1ª convocação de Tite pós-Copa América tem 8 jogadores revelados por clubes do Rio

Vinicius Junior e Lucas Paquetá estão convocados para a seleção brasileira - Foto: Reprodução/Internet

Na manhã desta sexta-feira (16/08), o técnico Tite fez a 1ª convocação da seleção brasileira após o título da Copa América, conquistado em julho, no Maracanã, em vitória sobre o Peru por 3 a 1.

Dentre os 23 selecionados por Tite para enfrentar Colômbia e Peru em setembro em duas partidas amistosas, apenas 1 joga atualmente no futebol carioca. Trata-se do atacante Bruno Henrique, do Flamengo.

Bruno Henrique celebrando gol pelo Flamengo; atacante é o único representante do atual futebol carioca na lista de Tite – Foto: Reprodução/Internet

Porém, se a quantidade de convocados que atuam hoje no Rio de Janeiro é baixíssima, felizmente o mesmo não se pode dizer do número de jogadores revelados por times cariocas nesta convocação. Ao todo, 8 atletas atuaram pela 1ª vez na carreira por times do Rio ou, no mínimo, tiveram suas formações de base realizadas por aqui.

Entre os defensores, o lateral-esquerdo Jorge e o zagueiro Samir, que atualmente defendem Santos e Udinese-ITA, respectivamente, foram revelados pelo Flamengo e companheiros de time entre 2014 e 2015.

Respectivamente, Jorge e Samir atuando pelo Flamengo – Foto: Reprodução/Internet

Já o também zagueiro Thiago Silva, hoje no PSG, da França, fez toda sua trajetória de base no Fluminense, de 1995 a 2003, mas acabou estreando profissionalmente pelo antigo RS Futebol Clube, do Rio Grande do Sul, hoje chamado de Pedrabranca. Posteriormente, no início de 2006, retornou ao Tricolor, onde ficou até o fim de 2008, se tornando ídolo da torcida e sendo chamado carinhosamente de ‘Monstro’.

Thiago Silva comemorando gol pelo Fluminense, em 2008 – Foto: Reprodução/Internet

No meio de campo e ataque, começamos com o volante Fabinho, um dos grandes destaques do Liverpool-ING na conquista da última Liga dos Campeões da Europa e que, assim como Thiago Silva, também fez sua base completa pelo Fluminense e acabou estreando entre os profissionais em outro clube, o Real Madrid Castilla, que joga a 2ª divisão do Campeonato Espanhol. Ele até ficou no banco de reservas de um jogo do Tricolor em 2012, mas não entrou em campo.

Fabinho quando ainda era jogador do Fluminense – Foto: Reprodução/Internet

Já o também volante Allan, do Napoli, da Itália, e o meia Philippe Coutinho, do Barcelona-ESP, são amigos de longa data. Fizeram a base juntos no Vasco e estrearam entre os profissionais em 2009 e 2010, respectivamente, tendo atuado juntos durante um curto período.

Coutinho e Allan são muito próximos fora de campo – Foto: Reprodução/Internet

Por fim, o meia Lucas Paquetá, atualmente no Milan-ITA, iniciou sua trajetória no time profissional do Flamengo em 2016, tendo se consolidado a partir de 2017. Neste referido ano, foi a vez de seu grande parceiro dentro e fora de campo, Vinicius Junior, que teve sua venda ao Real Madrid-ESP concretizada antes mesmo de estrear no time principal. Ambos acabaram deixando o Flamengo em diferentes períodos de 2018.

Parceria dentro e fora de campo entre Paquetá e Vini Jr. deu alegrias à torcida do Flamengo – Foto: Reprodução/Internet

Confira a lista completa dos 23 convocados para a seleção brasileira:

GOLEIROS
Éderson (Manchester City)
Ivan (Ponte Preta)
Weverton (Palmeiras)

LATERAIS
Daniel Alves (São Paulo)
Fagner (Corinthians)
Alex Sandro (Juventus)
Jorge (Santos)

ZAGUEIROS
Éder Militão (Real Madrid)
Marquinhos (PSG)
Samir (Udinese)
Thiago Silva (PSG)

VOLANTES
Allan (Napoli)
Arthur (Barcelona)
Casemiro (Real Madrid)
Fabinho (Liverpool)

MEIAS
Lucas Paquetá (Milan)
Philippe Coutinho (Barcelona)

ATACANTES
Bruno Henrique (Flamengo)
David Neres (Ajax)
Neymar (PSG)
Richarlison (Everton)
Roberto Firmino (Liverpool)
Vinicius Junior (Real Madrid)

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui