6 Passeios bate e volta saindo do Rio de Janeiro

Elizabeth Werneck fala sobre 6 passeios bate e volta saindo do Rio de Janeiro. De Vassouras até Juiz de Fora

Você já parou pra pensar que perto da cidade maravilhosa existem vários lugares legais para fazer um bate e volta? Os destinos são tão legais que se hospedar por lá também não é nada mal. Veja nessa lista 6 ideias de passeios bate e volta, saindo do Rio de Janeiro.

Nesse passeio terá muitas paisagens totalmente diferentes das que estamos acostumados a ver por aqui. 

Vai ter Bate e volta com história, com hora rosa, com seresta e com muita vibe de montanha. Afinal de contas, não há nada melhor do que apreciar aquele pôr do sol maravilhoso no fim da tarde, não é mesmo? Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre 6 passeios bate e volta saindo do Rio de Janeiro. Confira!

6 bate e volta saindo do Rio de Janeiro

Quem mora no Rio de Janeiro pode aproveitar para fazer ótimos bate e volta. Afinal de contas, há várias cidades ao redor que são ótimos destinos para quem gosta de fazer uma viagem mais compacta. Então, para conferir a nossa seleção dos melhores destinos de bate e volta saindo do Rio de Janeiro, é só continuar nos próximos parágrafos.

1- Uaná-Etê

Foto: Fatinha Martins

O nome, que advém da língua indígena, quer dizer “multidão de vagalumes”, e faz referência às inúmeras luzes piscantes nas matas da Região do Vale do Café. E o Parque Ecológico Uaná-Etê é capaz de nos transportar para dentro de uma poderosa experiência na natureza.

Em suma, trata-se de um jardim ecológico de 135.000m². Lá, é possível interagir com obras de arte e atrações permanentes por todo o local. O mais interessante é que há várias instalações, como o bosque de sinos, árvores dos cristais, árvores das infinitas possibilidades, o mirante de asas e várias outras opções.

O Uaná-Etê tem um enfoque para o lado espiritual e conexão com o universo. Em função disso, é uma experiência inesquecível.

Confira aqui mais informações: Uaná Etê, em Vassouras, é ótima pedida para o final de semana

2- Serrinha do Alambari

Foto: Antonio Leão

Quer ter um contato direto com a natureza? Então esse é o local mais adequado. Afinal de contas, há várias cachoeiras maravilhosas, como o Poço do Céu e o Poço do Dinossauro. Fora isso, Serrinha do Alambari fica de 2 a 3 horas de carro, e é bem perto de Penedo e Visconde de Mauá.

E para acrescentar a incrível experiência, Penedo é uma das únicas colônias finlandesas do Brasil (se não for a única). 

Leia mais: O que fazer em Penedo em 1 dia

3- Petrópolis

Museu Imperial, em Petrópolis
Museu Imperial, em Petrópolis – Foto: Uwe Bergwitz/Shutterstock.com

Você é do tipo de pessoa que prefere um passeio mais histórico, onde pode aprender enquanto viaja? Se sim, um destino que você não pode deixar de conhecer é Petrópolis. E isso acontece porque a cidade é conhecida por ser imperial.

A cidade fica a 70km da capital e, ao passear pelo centro histórico, é possível encontrar várias casas e construções da época em que a cidade era o refúgio da realeza. Ao conhecer a cidade, não deixe de passar no Museu Imperial e a Catedral, que é onde estão os túmulos dos antigos monarcas.

4- Conservatória

Foto: Jonathan Wilkins

Trata-se de um distrito de Valença, que é rico em cultura e belezas naturais. Inclusive, possui um lugar que se chama “Serra da Beleza”, que com certeza é uma das vistas mais bonitas de toda a região. E, no centro histórico, há a famosa locomotiva 206, que foi feita nos EUA e trazida para o Brasil.

5- Teresópolis

Imagem de Vernon Barros por Pixabay

Esse é um dos lugares famosos do Rio pelo clima mais frio, o que é ideal para os cariocas que querem sair um pouco da rotina. Fora isso, o local tem uma arquitetura colonial muito bela e, dentre os destaques, podemos citar a tradicional feirinha de artesanato.

6- Juiz de Fora- MG

Foto: Sylvio Bazote

A cidade mais carioca de Minas (os cidadãos de Belo Horizonte ficam até com ciúmes) adora receber turistas para um bate e volta.

Comece o dia passeando pelo Calçadão do Centro, depois almoce no Bar do Bigode e Xororó, onde tem o melhor torresmo do mundo, e não se esqueça de passear pela Universidade e visitar o Morro do Imperador, onde fica o Cristo da Cidade. Isso mesmo, Juiz de Fora tem um Cristo para chamar de seu. 

Não se esqueça de passear pelos jardins do Museu Mariano Procópio ou visitar o Mercadão da cidade. 

Juiz de Fora é uma cidade apaixonante. Duvido que você vá ficar por lá apenas para um bate e volta do Rio de Janeiro.

Conclusão:

Você já fez algum bate e volta? Achou muito cansativo? Eu até acho um pouco cansativo, dependendo do destino.  Mas, independentemente disso, o fato é que é algo bastante recompensador. Você conhece inúmeros lugares legais e ainda consegue dormir na sua casa. 

Me conta se você sugere outro passeio bate e volta, saindo do Rio de Janeiro ou já fez algum desses. 

Advertisement

13 COMENTÁRIOS

  1. Destes lugares só não conheço UANA ETE, os outros conheço e gosto de todos! Indico também Aldeia Velha, pertence ao Distrito de Silva Jardim, pra quem gosta de cachoeiras, trilhas e natureza também é uma ótima opção!

  2. O principal de Conservatória ficou de fora , que são as serestas e a música em geral , tanto que as casas antigas possuem além do número uma plaquinha com o nome de uma música !

  3. Verdade, sempre faço isso, apesar de ser juizforana, e minha família está lá, sempre vou lá buscar meus queijos e linguiças, vou e volto rapidinho, mas a cidade é linda.

  4. Falando em Vassouras, é um lugar encantador..vale a visita ao centro histórico.. mas meu lugar preferido é São Pedro da Serra..em Nova Friburgo. Vale subir pela RJ 116 (por Cachoeiras de Macacu) e voltar pela Serramar (Lumiar- até Casimiro de Abreu voltando pela BR 101

  5. Eu já fiz bate-volta para Petrópolis, mas nada supera a experiência de passar mais dias aproveiteitando além dos locais históricos os parques naturais também.

    Uma outra sugestão de passeios bate-volta são os parques naturais que existem na baixada fluminense, como a reserva do Tinguá e o reservatório do Rio do Ouro, ambas em Nova Iguaçu, a da Taquara, em Duque de Caxias e o parque de Gericinó em Nilópolis.

  6. Uma opção de bate e volta é a cidade de Bananal em Sp. A 2:00 horas do Rio se chega em Bananal, seguindo pela Dutra na altura de Barra Mansa tem o acesso a Bananal. Já fuu em bate e volta e tambem passei o fim de semana. Lá se come uma truta da melhor qualidade.

  7. BOA TARDE.
    UANA ETE não é em Vassouras, é em ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN.
    Alguém mandou a indicação errada para vocês.
    Desculpem ter que corrigir mas é ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui