1ª edição da Olimpíada de Degase acontece de 22 a 26 de novembro

O ex-jogador de futebol e senador pelo Rio de Janeiro, Romário (PL) prestigiará os atletas na abertura do evento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Jovens praticam esporte em unidade do Degase / Divulgação

O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) realizará a partir desta segunda-feira (22), a 1ª edição da Olimpíada do Degase, na qual 520 jovens internos, de 10 unidades, se enfrentarão em mais de 20 modalidades esportivas. O ex-jogador de futebol e senador pelo Rio de Janeiro, Romário (PL) prestigiará os atletas na abertura do evento.

Para Victor Poubel, diretor-geral da instituição, a realização da Olimpíada do Degase é de grande importância no processo educativo dos jovens infratores. Por isso, a tendência é de que todos as unidades da instituições contem com programação cultural e esportiva regular a partir de 2022. “A gente está montando uma programação esportiva para todo o ano de 2022, e a Olimpíada está nesse planejamento. O Degase vai ter uma programação na área de esporte e cultura em todas as suas unidades com o intuito de promover o trabalho socioeducativo desses jovens, que também abrange escola e curso profissionalizante”, afirmou o diretor-geral do Degase.

Segundo a avaliação de Poubel, as atividades esportivas oferecem uma nova perspectiva de vida para os jovens infratores, pois, através delas os eles se sentem prestigiados, além de desenvolverem competências particulares ao universo esportivo, como: disciplina, organização e dedicação. “Eles se sentem importantes, se sentem valorizados, dá um pertencimento de grupo e isso fomenta uma nova consciência de vida para eles, uma nova perspectiva”, afirmou.

Todas as atividades da quais os jovens infratores participam são registradas em seus prontuários, que são examinados periodicamente. A participação da 1ª edição da Olimpíada do Degase será mais uma atividade que poderá render uma avaliação positiva na apreciação do cumprimento de uma medida e eventual liberdade. “Todo tipo de participação vai para o prontuário deles, e tudo isso é analisado pela juíza da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas. Então, quando ela faz a avaliação do jovem, vê todos os aspectos: se frequentou escola, atividade desportiva, cultural, o comportamento dentro da unidade. Tudo isso é avaliado na apreciação do cumprimento da medida e eventual liberdade — explica o diretor-geral”, reforçou Victor Poubel.

Advertisement

1ª edição da Olimpíada do Degase acontece de segunda (22) até sexta-feira (26). Os participantes se enfrentarão nas seguintes modalidades: futebol, futmesa, futvôlei, futsal, tênis de mesa, jiu jitsu, natação, polo aquático, surf adaptado, badminton, basquete, break, atletismo, cabo de guerra, capoeira, funcional, queimada, vôlei handebol e xadrez. Os vencedores e os vices serão premiados com medalhas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 1ª edição da Olimpíada de Degase acontece de 22 a 26 de novembro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui