35 anos de Metrô do Rio, há motivos de comemoração?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Ernesto Geisel inaugura o metrô do Rio (O Globo)

Em 5 de março de 1979 o então presidente Ernesto Geisel inaugurou na Estação da Central a operação comercial do metrô do Rio, era o carro 1001, que continua na ativa. O metrô, que tem minha idade, era a grande promessa do Brasil, entre outras (não me incluindo), era um dos dois únicos do mundo a ter ar condicionado,  a porta mais larga do mundo (continua tendo).

Mas e de lá para cá? A Linha1 foi projetada para transportar 80 mil passageiros/hora/sentido e a Linha 2 foi projetada para transportar 90 mil, ambas hoje operam com cerca de 1/3 da capacidade original de projeto. Apesar de atender abaixo do previsto, o metrô vive lotado na hora do rush, isso quando simplesmente não para de funcionar.

Advertisement

Em 98 a empresa foi privatizada e, indo contra o senso comum, a qualidade caiu. E, claro, nosso governador Cabral renovou a concessão até 2038! Além de lotada, até a limpeza da estação que era exemplo quando eu era criança já não é a mesma.

E sobre o número de estações? O comparativo de 20 anos entre Rio e Xangai, que tem 439 kms mostra que não há motivos para comemorarmos o aniversário do metrô do Rio:

 

 

Metrô do Rio 1993-2013 VS. Xangai 1993-2013

 

Como termina o post da fanpage Metrô Que o Rio Precisa:

Ultimamente uma drástica sequencia de erros está tornando a operação do metrô cada vez mais difícil e o metrô está cada vez menos parecido com um sistema de metropolitano. Se algum dia alguém quiser recuperar o sistema ,vai ter muito trabalho. Estações feitas onde eram áreas de manobra e estacionamento (Uruguai), 2 estações General Osório por simples erro de não prosseguimento e nivelação da estação construída a menos de 5 anos atrás,o traçado ”tripa” para a Barra , os 19 trens chineses que possuem um degrau em relação a plataforma das estações, a diminuição do espaço no Centro de Manutenção devido a estação Cidade Nova e claro a diminuição na capacidade e os constantes problemas de ”trafego a frente” devido a ”Linha 1A”.

Não se compreende o Rio sem Metrô''

”Não se compreende o Rio sem Metrô” e ”A solução racional para o transporte de massa” eram frases e slogans da época da inauguração que infelizmente foram abandonados, seria bom se eles fossem desenterrados, a população teria muito a ganhar com a expansão racional e correta do metrô.

Com informações do Metrô Que o Rio Precisa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 35 anos de Metrô do Rio, há motivos de comemoração?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui