''Star Wars: A Ascensão Skywalker'' será exibido no Festival do Rio - Foto: Divulgação

Desta segunda-feira (09/12) até o dia 19/12, acontece no estado a 21ª edição do Festival do Rio, que exibe variados filmes em diversos cinemas.

A abertura do festival acontece, novamente, no Cine Odeon, localizado na Cinelândia, Centro do Rio. O filme escolhido é ”Adoráveis Mulheres”, 2ª produção de Greta Gerwig (”Lady Bird – A Hora de Voar”), que poderá ser indicado ao Oscar 2020 e a outras relevantes premiações.

”Adoráveis Mulheres” abre o Festival do Rio nesta segunda (09/12) – Foto: Divulgação

Ao todo, serão apresentados quase 100 filmes internacionais, produzidos por nomes consagrados da indústria cinematográfica, como Terrence Mallick, Ken Loach, Clint Eastwood, entre outros.

O curioso é que, em 2019, o festival quase não aconteceu. Isso porque houve um corte de verbas de patrocínios (o mais significativo foi da Petrobras).

A situação foi revertida apenas em outubro, devido à arrecadação de pouco mais de R$ 627 mil, conseguidos por meio de uma ”vaquinha virtual” feita na internet.

”Sim, por muito pouco o festival não foi realizado este ano. Ainda captamos recursos por leis de incentivo, mas perdemos nossos três patrocinadores master: Petrobras, BNDES e a Prefeitura do Rio, que há três anos deixou de colaborar. Isso nos obrigou a buscar esses outros meios de financiamento. Diante da situação que enfrentamos, ficamos surpresos com a imensa onda de apoio de pessoas e empresas que colaboraram para que o festival acontecesse”, explicou a diretora Ilda Santiago.

A mostra Première Brasil terá, entre obras de ficção e documentários, 73 títulos do cinema nacional. A obra vencedora levará o Troféu Redentor, concedido por voto popular.

Treze filmes cujas entradas no circuito comercial são muito aguardadas formam a mostra ”Expectativa 2019”.



Siga nossas redes e assine nossa newsletter, de graça

Jornalismo sério, voltado ao Rio de Janeiro. Com sua redação e colunistas, o DIÁRIO DO RIO trabalha para sempre levar o melhor conteúdo para os leitores do site, espectadores dos nossos programas audiovisuais e ouvintes dos nossos podcasts. O jornal 100% carioca faz a diferença.

O quadro principal do evento será formado por duas galas: ”O Escândalo”, de Jay Roach, e ”Jojo Rabbit”, de Taika Waititi.

As mostras ”Midnight”, ”Midnight Docs”, ”Geração”, ”Hors Concours Ficção”, ”Première Brasil: Geração”, ”Panorama do Cinema Mundial” e ”Première Latina”, esta com 12 produções feitas no continente, completam o festival.

Uma mudança significativa aos fãs do evento foi a alteração da data. Quase sempre realizado em outubro, o festival se viu ”obrigado” a acontecer somente no último mês do ano, devido à dificuldade de captação de recursos.

”Está claro que o cenário mudou e que todos que trabalham com a produção de eventos culturais precisam buscar novos formatos de financiamento”, finalizou a diretora Ilda Santiago.

A programação completa, com filmes disponíveis e salas de cinema participantes, você encontra no site oficial do Festival do Rio.

SERVIÇO

Festival do Rio 2019

  • Período: 09 a 19 de dezembro
  • Programação, disponível em 15 salas de cinema

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui