4 Bolinhos de Bacalhaus que você precisa conhecer no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Bolinhos de Bacalhau por Renata F. Oliveira

Bolinhos ou pastéis de bacalhau são uma especialidade da gastronomia portuguesa, podendo ser encontrados por toda a região Mediterrânea, sendo também muito populares em Angola e no Brasil onde é um petisco muito apreciado em restaurantes e adegas portuguesas.

No centro e sul de Portugal são conhecidos por pastéis de bacalhau e, no norte, por bolinhos de bacalhau

No Brasil não fazemos ideia que o bolinho de bacalhau é uma das receitas mais antigas e populares para se fazer com bacalhau ou com gadus morhuafresco. Equivocadamente sugerimos que este clássico dos botecos do Rio de Janeiro é uma receita portuguesa. É uma verdade parcial,  parcial pelo fato de grande parte de nossas vovozinhas serem portuguesas, i.e. cidadãs daquele pequeno país europeu, a receita passada de mães para filhas é meio portuguesa. Mas, pasmem, a origem da receita do bolinho de bacalhau com batatas do Rio de Janeiro é americana, de Boston, Massachussets. De acordo com o livro ‘The American Frugal Housewife‘, publicado em Boston em 1829, ‘Bolinhas de Bacalhau’ (Cod Balls) eram um ‘must’ aos sábados nas abastadas casas de família em Massachussets, Connecticut e outros estados americanos.

Advertisement

Veja 4 restaurantes para comer bolinho de bacalhau no Rio de Janeiro que você não irá se arrepender.

Restaurante Quinta da Boa Vista

Restaurante Quinta da Boa Vista

O Restaurante Quinta da Boa Vista, instalado onde antes era a Capelinha de Santana, mantém o clima dos áureos tempos da realeza. Do lugar que D. Pedro I escolheu para assistir às missas, no período do Império, e que hoje se encontra a cozinha que faria a família real ter vontade de ocupar de novo o nosso país. Com pratos típicos portugueses, com receitas seculares e decoração requintada, o cliente faz mais do que uma refeição com muita qualidade e sabor, faz uma viagem no tempo à mesma Quinta da Boa Vista do Século XIX.

Telefone: 25896551

Parque da Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, 20940-040

O Rei do Bacalhau – Boulevard Rio Shopping

O Rei do Bacalhau

O Rei do Bacalhau é um dos restaurantes mais tradicionais de comida típica portuguesa no Rio de Janeiro.

Localizado em Vila Isabel, no Shopping Boulevard Rio Shopping, está presente desde 1996. Com variedade no cardápio, alta qualidade nos pratos e funcionários treinados, busca sempre atender os clientes da melhor forma.

Rua Barão de São Francisco, 236, loja 3.441 – 3º piso, Rio de Janeiro, 20.560-032

tel: 3879-0160

Nova Capela

Nova Capela

Fundado em 1923, o restaurante funcionava inicialmente em outro local da Lapa, mas fim dos anos 60, mudou-se para a sede atual e, por isso, recebeu a palavra “nova” em seu nome. E o Nova Capela, muito frequentado pelos boêmios cariocas, conta com uma decoração simples, composta fotos antigas, cartazes, quadros com inspiração esportiva, imagens de santos e paredes revestidas por azulejos cor de argila. No cardápio estão presentes a paleta de cabrito com arroz de brócolis, o javali assado, o leitão à moda da casa e os bolinhos de bacalhau, entre outros quitutes.

Av. Mem de Sá, 96, Rio de Janeiro, 20230-150 tel: 22526228

Gruta de Santo Antônio

Inaugurado no bucólico bairro da Ponta da Areia, no fim dos anos 70, pelo português Agostinho, o restaurante Gruta de Santo Antônio é conduzido hoje por Henriqueta Henriques, viúva do fundador, junto com seus dois filhos Alexandre e Marcelo Henriques.

Quem entra, logo descobre que está em uma casa portuguesa, a tradição permanece com pratos portugueses ornamentando as paredes e a atmosfera caseira. Os quitutes são elaborados pessoalmente pela matriarca, Dona Henriqueta Henriques que hoje tem ao seu lado o filho Alexandre Henriques trazendo as novidades da Cozinha Mediterrânea e o primor na seleção dos vinhos para a Adega Climatizada (320 rótulos e mais de 3000 garrafas, entre eles os melhores vinhos portugueses) que compõem o cardápio. A casa conta com os mais tradicionais doces portugueses, verdadeiro sucesso entre os clientes.

Rua Silva Jardim, 148, Niterói, 24030-005    tel: 26215701

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 4 Bolinhos de Bacalhaus que você precisa conhecer no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui