30ª edição do Arte de Portas Abertas, em Santa Teresa, recebe mais de 100 artistas do Rio e Brasil

O evento gratuito celebra o centenário da Semana de Arte Moderna e expande sua atuação, chegando até coletivos e ateliês na Lapa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Parque das Ruínas/Divulgação

O Arte de Portas Abertas, em Santa Teresa, está de volta depois de dois anos sem edições devido à pandemia, entre sábado, (06/08), e domingo (07/08). Desta vez, o evento, que é gratuito, celebra o centenário da Semana de Arte Moderna e expande sua atuação, chegando até coletivos e ateliês da Rua Morais e Vale, na Lapa.

O evento tem o Patrocínio da Sergio Castro Imóveis.

“A Sergio Castro Imóveis, presente com importantes ações no Bairro há mais de 70 anos, entende que Santa é um farol de cultura e história no Rio, e não poderia deixar de patrocinar este evento”, disse Lucy Dobbin, superintendente da empresa. Lembrando que a imobiliária foi responsável pela venda do Hotel Santa Teresa, em 2004, e que ano que vem inaugurará sua filial – em imóvel próprio – no largo do Guimarães.

Carlos Vergara, artista plástico que tem ateliê no bairro, e o diretor de teatro Amir Haddad, morador de Santa Teresa há anos, são os homenageados da 30ª edição.

Advertisement

O evento acontece no Parque das Ruínas, em Santa Tereza, e irá reunir trabalhos de 45 artistas. Mas o projeto se espalha por diversos outros espaços do bairro, como o Museu Chácara do Céu ao Hotel Santa Teresa, passando pelos ateliês de artistas que irão receber o público.

Além das exposições em diversos suportes, entre pinturas, gravuras, fotografias, esculturas e colagens, haverá apresentações de dança afro, mostra de cinema urbano, teatro, performances, música, oficinas de cerâmica e de máscaras, jongo, maculelê, feira de empreendedorismo feminino Dona de Si (realizada pelo instituto de mesmo nome), aulas de dança e recreação infantil, entre outras atividades.

Restaurantes da região associados ao Polo AmeSanta, servirão pratos especiais em homenagem aos artistas com relação com Santa Teresa. O Esquina de Santa, por exemplo, sugere um sanduíche em homenagem a Carlos Vergara (R$ 29), um pão ciabatta com mozzarelline, pastrami e tomates secos.

O evento é realizado pela Chave Mestra (Associação de Artistas Visuais de Santa Teresa), com patrocínio da Sérgio Castro Imóveis.

Veja a programação completa no https://www.visitesantateresa.rio/artedeportasabertas


Serviço:

Local: Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 119, Santa Teresa

Data: Sábado (6) e domingo (7)

Horário: 10h/16h

Entrada: Grátis.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 30ª edição do Arte de Portas Abertas, em Santa Teresa, recebe mais de 100 artistas do Rio e Brasil
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 30ª edição do Arte de Portas Abertas, em Santa Teresa, recebe mais de 100 artistas do Rio e Brasil
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Este modelo de arquitetura de ruinas é uma desgraça estética, é aposta de preguiçoso, de gente que não tem talento artístico de reconstruir a beleza e significado do passado e renovar estes conceitos.

    Levo dezenas de pessoas por mês para visitar o Parque das Ruínas e as respostas que recebo são quase sempre as mesmas e negativas.

    “É só isso ?”, “Qual a graça de um prédio todo assim?”, “Teria muito mais valor se fosse realmente restaurado”, “Só vale pela vista…”.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui