6 das Melhores Cartas de Bebidas do Brasil são do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Acabou a Espuma, Foto: Vitor Faria

O Rio teve 4 entre os melhores do Prêmio Prazeres da Mesa 2018, mas não foi apenas isso não. O portal também premiou as melhores Cartas de Bebida do Brasil, que são aquelas que vivem em renovação, têm bom sortimento de destilados e bitters, vermutes, xaropes e infusões, muitos deles feitos nos próprios bares.

Foram 34 premiados em todo o país, sendo 6 cariocas incluindo o Nosso, que também ganhou Chef Revelação, além do Vizinho Gastrobar, de Jéssica Sanchez, que levou melhor Bartender, o qual  considero o melhor gastrobar do Rio. Vamos aos vencedores, com a descrição do portal:

BlackStrap Nosso CredTomasRangel 1 6 das Melhores Cartas de Bebidas do Brasil são do Rio
Black Strap – Nosso – Foto: Tomas Rangel

Bazzar
A carta de bebidas do Bazzar é extensa e com destaque para as produções nacionais tanto para consumo in natura quanto aplicadas em coquetéis. Passeia pelas cachaças, drinques e cervejas brasileiras, sidras, vinhos (espumantes, brancos, rosés, tintos e doces). Os drinques e o cardápio de comidas variam de acordo com a estação, respeitando a sazonalidade dos ingredientes.
R. Barão da Torre, 538 – Ipanema, tel. (21) 3202-2884; bazzar.com.br

Cantô Gastro & Lounge
O bar do Grand Hyatt Rio de Janeiro é comandado pelo bartender Vitor Souza, que faz bonito com ingredientes nacionais. A caipirinha trem bom, feita com cachaça, tangerina, manjericão, melado de cana e limão-siciliano, escolta a feijoada dos sábados. Ele também prepara quatro versões de gim-tônica, a exemplo do cilantro tonic, à base de gim, angostura, lima-da-pérsia, coentro, pimenta-rosa e tônica. Bolinhos de baião de dois e pastéis de bobó de camarão saem aos montes.
Av. Lucio Costa, 9600, Barra da Tijuca, tel. (21) 3797-9524; cantorestaurantebrasileiro.com.br

Advertisement

HØC Bar 
Entre clássicos, autorais e não alcoólicos, a carta lista 51 drinques. Criado pela bartender Laura Paravato, o pedra do sour leva gim, limão, xarope de alecrim, pepino, cardamomo e clara de ovo. Detalhe: todos os xaropes são produzidos semanalmente pela própria Laura. Bruschetta, ceviche e steak tartar socorrem na hora da fome.
Rua Ronald de Carvalho, 161, loja B, Copacabana, tel. (21) 96629-2365; hocbarrj.com.br

Meza
Os destilados são o ponto forte da carta de bebidas – 83 rótulos. Misturados a xaropes, infusões e bitters de fabricação própria dão origem a 22 coquetéis. O joão gato, servido em copo de barro, leva cachaça em infusão de café, licor de café, melaço de cana, limão e fumaça de canela. Para comer, além dos petiscos e hambúrgueres, há potinhos de saladas variadas, risotos, ceviche e picadinho.
Rua Capitão Salomão, 69, Humaitá, tel. (21) 3239-1951; mezabar.com.br

Nosso  
O bartender Tai Barbin dá especial atenção ao rum – são 36 rótulos de 14 países. O drinque nelson’s blood leva dark rum, laranja, alecrim, bitter, limão-siciliano e cerveja de trigo. Insumos como xaropes e infusões são produzidos por ele e também entram em composições com outros destilados, como vodca, gim, tequila, Acquavit e uísque. A cargo do chef Bruno Katz, a cozinha serve menu degustação (só com reservas), além de porções criativas, como a de vieiras com mousseline de cará, coulis de espinafre, sauce diable e tuile negra.
Rua Maria Quitéria, 91, Ipanema, tel. (21) 99619-0099; nossoipanema.com

Vizinho Gastrobar
A bartender Jessica Sanchez é também a proprietária e produz 100% dos insumos em casa – incluindo a própria tônica e uma catuaba artesanal. Além das 11 receitas clássicas, ela assina 18 drinques autorais. Na carta, todos são descritos conforme as características sensoriais, o que facilita a escolha. O drinque into the wild mescla catuaba com banana e cachaça.
Av. das Américas, 8585, edículas 3 e 4, Barra da Tijuca, tel. (21) 97154-0841; vizinhogastrobar.business.site

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 6 das Melhores Cartas de Bebidas do Brasil são do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui