cidade, seu nome significa em Tupi ”pedra escrita, riscada ou que tem inscrição”. Em meio a uma vegetação exuberante, suas águas são transparentes e azuladas. Paraíso dos surfistas, é pequena e uma das mais frequentadas pela juventude, além de oferecer uma rica paisagem. No recanto direito, fica a ”Prainha”, paraíso para as crianças, uma pequeníssima praia protegida das ondas e que apresenta na maior parte do tempo águas calmas.

Praia de Piratininga

praia de piratininga 13 Praias que você precisa conhecer em Niterói
Foto: instagram.com/digital_peace_drone

Uma das mais belas praias da cidade, com aproximadamente 2.700 metros de extensão, com águas limpas, apropriadas para o banho, e com paisagem deslumbrante aberta para o Oceano Atlântico. É formada por duas praias conjugadas: o Praião, no trecho maior, com pequenas ondas; e a “Prainha”, no trecho menor, uma parte rasa e calma, ideal para crianças e idosos.

Praia de Camboinhas

praia de camboinhas Niteroi 13 Praias que você precisa conhecer em Niterói
Foto: instagram.com/ecoclics

Com 2.600m, é uma extensão da própria Praia de Itaipu. Suas águas são transparentes, esverdeadas e frias, com areia clara. Recanto pitoresco, é muito procurado pelos amantes da pesca de arremesso e por velejadores. Sua orla é repleta de quiosques especializados em frutos do mar e petiscos, servidos em mesas na beira do mar. Seu nome, reporta-se ao encalhe de um navio com o mesmo nome.

Praia do Sossego

praia do sossego 1 13 Praias que você precisa conhecer em Niterói
Foto: instagram.com/digital_peace_drone

Localizada entre Piratininga e Camboinhas, é de difícil acesso para pedestres. Tendo uma pequena extensão, é bastante frequentada pelos que vem pelo mar em lanchas e iates, pois sua trilha não é muito conhecida. Sossego é um dos mais belos recantos da cidade e patrimônio natural do município.

Praia de Itaipu

Praia de Itaipu 13 Praias que você precisa conhecer em Niterói
Foto: instagram.com/digital_peace_drone

Localizada no final da estrada de mesmo nome e com uma extensão de aproximadamente 1.000m, é a única praia oceânica de Niterói que apresenta águas sempre calmas. É uma das áreas mais antigas da cidade, com sua colônia de pescadores, uma igreja do início do século XVIII, o Museu de Arqueologia, contrastando com as modernas casas de veraneio. Seu nome, na língua Tupi, significa “água que sai do meio das pedras”. Possui restaurantes a beira-mar especializados em frutos do mar, de onde se pode apreciar o mais belo pôr-do-sol da cidade. O canal de ligação da laguna com o oceano é o limite natural entre as praias de Itaipu e Camboinhas.

Aproveita pra seguir o DIÁRIO DO RIO no instagram!
Marque #diariodorio nas fotos da cidade e faça parte do nosso mural de AMOR ao Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 13 Praias que você precisa conhecer em Niterói
Advertisement

53 COMENTÁRIOS

  1. Junta tudo e mesma água da Bahia Guanabara que desce lá de caxias.
    Magé etc..ou seja limpa por cima .
    Sujona por baixo.nem corvina nem bagre aguentou e vazou …

  2. Eles corrigiram a matéria e colocaram Camboinhas. Mas no início da matéria não tinha não. Tanto que só tinham 12 praias, eles tinham esquecido Camboinhas. Agora sim!!! ?

  3. A praia de Itaipuaçu não fica em Niterói e sim Maricá. Camboinhas, Itaipu e Piratininga são praias diferentes, vizinhas mas independentes. Todas ficam na região oceânica de Niterói.

  4. Da lista, só servem para banho Itacoatiara, Itaipú, Camboinhas, Piratininga, Sossego, e as que são exclusivas dos fortes (não citadas) Imbuí, S. Cruz e Rio Branco. As da Baía são quase sempre impróprias; Adão e Eva dependem da maré; Charitas e Jurujuba nunca estão próprias!

  5. Com excessão das praias da Região Oceânica (Camboinhas, Itacoatiara, Itaipu e Sossego) o resto não presta. Só servem para tomar cerveja nos bares/kiosques correndo o risco de serem assaltados ou roubados.

  6. Falou sim da de camboinhas. Gostaria que o povo se conscientizasse e levasse seu lixo pra casa.
    Por isso que tem algumas praias que são proibidas a população.
    O povo nao tem jeito…

  7. Está lista está um pouco mentirosa as praias da baía são sujas apesar de bonitas mas são sujas e a trilha pra chegar na praia do sossego é extremamente fácil

  8. Na verdade além de faltar a praia de Camboinhas esqueceram de mencionar também a praia do Rio Branco e é praia do Imbuí ambas a população de Niterói não podem frequentar pois o exército tomaram posse. A população de Niterói praticamente não a conhecem . Para frequentá-las precisa pagar como se fosse um clube.

  9. A Praia de Adão e Eva, creio que não tem despejo. Fiquei decepcionado com a omissão de Camboinhas. É quanto à praia do sossego, não conhecia. Sendo assim, preciso encontrar uma BOA guia turística!

  10. Porque não comentaram de Camboinhas.
    Fácil,seus moradores q se consideram a Classe A de Niterói não querem q outras pessoas passem a frequentar,porque os consideram como forasteiros, não querem outros tipos sociais em seus domínios,mal sabem eles que a Pandemia está aí para mostrar que todos são iguais perante a Deus.

  11. Lindas nossas praias realmente mas o colega aí disse falto camboinhas… Mas tá tranquilo… O importante é o registro dessas imagens lindas q fazem falta na nossa viagem da q estamos acostumados mas não podermos usufruir e por orientação médica eu preciso…

  12. Bom dia pessoal sao 13 praias sim, ela só esquceu de mostrar as fotos da praia da Eva.
    Sobre praia do sossego, tem algo errado sim.
    MAS tds as praias oceânicas são show.

  13. Alô RENATA QUE NÃO SABE CONTAR de plantão, todo mundo leu a legenda onde diz 13 praias e na verdade só mostraram 12 na matéria. Acho que não foram só a aulas de matemática que você faltou não….

  14. Concordo com o leitor Eduardo Melo. Quem fez a matéria não conhece as praias. Camboinhas foi esquecida, mas um fato que chama minha atenção é dizer que a praia do Sossego é mais frequentada por pessoas que chegam de lanchas e iates. Sempre frequentei ali e nunca vi isso acontecer. É uma das minhas preferidas e a trilha de acesso é simples.

  15. As. Praias Adão e Eva fizeram parte da infância dos meus filhos. Ia muito para lá pois é uma praia muito calma, tranquila e perto do centro da cidade.

  16. Alô niteroienses de plantão, leiam a legenda,
    ” 13 praias q você precisa conhecer em Niterói” não as 13 praias q tem em Niterói ” interpretação de texto tbm ajuda aos que gostam de criticar a matéria! Tenho certeza q ja deu pra se ter uma ideia q niteroi tem essas praias bonitas; entre outras! Adorei as dicas quero conhecer Adão e Eva!

  17. Talvez não tenha colocado Camboinhas pq apesar de ser uma belíssima praia é muito perigosa, o mar bate muito, muitas vezes vc vai e volta sem ter o privilégio de entrar no mar e as praias dos fortes por serem área militar vc precisa de autorização para entrar. Praia de Icaraí apesar de ser belíssima não considero própria para banho, despejam dejetos daqueles prédios e muitas vezes o mar está espumante.

  18. Sou de Niterói, porém moro em João Pessoa PB, conheço todas as praias da minha Cidade, e para não sentir tanta saudade, frequento as praia lindas daqui, inclusive uma como nome de Camboinhas… rsrs

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui