Carnaval depois da pandemia

Lembrando de como foi a última folia pós-pandemia, o carioca imagina como será a próxima.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Tem gente planejando um Carnaval épico para quando o Coronavírus passar. Goste ou não da ideia tem gente levando a sério e festejar depois de passar por momentos difíceis é algo muito como ao ser humano, ainda mais considerando que esse ano não teremos a tradicional folia. Inclusive, algo muito semelhante já aconteceu no Rio de Janeiro. Em 1919.

Gripe Espanhola matou, no mundo, entre 50 e 100 milhões de pessoas – os números não são precisos por conta da época. No Rio de janeiro foram, segundo o Instituto Butantan, 12.700 de óbitos.

Como o pico de casos no Brasil foi no final de 1918, quando o problema estava controlado, já no início do ano seguinte, o Carnaval foi um acontecimento histórico.

carnaval 2 Carnaval depois da pandemia

“Uma outra cidade ia nascer”, escreveu Nelson Rodrigues: “Toda a nossa íntima estrutura fora tocada, alterada e, eu diria mesmo, substituída. Éramos outros seres e que nem bem conheciam as próprias potencialidades. (…) A espanhola trouxera no ventre costumes jamais sonhados. E, então, o sujeito passou a fazer coisas, a pensar coisas, a sentir coisas inéditas e, mesmo, demoníacas”.

Advertisement

Após o medo de morrer de Gripe Espanhola, as pessoas foram para a rua com tudo. Nas festas de rua ou nas festas de clubes, todos bebiam e cantavam como se não houvesse amanhã.

As ruas foram, novamente, tomadas por pessoas felizes, sem medo. O comércio reabriu. Era festa em todo canto. Música em qualquer lugar. Até quem não gostava pulou carnaval naquele ano.

A caipirinha surgiu nessa época.  Os médicos, além de canja de galinha, indicavam limão e canela contra a Gripe Espanhola. Em pouco tempo, a cachaça era usada para potencializar os efeitos. O remédio, usado para conter a Gripe, virou febre no Carnaval do ano seguinte.

carnaval 3 Carnaval depois da pandemia

Assis Valente escreveu a famosa música à época, que traduz bem o sentimento geral do povo: “Pensei que o mundo ia se acabar/ E sem demora fui tratando de aproveitar/ Beijei na boca de quem não devia/ Peguei na mão de quem não conhecia/ Dancei um samba em traje de maiô/ E o tal mundo não se acabou… / Ih! Vai ter barulho e vai ter confusão/ Porque o mundo não se acabou”.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

São muitos os livros sobre o tema. “O Carnaval, a peste e a ‘espanhola”, do Ricardo Augusto dos Santos, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz, é um dos mais aclamados.

Estudiosos do Carnaval carioca garantem que nunca houve um carnaval como aquele de 1919.

carnaval1919 Carnaval depois da pandemia

“O comportamento do homem e da mulher até princípios de 1919 era medieval, feudal ou que outro nome tenha. Psicologicamente, ainda não ocorrera para nós a abertura dos portos. A mulher que ia ao ginecologista  sentia-se, ela própria, uma adúltera. E tudo explodiu no sábado de Carnaval. Vejam bem: — até sexta-feira, isto aqui era o Rio de Machado de Assis; e, na manhã seguinte, virou o Rio de Benjamin Costallat”. Nelson Rodrigues, famoso pelos hipérboles, nesse caso estava falando em tom comum. Geral.

Foi o Carnaval mais louco da história. Será que vem mais por aí? Vamos ver.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carnaval depois da pandemia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui