446 Anos de Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Above The Stars por Andras JancsikEm 1o de Março de 1565, Estácio de Sá e mais alguns homens, ^começaram a roçar em terra com grande fervor e cortar madeira para a cerca, sem querer saber dos tamoios, nem dos franceses^, e fundaram, à sombra do que um dia seria chamado de Pão de Açúcar, o povoado de São Sebastião, em homenagem ao Rei de Portugal e aí estava fundado o Rio de Janeiro. Neste post tem um pouco da história da fundação.

 

Fomos a única capital de Império no Hemisfério Sul que controlava países em quase todos os continentes, afinal, era no Rio de Janeiro que estava a Família Real de Portugal, reinando sobre territórios na Europa, África, Américas e Ásia. Depois capital do Império do Brasil, da República, perdemos a centralidade política mas mantivemos a cultural. Ou vai dizer que nosso sotaque, nossa música, nosso estilo não é copiado pelo resto do Brasil? Ser carioca é cool…

Advertisement

Em 446 anos o carioca formou sua identidade, seu orgulho! Temos orgulho de nossa cidade, de nossos bairros. Seja Tijuca, Ipanema, Campo Grande, Méier ou Pavuna. Amamos o Rio de Janeiro, e se houver um momento que precisamos nos unir para mostrar este amor seja pela cidade, como provamos durante a crise de incêndios e arrastões com milhares de cariocas declarando-se pela cidade, seja com nossos vizinhos e a solidariedade que mostramos com as vítimas das chuvas na Região Serrana.

 

Se alguém ainda precisa de algum motivo para amar o Rio, a Veja Rio fez uma excelente matéria com 446 razões. Se isso não for suficiente para você, bem, esta aí alguém que nunca entenderá o que é ser carioca.

 

Então, Parabéns Rio por seus 446 anos!

 

Foto: Above The Stars por Andras Jancsik

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 446 Anos de Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui