3 motivos para atletas tratarem suas dores com um reumatologista

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Dia 21 de Dezembro é comemorado o Dia Do Atleta e sabemos que o esporte exige muita força e esforço físico que as vezes acaba gerando machucados e fraturas.

Por conta disso, a Doutora Claudia, especialista em reumatologia e tratamento de doenças que afetam o tecido conjuntivo e o sistema muscular esquelético incluindo articulações, ossos, tendões e ligamentos, explica que a reumatologia é a solução mais assertiva para tratamentos das dores de atletas.

Muitas pessoas ainda não sabem, mas a área da reumatologia é uma das mais eficientes no diagnóstico de dores mais intensas

Na área esportiva a dor está presente ao longo de toda a carreira do atleta e pode estar ligada à uma experiência sensorial, emocional e psicológica, que afeta completamente o rendimento, a estabilidade física e saúde.

Advertisement

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2017 indica que 53% dos atletas sofrem com dores musculares pelo menos uma vez a cada três meses. O estudo mostrou também que 58% das pessoas justifica as dores como a má postura, enquanto 56% indicam que um dos principais fatores é o excesso de atividade física.

Dia 21 de dezembro é comemorado o Dia Do Atleta, uma data importante para homenagear estas pessoas e ainda alertá-las sobre os tratamentos e riscos esportivos. Por conta disso, Claudia Goldenstein Schainberg, médica especialista em reumatologia e tratamento de doenças que afetam o tecido conjuntivo e o sistema muscular esquelético incluindo articulações, ossos, tendões e ligamentos, explica como a reumatologia pode ser a solução mais assertiva para dores físicas de esportistas.

“Diversas doenças diferentes podem afetar a coluna, quadril, pernas, braços ou pescoço. A reumatologia avalia o paciente de uma forma geral para identificar a causa das dores – que pode ser desde uma torção até uma grave fratura, osteoporose, tumores etc.”, esclarece a especialista. 

  1. A reumatologia sabe a causa de suas dores.
pexels photo 460550 3 motivos para atletas tratarem suas dores com um reumatologista

Antes de buscarmos tratamento para o incômodo, precisamos descobrir a causa que nos afeta. O motivo das dores é variado e depende de diversos fatores, como a postura, genética, peso, alongamento, sedentarismo e temperaturas climáticas. A origem do desconforto pode ser predominantemente biomecânica, infecciosa, inflamatória ou autoimune, o que mobilizará específicas áreas médicas que seu reumatologista saberá exatamente qual te direcionar”

2. Esta área pode prevenir possíveis lesões

atleta feminina agachando se na calcada com dores no joelho 23 2147888989 1 3 motivos para atletas tratarem suas dores com um reumatologista

Há muitas formas de prevenir lesões ou machucados, como a postura, alongamentos, cuidado ao carregar peso, cintas médicas, palmilhas, óleos corporais, musculação, exercícios e tratamentos médicos, entre eles, sessões de reumatologia, que lhe ajudará a enxergar a principal causa do problema e assim, poder te encaminhar para seu tratamento adequado, como por exemplo, a ortopedia, a quiropraxia, fisioterapia ou massoterapia.”

3. A reumatologia cuida da sua dor.

pexels photo 1415810 3 motivos para atletas tratarem suas dores com um reumatologista

“As dores causadas em exercícios podem se tornar uma enfermidade e causar grandes lesões se não forem tratadas corretamente. Portanto, procure um médico reumatologista para um diagnóstico, se necessário, o especialista lhe receitará medicações, tratamentos e até cirurgias dependendo da situação.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 3 motivos para atletas tratarem suas dores com um reumatologista
É cirurgião plástico,  Mestre em Cirurgia pela UNIRIO; Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; Professor do Instituto Carlos Chagas, UNIRIO e Univ. Santa Úrsula; Membro da Associação dos Ex-Alunos do Prof. Ivo Pitanguy. CRM: 5238044-3
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui