25% dos pontos de iluminação pública do Rio agora são de LED

O programa Luz Maravilha chega à marca de 112 mil luminárias de LED instaladas em toda a cidade do Rio, incluindo a Av. Presidente Vargas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A Avenida Presidente Vargas, no Centro, Iluminada - Fabio Motta / Prefeitura do Rio

O programa Luz Maravilha chega à marca de 112 mil luminárias de LED instaladas em toda a cidade do Rio. O número corresponde a 25% do parque municipal de iluminação pública modernizado. São 121 bairros e 102 comunidades beneficiadas desde fevereiro, quando o serviço começou a ser realizado pela Rioluz. Isso inclui uma das principais vias do Rio de Janeiro, a Avenida Presidente Vargas que mudou de cara com as luminárias de LED.

O projeto já alcançou bairros de todas as regiões da cidade, como Irajá, Centro, Pavuna, Bangu, Rocinha, Tijuca e Copacabana. Ruas da Muzema, de Curicica e Antares, na Zona Oeste, estão na lista de áreas que receberam a nova iluminação, considerada mais eficiente. Um dos objetivos do programa é priorizar locais com maior índice de violência e menor IDH, sempre observando critérios técnicos para a instalação das luminárias.

Nos próximos dois anos, o carioca receberá 450 mil pontos de luz de LED, completando a modernização do parque de iluminação do Rio. Além disso, cerca de 35 mil postes de fibra serão instalados, reforçando a durabilidade e a segurança dos equipamentos.

O programa inclui ainda a implementação de serviços dentro do conceito de cidade inteligente (Smart City), com a instalação de dez mil câmeras de segurança, sendo que 40% terão tecnologia de reconhecimento facial; cinco mil pontos wi-fi e dez mil sensores para, por exemplo, controle de tráfego e de índice pluviométrico.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 25% dos pontos de iluminação pública do Rio agora são de LED
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Pela quantidade de luminárias LED novinhas e acesas durante o dia, a conta de luz da Prefeitura não vai diminuir. Vai aumentar…

    Equipamento de baixa qualidade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui