23.4 C
Rio de Janeiro
quinta-feira - 25/04/2024

Assine grátis nossa Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Home Política 6 de Outubro tem eleição para Conselheiros Tutelares

6 de Outubro tem eleição para Conselheiros Tutelares

0
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
6 de Outubro tem eleição para Conselheiros Tutelares

Todo o eleitor carioca pode votar no próximo dia 6 de outubro, das 9h às 17h, da importante escolha dos próximos Conselheiros Tutelares, mandato 2020 a 2023. A última etapa da eleição acontece após os candidatos terem passado pelas fases de análise documental e prova de aferição de conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nesta etapa, concorrem 468 pessoas, divididas em 19 Conselhos Tutelares. Ao todo, serão eleitos por voto popular 190 conselheiros, sendo 95 titulares e 95 suplentes.

Para votar, a pessoa deverá levar título eleitoral e documento de identidade. De preferência, levar também o comprovante de voto na última eleição, de forma que seja identificada com agilidade a mais recente numeração de sua zona e seção eleitorais, uma vez que o TRE constantemente procede com modificações nessa numeração. O eleitor votará em sua área de abrangência num local específico indicado pelo CMDCA-Rio. Importante destacar que as pessoas só poderão votar nos candidatos do seu domicílio eleitoral.

– Os Conselheiros Tutelares são equipamentos de maior importância para a efetividade na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Eles representam os olhos e os braços da Justiça da infância e na juventude. São autoridades que aplicam medidas de proteção às crianças e aos adolescentes e pertinentes aos genitores. Zelar pelos direitos destes cidadãos é um dever do poder público e da sociedade, conforme artigo 227 da Constituição da República. Daí a importância do engajamento da população nas escolhas dos candidatos que melhor atendam aos interesses do público infantojuvenil e na proteção de seus direitos – afirma a promotora de Justiça do Ministério Público, Rosana Cipriano.

O coordenador da Comissão Eleitoral, Carlos Laudelino, detalhou o processo.

Advertisement

– Apesar de todas as dificuldades, a comissão vem tentando tornar o processo mais transparente e objetivo possível. Lidamos com desafios como a determinação do TSE para que todos os Conselhos Municipais do estado realizem a alocação das seções nas zonas eleitorais. A comissão vem superando todos os obstáculos com objetivo de se produzir a melhor eleição possível – explica.

A eleição irá mobilizar cerca de quatro mil pessoas que irão trabalhar para viabilizar o pleito. Os postos de votação chegam a 235 locais, que agregam 1.146 urnas. Os
apoiadores e parceiros no processo são Prefeitura do Rio, TRE, CET-Rio, Guardamunicipal, OAB, Secretaria Municipal de Educação, Zonas eleitorais do município do
Rio. Após as eleições, os candidatos aprovados passarão por capacitação in loco que os coloquem em situações reais buscando prepará-los em relação à observância do que a sociedade está vivendo.

Passo a passo para votar

A relação das escolas que serão postos de votação já está disponível no site do Conselho (www.cmdcario.com.br). O local onde o eleitor vai votar (escola) será definido pela Zona Eleitoral. Já para saber a urna eleitoral, será necessário consultar a seção.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 6 de Outubro tem eleição para Conselheiros Tutelares
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui