2020 x 2021: Papo Rápido com Renata Florio

Poucas são as mulheres que conseguem destaque na publicidade na área criativa. Renata Florio é uma delas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Poucas são as mulheres que conseguem destaque na publicidade na área criativa. Renata Florio é uma delas. Apaixonada pelo que faz e com um espírito de liderança afiado, ela é hoje a chefe criativa (CCO) da Ogilvy Health em Nova York. Conversei com ela sobre o impacto que a Covid 19 teve na publicidade brasileira e como os negócios foram afetados. Será que nos Estados Unidos aconteceu o mesmo? Ela responde nessa entrevista.

Quais ensinamentos que o mercado publicitário americano aprendeu com a pandemia?

Aprendemos que escritório físico é algo de menor importância. E que a produção também pode acontecer remotamente. Criamos e produzimos bastante apesar das dificuldades e levamos como ensinamento que é possível manter a máquina funcionando desde que com foco e talento. Um apresentador de TV costuma dizer: quem sabe faz ao vivo. Fizemos ao vivo mais do que nunca em 2020.

Como enxerga 2021?

Advertisement

O ano de 2021 pra mim é ano de manter o pique e a capacidade de realizar com menos recursos, mas com a liberdade de quem já aprendeu no meio da crise. Faço um paralelo com fazer dieta: 2020 equivale a fase de reeducação alimentar e perda de peso. 2021 é ano de manter a forma e aprimorar os músculos.

Nesse contexto, quais semelhanças e diferenças existem entre o mercado americano e o Brasil?

Faz uma década que não trabalho no Brasil, não posso fazer uma comparação direta. Do que pude observar, porém, parece que foi semelhante. Clientes cortando verbas, agências cortando staff e todo mundo tenso. Aqui nos EUA as concorrências ficaram ainda mais disputadas e o dia a dia super corrido. Ouvi de meus colegas dai do BR a mesma coisa. E com o evento “zoom” dias e noites se misturaram e todo mundo trabalhou sem parar. Sábado, domingo, feriado.

Em uma palavra: resuma 2020? Em uma palavra: qual seu desejo para 2021?

Palavra pra 2020: ufa. Palavra pra 2021: venha.

Para essa e outras histórias, siga meu instagram @marketingeoutrashistorias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 2020 x 2021: Papo Rápido com Renata Florio
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui