21ª edição do tradicional ‘Festival do Rio’ tem início nesta segunda

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
''Star Wars: A Ascensão Skywalker'' será exibido no Festival do Rio - Foto: Divulgação

Desta segunda-feira (09/12) até o dia 19/12, acontece no estado a 21ª edição do Festival do Rio, que exibe variados filmes em diversos cinemas.

A abertura do festival acontece, novamente, no Cine Odeon, localizado na Cinelândia, Centro do Rio. O filme escolhido é ”Adoráveis Mulheres”, 2ª produção de Greta Gerwig (”Lady Bird – A Hora de Voar”), que poderá ser indicado ao Oscar 2020 e a outras relevantes premiações.

littlewom f04cor 2019112172 1 21ª edição do tradicional 'Festival do Rio' tem início nesta segunda
”Adoráveis Mulheres” abre o Festival do Rio nesta segunda (09/12) – Foto: Divulgação

Ao todo, serão apresentados quase 100 filmes internacionais, produzidos por nomes consagrados da indústria cinematográfica, como Terrence Mallick, Ken Loach, Clint Eastwood, entre outros.

O curioso é que, em 2019, o festival quase não aconteceu. Isso porque houve um corte de verbas de patrocínios (o mais significativo foi da Petrobras).

Advertisement

A situação foi revertida apenas em outubro, devido à arrecadação de pouco mais de R$ 627 mil, conseguidos por meio de uma ”vaquinha virtual” feita na internet.

”Sim, por muito pouco o festival não foi realizado este ano. Ainda captamos recursos por leis de incentivo, mas perdemos nossos três patrocinadores master: Petrobras, BNDES e a Prefeitura do Rio, que há três anos deixou de colaborar. Isso nos obrigou a buscar esses outros meios de financiamento. Diante da situação que enfrentamos, ficamos surpresos com a imensa onda de apoio de pessoas e empresas que colaboraram para que o festival acontecesse”, explicou a diretora Ilda Santiago.

A mostra Première Brasil terá, entre obras de ficção e documentários, 73 títulos do cinema nacional. A obra vencedora levará o Troféu Redentor, concedido por voto popular.

Treze filmes cujas entradas no circuito comercial são muito aguardadas formam a mostra ”Expectativa 2019”.

O quadro principal do evento será formado por duas galas: ”O Escândalo”, de Jay Roach, e ”Jojo Rabbit”, de Taika Waititi.

As mostras ”Midnight”, ”Midnight Docs”, ”Geração”, ”Hors Concours Ficção”, ”Première Brasil: Geração”, ”Panorama do Cinema Mundial” e ”Première Latina”, esta com 12 produções feitas no continente, completam o festival.

Uma mudança significativa aos fãs do evento foi a alteração da data. Quase sempre realizado em outubro, o festival se viu ”obrigado” a acontecer somente no último mês do ano, devido à dificuldade de captação de recursos.

”Está claro que o cenário mudou e que todos que trabalham com a produção de eventos culturais precisam buscar novos formatos de financiamento”, finalizou a diretora Ilda Santiago.

A programação completa, com filmes disponíveis e salas de cinema participantes, você encontra no site oficial do Festival do Rio.

SERVIÇO

Festival do Rio 2019

  • Período: 09 a 19 de dezembro
  • Programação, disponível em 15 salas de cinema

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 21ª edição do tradicional 'Festival do Rio' tem início nesta segunda
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui