Theatro Municipal - Foto: Alexandre Macieira | Riotur
Theatro Municipal - Foto: Alexandre Macieira | Riotur

O Rio respira história e muitas vezes apressados por causa da vida agitada do dia a dia, nem nos damos conta de quantos locais bacanas existem por aqui. Listamos 16 lugares para visitar no centro do Rio.

1- Confeitaria Colombo

Fundada em 1894, sua arquitetura e ambiente permitem ter uma ideia de como foi a Belle Époque na então capital da República. Já foi eleita um dos mais belos cafés do mundo.

2- Real Gabinete Portugues de Leitura

Maior acervo de obras lusitanas fora de Portugal, o Real Gabinete Português de Leitura tem quase dois séculos de riquíssimas memórias.

3- Arco do Teles

Marco arquitetônico na história da cidade, é o que resta da antiga residência da família Telles de Menezes, rodeado de histórias, liga a Praça XV à Travessa do Comércio.
(E é a porta de entrada para a nova Sede do Diário do Rio)

4- Paço Imperial

O Paço já foi sede dos governos do Reinado e do Império e hoje é um centro cultural vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Ministério da Cultura, tendo exposições incríveis durante todo ano com entrada franca.

5- Theatro Municipal

Um dos mais belos e grandiosos prédios da história do Rio, o Theatro Municipal foi inspirado na Ópera de Paris e imponente, é cenário para belíssimas fotos.

Pao-do-Ouvidor

Cada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço.

6- Passeio Público

O Passeio Público foi a primeira área urbanizada do Rio de Janeiro e o primeiro parque de passeio público criado no Brasil, no fim do século 18. Ali as famílias faziam o footing, em meio a rodas de modinhas, lundus, cantigas e leitura de versos. Passou por algumas modificações, mas sempre mantendo as peças projetadas por Mestre Valentim.

7- Centro Cultural da Justiça

Situado na antiga sede do Supremo Tribunal Federal na cidade do Rio, o CCJF tem no seu interior escadas de ferro e mármore, grandes portas esculpidas em madeira e impressionantes vitrais.

8- Biblioteca Nacional

Considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina. O núcleo original de seu poderoso acervo está calculado hoje em cerca de dez milhões de itens.

9- Igreja de São Francisco da Penitência

Localizada no Largo da Carioca, a simplicidade da fachada esconde a beleza grandiosa da Igreja de São Francisco da Penitência.
São inúmeros detalhes barrocos, boa parte entalhada em cedro pelo Mestre Aleijadinho, revestida com folhas de ouro.

10- Igreja da Candelária

Uma das mais famosas e belas igrejas do Brasil a Igreja de Nossa Senhora da Candelária recebe centenas de turistas diariamente. A imponente fachada, é voltada para a Baía da Guanabara, principal via de entrada da cidade na época da sua construção. 

11- Centro Cultural Banco do Brasil

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil celebra 30 anos de atuação com mais de 50 milhões de visitas. O CCBB é um marco da revitalização do centro histórico da cidade e mantém uma programação plural, regular, acessível e de qualidade.

12- Centro Cultural dos Correios

Em uma área de 3.500 metros quadrados, o visitante pode percorrer um total de 11 salas de exposição, cuja programação apresenta diversas mostras temporárias simultaneamente, além de eventos culturais, atraindo anualmente um público estimado em 400 mil pessoas.

13- Casa França Brasil

Um dos principais espaços culturais do Rio de Janeiro, desde a sua inauguração em 1990, consolidou-se como um lugar privilegiado para a realização de exposições, performances e apresentações musicais.

14- Saara

O Saara é considerado o maior shopping a céu aberto do Estado. Formado por onze ruas nas adjacências da Rua da Alfândega, reúne mais 800 lojas, a maioria voltadas para o comércio popular.

15- Campo de Santana

Um dos espaços livres mais tradicionais da região central da cidade, no coração da Avenida Presidente Vargas, o Campo de Santana (Praça da República) já era utilizado pela população nos tempos coloniais, muito antes do Rio de Janeiro ser habitado pela corte portuguesa.

16- Shopping Paço do Ouvidor

O Shopping Paço do Ouvidor é um complexo multiuso localizado bem na “esquina de ouro”, na tradicional Rua do Ouvidor, inserido no meio do patrimônio histórico da cidade.

Tem dicas de mais lugares pra visitar no centro do Rio? Deixa aqui nos comentários!
Aproveita pra seguir a gente lá no instagram.com/diariodorio. Marque #diariodorio nas fotos da Cidade Maravilhosa e faça parte do nosso mural de AMOR ao Rio!

3 COMENTÁRIOS

  1. Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Além de linda e imponente, há diversos achados arqueológicos e tumba com parte da ossada de Pedro Alvarez Cabral.
    Igreja Nossa Senhora do Monte Carmo (ao lado da primeira).
    Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Navegantes (r. do Ouvidor, próxima do arco dos Telles), um grande exemplo barroco e guarda uma estátuta única no Rio, o “primeiro alvo de bala perdida do Rio de Janeiro”. Durante a Revolta da Armada, um tiro de canhão acertou a estátua que estava localizada na fachada da igreja. A estátua caiu lá de cima, quebrando apenas um dedo, daí ganhou grande reverência entre seus membros e frequentadores. Outra peculiridade é uma estátua de Nossa Senhora com os olhos de vidro e seguem que os observa.

  2. Boa noite!

    Vamos lá:

    Museu de Belas Artes, Palácio Tiradentes, Palácio Pedro Ernesto, Centro Cultural da Casa da Moeda, Mosteiro de São Bento, Museu Histórico Nacional (sensacional), Museu da Imagem e do Som (Acho que o acervo está sendo transferido), Talvez possa se considerar o MAM, Academia Brasileira de Letras na Av. Presidente Wilson, Museu Naval e Oceanográfico, Centro Cultural do Poder Judiciário, Clube Naval (devidamente trajado)
    Nosso RJ tem muuuuitas atrações. Acho que ajudei. Dá inclusive pra fazer um outro post, não?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui