4 dicas de segurança para curtir o carnaval

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Riotur

O carnaval chegou e os blocos e desfiles estão aí. Como todos sabem, esses eventos geralmente são lotados, e todo cuidado é pouco em relação à segurança.

Para o clima de folia não ser interrompido, o DIÁRIO DO RIO listou algumas medidas, visando o bem-estar pessoal, para garantir a diversão de todos.

1 – Evite guardar o celular nos bolsos, principalmente nos de trás

No dia a dia, é comum guardar o celular no bolso, já que ele possui fácil acesso e é possível ouvir o telefone tocar ou senti-lo vibrar quando recebemos ligações e notificações, mas essa não é uma ideia muito boa em casos de aglomerações.

Os bolsos costumam ser lugares muito visados por pessoas mal intencionadas, que sabem que muita gente guarda o seu aparelho ali. Portanto, qualquer instante de desatenção pode se transformar em uma oportunidade de ser furtado.

Advertisement

A dica se aplica principalmente aos bolsos de trás da calça, que costumam ser mais rasos e de fácil visualização para as outras pessoas, mas também servem para os bolsos da frente, principalmente com o grande tamanho dos celulares hoje em dia.

Caso você não queira abrir mão da praticidade e do fácil acesso, invista em bolsos fechados com zíper, velcro ou botões, que trazem um pouco mais de segurança. Mas, seja como for, sempre mantenha a atenção redobrada.

2 – Invista em uma doleira

As doleiras são aquelas bolsas bem pequenas, que se parecem com uma pochete, mas ficam escondidas por baixo da calça, saia ou vestido. Comprar uma dessas pode evitar que você tenha problemas com o seu celular, carteira ou outros itens pessoais, tudo sem abrir mão da praticidade.

Seu uso é bem simples: basta que ela seja utilizada com os bolsos para frente e fechada com bastante firmeza. Dessa forma, a probabilidade de ser furtado cai bastante, já que o acesso à doleira é mais difícil e qualquer movimentação pode ser percebida.

Ainda assim, pelo fato de o objeto ser bastante conhecido e utilizado em festas e comemorações com muita gente, é bom não colocar muita coisa dentro. De preferência, leve o cartão de crédito ou débito, o cartão do convênio ou do serviço de saúde pública, um pouco de dinheiro, o documento de identidade e o celular.

Levar carteiras inteiras ou itens muito volumosos pode evidenciar a presença da doleira e, assim, comprometer um pouco sua segurança. Por isso, o ideal é levar apenas o necessário.

Outra dica importante é se assegurar de que ela não aparece com a roupa que você estiver usando, o que faz com que passe praticamente despercebida.

3 – Prefira usar o celular longe de multidões

Quando se trata de lugares com muita gente reunida, como a Praia de Copacabana, o Aterro do Flamengo e o Centro do Rio, ou qualquer outro lugar de festejos carnavalescos, é difícil ficar longe de aglomerações, mas se quiser usar o celular, o ideal é procurar um lugar mais tranquilo.

As multidões estão entre os lugares em que as pessoas ficam mais sujeitas a furtos, já que não é possível identificar todo mundo que está ali. Além disso, o fato de as pessoas ficarem bem próximas umas das outras pode facilitar a ação dos mal-intencionados.

Se precisar atender a uma ligação, responder alguma mensagem ou mesmo gravar ou fotografar a festa, prefira, na medida do possível, lugares mais tranquilos e com menos aglomeração, o que aumenta sua segurança.

Caso tenha que utilizar o aparelho nessas situações, preste muita atenção a qualquer movimentação estranha. Se for preciso, guarde o aparelho, espere um pouco e então torne a utilizá-lo.

4 – Não deixe celulares, dinheiro ou cartões em cima de mesas, muros e outras superfícies

Quando sentamos à mesa no trabalho ou vamos a um restaurante ou lanchonete conhecida, é comum tirar o celular, o dinheiro e os cartões do bolso para poder se acomodar com maior conforto. Porém, no caso dos blocos de carnaval, essa não é uma boa opção.

Primeiramente, o acesso aos itens que estão em cima da mesa, muro ou qualquer outra superfície é muito fácil, o que pode ser uma chance para pessoas com más intenções cometerem roubos ou furtos.

Além disso, mesmo que nada aconteça naquele momento, pode ser que alguém fique de olho em seus bens e espere até que você se distraia ou esteja em um lugar mais deserto.

Portanto, se estiver parado em algum lugar, não deixe seus bens à mostra e, assim, evite que eles sejam levados ou percebidos por outras pessoas. Essa é uma dica que também pode ser aplicada em seu cotidiano a fim de diminuir a chance de inconvenientes.

*Dica Extra

Apesar de não ser exatamente ligado ao tema de assaltos e furtos, é sempre bom enfatizar que o assédio ao público feminino também é crime e, obviamente, não deve ser praticado.

Você, mulher, se sentir-se assediada, denuncie. Não é não!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 4 dicas de segurança para curtir o carnaval
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui