Lagoa de Jacarepaguá terá ação de revitalização neste sexta-feira

Quem quiser participar da operação de limpeza da Lagoa de Jacarepaguá, basta comparecer ao ponto de encontro, que será atrás da Jeunesse Arena

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Lagoa de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro - Foto: Silvio Barsetti

A Lagoa de Jacarepaguá passará por uma operação de limpeza promovida pelo AquaRio e pelo Instituto Conhecer para Conservar nesta sexta-feira (10), às 10h. A ação, que é apadrinhada pelo biólogo Mário Moscatelli, vai reintroduzir na natureza o Guaiamum – espécie de caranguejo terrestre ameaçada de extinção. A Lagoa de Jacarepaguá sofre há décadas com a poluição provocada pelo descarte de lixo e pelo despejo de esgoto in natura na região.

Para Talita Uzeda, gerente de Sustentabilidade do Grupo Cataratas, festejou a parceria entre o grupo e Mário Moscatelli, que atua na Lagoa de Jacarepaguá há 30 anos. O objetivo da ação, segundo a representante do Cataratas, é restaurar o mal tratado ecossistema lagunar e viabilizar a recuperação da fauna local.

“As lagoas de Jacarepaguá são grande reduto de biodiversidade e historicamente sofreram com despejos ilegais de esgoto e lixo. O biólogo Mario Moscatelli, nosso parceiro, trabalha na região há trinta anos procurando restaurar o ecossistema, estamos nos unindo a ele e a nossos parceiros para colocar a mão na massa e contribuir com esse trabalho, temos certeza que é nossa primeira ação de muitas”, disse a representante do Grupo Cataratas.

A concessionária Iguá, responsável pelos serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto na região da Barra e Jacarepaguá, também vai participar da operação, já que tem como principal contrapartida ambiental, o projeto de revitalização do Complexo Lagunar de Jacarepaguá. Entre os projetos da concessionária está a manutenção do manguezal do Parque Olímpico, localizado na margem da Lagoa de Jacarepaguá. André Rongo, foi convidado pela Iguá, para fazer um exposição com conteúdo artístico.

Advertisement

Quem quiser participar da operação de limpeza da Lagoa de Jacarepaguá, basta comparecer ao ponto de encontro, que será atrás da Jeunesse Arena.

O projeto de revitalização da Lagoa, além de contra com a participação de Moscatelli, também é apoiado pelos parceiros: Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), SubPrefeitura da Barra da Tijuca, Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB), Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) e Ambiente Jovem.

No sábado (11), será realizado o “Clean Up Bay”, ação conjunta promovida pela REDAGUA, pelo AquaRio e pelo Instituto Conhecer para Conservar, para limpar 3 praias da Baía de Guanabara, no âmbito da celebração do Dia Mundial de limpeza de Baías.

A Jeunesse Arena Av. Embaixador Abelardo Bueno, nº 3401, na Barra da Tijuca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lagoa de Jacarepaguá terá ação de revitalização neste sexta-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui