4 mitos sobre meditação e a importância de conhecer seus limites

Segundo a colunista Rosane Ventura, a meditação desenvolve a paciência e não precisa ser longa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Qual o limite entre você e sua mente? Pode parecer ironia, mas reconhecer que não somos, o que pensamos pode trazer um certo alívio, especialmente se partirmos do princípio que a nossa mente produz aproximadamente mais de 70 mil pensamentos por dia.

E para termos consciência desse fato de forma concreta é importante que a gente use uma prática milenar, a meditação. É importante se afastar e observar para se ter mais clareza.

Por exemplo, se você pegar agora suas duas mãos e colocar sob seu rosto, cobrindo todo ele e abrir os olhos com as palmas das mãos sob eles, você não conseguirá ter clareza que são mãos, concorda? Mas se começar a afastar as próprias mãos, irá começar a identificar as palmas, os dedos, os punhos. Não é mesmo?

Resolvi então trazer 4 mitos sobre meditação para irmos nos aproximando dessa prática tão poderosa que vem ganhando cada vez mais adeptos, ainda mais com tantas pesquisas cientificas que já comprovam seus resultados positivos.

Advertisement

Vamos lá.
1 – Meditação não é uma prática religiosa.
Meditação trabalha a regulação do corpo e da mente, mas algumas religiões possuem práticas meditativas.
2 – Meditação é para quem tem paciência.
Meditação serve para desenvolver a paciência. Perceba: desenvolver e não ter.
3 – Meditação tem que ser longa.
Pode ter 3 minutos. O importante é criar o hábito. Mas se fizer 5 minutos diários, dias seguidos, em poucos dias se percebe os benefícios.
4 – Meditante não surta.
A prática ajuda, mas não irá agir por você. Todos somos seres humanos e estamos suscetíveis a esse tipo de atitude. É evidente, porém, que a prática da meditação traz mais clareza mental, discernimento e, consequentemente, mais resiliência.

Aproveitando, ofereço aqui uma meditação guiada do meu canal do Youtube “O Yoga que eu acredito” para iniciantes. Espero que goste!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 4 mitos sobre meditação e a importância de conhecer seus limites
Avatar photo
Rosane Ventura, especialista em saúde mental, Yoga e Mindfulness, é comprometida em promover bem-estar emocional. Referência em terapias holísticas e práticas ancestrais, fornece orientações para enfrentar desafios do dia a dia e lidera retiros espirituais focados em autoconhecimento.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui