Foto: Divulgação/Feira Literária da Urca

Embora o Dia das Crianças tenha sido celebrado oficialmente no último sábado (12/10) e o Dia dos Professores seja nesta terça-feira (15/10), as comemorações continuarão durante o mês de outubro.

A Casa Cultural Lago de Histórias, na Urca, Zona Sul do Rio, abre suas portas no próximo sábado (19/10), com entrada gratuita, a partir das 10h, para muita diversão e troca de conhecimento na Feira Literária da Urca. Quem passar pela Lago, vai ter também a chance de levar para casa publicações, com desconto, de editoras independentes que têm em comum o cuidado com os livros que colocam no mercado para a família.

”A ideia desta Feira Literária surgiu do encontro que tivemos durante o LER Salão Carioca, no ano passado. Um desejo de nos unirmos em torno do que nos aproxima: a literatura infantojuvenil. Outubro é um mês perfeito para celebrarmos”, explica Helena Lima, fundadora da Editora Lago de Histórias e da casa homônima, que sediará esta primeira edição da Feira.

Já confirmaram presença nesta empreitada a editora Quase Oito e o app de leitura infantil Bamboleio. O público vai encontrar, além de contação de histórias, saraus e conversas literárias de hora em hora, sempre no terraço da Casa, com vista para a Pedra da Urca.

Outra novidade ficará por conta do lançamento de O cheiro da saudade (Editora Lago de Histórias), do escritor Luís Pimentel. O livro traz ilustrações de Camila Carrossine, que virá de São Paulo para a sessão de autógrafos, e fala, entre palavras sentidas e imagens, de amor explícito. A história aborda a dor inerente à vida e que aparece sem poupar nem mesmo as crianças. Pimentel defende a verdade, ainda que dura, como fortalecimento. Bianca Lopes interpretará essa história emocionante, com uma contação especial.

Senhora Incerteza (Bamboleio), de Padmini, além de Isidoro e os Barcos (Editora Quase Oito), de Lorena Richter, estarão entre as obras trabalhadas com atividades na Feira. Estarão presentes também vários autores independentes.

Haverá ainda esquetes promovidas por um grupo teatral e encenadas por crianças; uma apresentação da Companhia de Teatro de Bonecos; Luisa Benevides falará sobre a relação entre mãe e filho a partir do seu livro artesanal Azul de 1 minuto; e Helena Lima presenteará o público com a contação de histórias do seu Bia sem pressa, uma oportunidade de refletir sobre tempo e prioridades diante do cenário desafiador da maternidade e das importâncias da infância.

Foto: Divulgação/Feira Literária da Urca

SERVIÇO

Feira Literária da Urca

  • Data: 19 de outubro (sábado)
  • Horário: 10h às 20h
  • Local: Casa Cultural Lago de Histórias
  • Endereço: Rua Marechal Cantuária, 18 – Urca – Rio de Janeiro/RJ
  • Entrada: Gratuita

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui