Above The Stars por Andras JancsikEm 1o de Março de 1565, Estácio de Sá e mais alguns homens, ^começaram a roçar em terra com grande fervor e cortar madeira para a cerca, sem querer saber dos tamoios, nem dos franceses^, e fundaram, à sombra do que um dia seria chamado de Pão de Açúcar, o povoado de São Sebastião, em homenagem ao Rei de Portugal e aí estava fundado o Rio de Janeiro. Neste post tem um pouco da história da fundação.

 

Fomos a única capital de Império no Hemisfério Sul que controlava países em quase todos os continentes, afinal, era no Rio de Janeiro que estava a Família Real de Portugal, reinando sobre territórios na Europa, África, Américas e Ásia. Depois capital do Império do Brasil, da República, perdemos a centralidade política mas mantivemos a cultural. Ou vai dizer que nosso sotaque, nossa música, nosso estilo não é copiado pelo resto do Brasil? Ser carioca é cool…

Em 446 anos o carioca formou sua identidade, seu orgulho! Temos orgulho de nossa cidade, de nossos bairros. Seja Tijuca, Ipanema, Campo Grande, Méier ou Pavuna. Amamos o Rio de Janeiro, e se houver um momento que precisamos nos unir para mostrar este amor seja pela cidade, como provamos durante a crise de incêndios e arrastões com milhares de cariocas declarando-se pela cidade, seja com nossos vizinhos e a solidariedade que mostramos com as vítimas das chuvas na Região Serrana.

 

Se alguém ainda precisa de algum motivo para amar o Rio, a Veja Rio fez uma excelente matéria com 446 razões. Se isso não for suficiente para você, bem, esta aí alguém que nunca entenderá o que é ser carioca.

 

Então, Parabéns Rio por seus 446 anos!

 

Foto: Above The Stars por Andras Jancsik

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui