57% dos cariocas consideram ruim ou péssima a mobilidade urbana no Rio

Segundo pesquisa Datafolha, apenas 13% da população carioca avalia como bom/ótimo o quesito na capital fluminense

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa da movimentada Avenida Ayrton Senna, na Zona Oeste do Rio - Foto: Reprodução

A população do Rio de Janeiro não anda satisfeita com a mobilidade urbana local. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha encomendada pela 99, empresa de transporte privado de passageiros, 57% dos cariocas consideram o quesito ruim/péssimo na capital fluminense, enquanto que 30% regular e somente 13% bom/ótimo. Vale ressaltar que é a cidade que mais analisou o assunto de maneira negativa entre as 6 que foram entrevistadas (além do Rio, também participaram Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo).

Apesar da redução de veículos na rua durante a quarentena, aproximadamente 62% dos cariocas estão preocupados com o aumento do trânsito nos dias atuais. Como solução para melhorar esse quadro, 64% acreditam que o uso de veículos particulares piora a mobilidade urbana e, consequentemente, 64% defendem que a existência de carro por aplicativo diminui a necessidade de ter veículo próprio. Ainda como alternativa para evitar a volta aos congestionamentos que aconteciam regularmente antes da pandemia, 67% creem que os aplicativos de mobilidade colaboram com a fluidez do trânsito no Rio de Janeiro.

”A sociedade enxerga os carros compartilhados como ferramentas essenciais para contornar os gargalos da mobilidade em grandes cidades, como Rio de Janeiro. Dessa maneira, os dados dessa pesquisa mostram que, cada vez mais, os aplicativos devem se integrar aos modos de transporte nas grandes cidades para termos uma mobilidade mais efetiva e inclusiva”, diz Alexandre Ferreira, gerente de Políticas Públicas da 99.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 57% dos cariocas consideram ruim ou péssima a mobilidade urbana no Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. E os outros 43% dos entrevistados devem morar na Zona Sul do Rio. Fazem uma avaliação olhando para o próprio umbigo.

    Basta olhar a cidade de cima para ver que a cidade tem uma péssima estrutura viária e ferroviária de transporte.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui