Nesta quinta-feira (19/9), às 12h30, o Duo Amancaes, formado pelos músicos peruanos Armando Becerra (harpa) e Ernesto Zamora (violino), se apresenta no Teatro II do CCBB Rio. O repertório inclui obras de compositores peruanos e clássicos latino-americanos. Armando Becerra realiza um trabalho de pesquisa sobre música peruana, adaptando-a para harpa, enquanto Ernesto Zamora, com formação pelo Conservatório Nacional de Música do Peru, traz sua experiência em orquestras como a Camerata de Lima.
Ainda na quinta, às 15h, a harpista francesa Claire Le Fur e o grupo Les Alizes se apresentam com um repertório que mescla clássicos franceses e da Martinica. Claire Le Fur, conhecida por suas performances inovadoras, já filmou apresentações de harpa no fundo do mar do Caribe, utilizando uma harpa de borracha criada especialmente para essas ocasiões. Durante o concerto, são exibidas imagens marinhas que acompanham a apresentação musical.
Na sexta-feira (20/9), às 13h, o harpista venezuelano Jésus Soarez sobe ao palco do Teatro II do CCBB Rio para apresentar clássicos da música latino-americana. Soarez iniciou seus estudos de harpa venezuelana aos 15 anos e é uma figura de destaque em festivais de música clássica internacionais.
Na sequência, às 15h, o Grupo Fujiyama Nippon de Koto (Japão) apresenta músicas tradicionais japonesas. O grupo utiliza instrumentos como o Koto, uma harpa horizontal tradicional, o Shamisen e o Shakuhachi. O Koto, introduzido no Japão no século VI, foi popularizado pelo mestre Yatsuhashi Kengyo no século XVII, cujas composições ainda são executadas até hoje.
A programação continua no sábado (21/9) e domingo (22/9), às 15h, com a presença da harpista brasileira Bárbara Cunha no Teatro II do CCBB Rio. No sábado, Bárbara se apresenta com o grupo Lenda Céltica, tocando harpa, violino e narrando lendas celtas, acompanhada por Vik Marins (harpa e bodhrán), Victor Leite (violão e voz) e João Pedro Barros (flautas). O programa inclui músicas celtas, irlandesas e medievais. Já no domingo, Bárbara Cunha volta ao palco com as participações especiais de Victor Leite (eufônio), João Pedro Barros (flauta) e Iago Soares (violoncelo), apresentando um repertório de música clássica.
Para iniciar a semana, na segunda-feira (23/9), às 12h30, o Coral Vozes da África, sob a regência de Luis Lima, se apresenta no Teatro II do CCBB Rio, com um programa focado em músicas africanas e relacionadas à cultura africana. A apresentação conta com a participação especial de Muso N’Goni e Mukanya.
Os ingressos são distribuídos gratuitamente uma hora antes das apresentações no CCBB RJ. Para mais informações, acesse bb.com.br/cultura, www.rioharpfestival e www.musicanomuseu.com.br.
Programação da semana:
- 16 de setembro (segunda-feira), às 12h30 – Duo Amancaes (Peru), no CCBB Rio. Clássicos europeus e latino-americanos.
- 17 de setembro (terça-feira), às 15h – Al Nur Kibir (Líbano), no Centro Cultural Justiça Federal. Músicas árabes.
- 17 de setembro (terça-feira), às 18h – Claire Le Fur (França), no Espaço Cultural Arte Sesc. Clássicos franceses e da Martinica.
- 18 de setembro (quarta-feira), às 12h30 – Claire Le Fur (França), no CCBB Rio. Clássicos franceses e da Martinica.
- 19 de setembro (quinta-feira), às 12h30 – Duo Amancaes (Peru), no CCBB Rio. Clássicos europeus e latino-americanos.
- 19 de setembro (quinta-feira), às 15h – Claire Le Fur (França), no CCBB Rio. Clássicos franceses e da Martinica.
- 20 de setembro (sexta-feira), às 13h – Jésus Soarez (Venezuela), no CCBB Rio. Clássicos latino-americanos.
- 20 de setembro (sexta-feira), às 15h – Grupo Fujiyama Nippon de Koto (Japão), no CCBB Rio. Música tradicional japonesa.
- 21 de setembro (sábado), às 15h – Lenda Céltica com Bárbara Cunha (Brasil), no CCBB Rio. Músicas celtas e medievais.
- 22 de setembro (domingo), às 15h – Bárbara Cunha (Brasil), no CCBB Rio. Música clássica.
- 23 de setembro (segunda-feira), às 12h30 – Coral Vozes da África, no CCBB Rio. Músicas africanas.
Os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada apresentação. Mais informações em bb.com.br/cultura, www.rioharpfestival e www.musicanomuseu.com.br.