1988, quando a Barra quase foi uma cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Barra da Tijuca por Kenji YamamotoDia destes estava relendo um artigo do Pedro Paulo Bastos do “As Ruas do Rio”, em que ele faz um belíssimo texto de quando a Barra da Tijuca quase virou um município. Eu, apesar de criança, me lembro bem da época, no fim de 1988, quando um plebiscito decidiria se a Barra se separaria, ou não, do Rio de Janeiro.

Se pensar bem a Barra é uma cidade a parte, que o diga os moradores da Zona Sul que sempre repetem que a Barra é longe pra caramba. E, se é hoje, imagine cerca de 25 anos atrás? Ok, não tinha o trânsito de hoje, mas lembrem que 88 é antes da duplicação da Av. das Américas feitas pelo atual candidato a vereador Cesar Maia.

Como todos sabemos hoje não houve emancipação. E não é como se o “não” tivesse ganho, 5.785 pessoas votaram “sim”, apenas 354 disseram não e foram 58 nulos. É que para ser validada eram necessários 23.978 votos, e só compareceram 6.217.

Advertisement

Já pensaram como seria diferente a história do Rio sem a Barra? Será que teríamos um Barra 2016? Afinal, é lá que temos os principais equipamentos olímpicos. Quem seria o prefeito? É em Barra e Jacarepaguá que saiu Eduardo Paes.

Mas felizmente o Rio continuou unido e hoje somos sede olímpica e a Barra continua longe e, cada dia mais, engarrafada.

E leiam o artigo do Pedro, vale muito pela história. E um vídeo pedindo pela emancipação:

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 1988, quando a Barra quase foi uma cidade
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui