A Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses comemora seus 30 anos de dedicação à literatura portuguesa com a realização do 19º Seminário Internacional, marcado para os dias 17 e 18 de setembro na PUC-Rio. O evento, que contará com a presença de acadêmicos brasileiros e estrangeiros, será dedicado ao cinquentenário da Revolução dos Cravos, movimento que marcou a transição de Portugal para a democracia.
Fruto de uma parceria entre o Instituto Camões e o Departamento de Letras da PUC-Rio, a Cátedra, desde sua criação em 1994, tem sido um polo de produção acadêmica, contribuindo para mais de 100 dissertações de mestrado e 50 teses de doutorado. O seminário deste ano, intitulado “Imagens da Revolução dos Cravos”, reunirá 15 especialistas de universidades e centros de pesquisa, incluindo quatro instituições internacionais.
Debates sobre a Revolução dos Cravos
O seminário será aberto pelo sociólogo Augusto Santos Silva, da Universidade do Porto, que fará uma conferência no dia 17 de setembro, às 9h30, mediada pela professora Izabel Margato, uma das organizadoras do evento. Outros acadêmicos notáveis, como António Pedro Pita, da Universidade de Coimbra, e o historiador David Santos, do Museu do Neo-Realismo, também participarão das discussões, que abordarão temas ligados à Revolução dos Cravos e à democracia em Portugal.
Além disso, a programação conta com o lançamento do livro “Revolução escrita”, organizado por Izabel Margato e Alexandre Montaury, ambos professores da PUC-Rio. A obra é uma coletânea de ensaios dos participantes do seminário realizado no ano anterior, também dedicado ao marco histórico de 1974.
Participação internacional
O evento terá forte participação internacional, com a presença de acadêmicos de instituições de prestígio, como a Universidade de Santiago de Compostela, representada pelo filólogo Elias J. Torres Feijó, e a Universidade de Coimbra, com António Pedro Pita, que encerrará o seminário no dia 18 de setembro.
No Brasil, cinco universidades estarão representadas por 10 professores, incluindo Patrícia Peterle (UFSC), Danilo Marcondes (UFF) e Daniel Marinho Laks (UFSCar). A PUC-Rio também terá grande presença com os professores Izabel Margato, Alexandre Montaury, e outros pesquisadores ligados à Cátedra, como Bruno Nothlich, Clélio Toffoli Júnior, Fernanda Fumico Ujiie e Júlia Costa Borges Monteiro.
Programação e lançamento de livro
O 19º Seminário Internacional da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses acontecerá no auditório do Centro Técnico Científico (CTC) da PUC-Rio. Os debates começam às 9h30 nos dias 17 e 18 de setembro, estendendo-se ao longo do dia. Na noite de abertura, às 19h, ocorrerá o lançamento da coletânea “Revolução escrita” na Livraria Argumento, no Leblon.
Sobre a Cátedra Padre António Vieira
Criada em 1994, a Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses é uma iniciativa conjunta entre o Instituto Camões e a PUC-Rio, que, ao longo de 30 anos, publicou 17 obras, lançou 11 volumes da revista “Semear” e promoveu diversos seminários internacionais. A Cátedra tem sido essencial na formação de acadêmicos em estudos de literatura portuguesa e na promoção de debates sobre a democracia e a cultura lusófona.
Informações do evento:
Imagens da Revolução dos Cravos – 19º Seminário Internacional da Cátedra Padre António Vieira
- Datas: 17 e 18 de setembro
- Horário: Início às 9h30, término às 17h30 (dia 17) e 16h (dia 18)
- Local: Auditório do CTC, PUC-Rio, Av. Padre Leonel Franca, S/N, Gávea, Rio de Janeiro
Lançamento do livro “Revolução escrita”
- Data: 17 de setembro, às 19h
- Local: Livraria Argumento, Leblon, Rio de Janeiro