Imagem meramente ilustrativa de pessoas circulando pela Praça XV, no Centro do Rio - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

O Instituto Rio21 realizou uma pesquisa, em parceria com o DIÁRIO DO RIO, com o objetivo de saber como os cariocas e fluminenses pretendem comemorar o Dia dos pais neste ano, ainda sob um cenário pandêmico.

Dos 385 respondentes, 74% se identificaram como moradores da cidade do Rio de Janeiro. Desse percentual, 63% pretendem comprar ou já compraram presente para comemorar o Dia dos pais.

Ainda de acordo com os resultados da pesquisa, 64% dos entrevistados cariocas, que pretendem comprar presente, têm como preferência as compras presenciais. E 36% declararam que pretendem comprar ou já compraram o presente de Dia dos pais pela internet.

Dos que preferem as compras presenciais, 39% declararam que pretendem comprar ou já compraram o presente do Dia dos pais em algum comércio localizado na Zona Norte, sendo essa a região mais popular entre os entrevistados para tal atividade.

A segunda região do município mais citada foi a Zona Sul, que foi a resposta de 28% dos cariocas.

Por sua vez, a Zona Oeste e o Centro receberam,respectivamente, 24% e 8% das respostas.

Segundo Ana Flávia Assumpção, Diretora de pesquisa do Instituto Rio21: “Ao cruzar os dados de onde moram os entrevistados e o local onde pretendem comprar ou já compraram o presente de Dia dos pais, chegamos à conclusão que a maioria dos respondentes prefere ir às compras na região onde vivem.

Por exemplo: 97% dos entrevistados que moram na Zona Norte farão ou já fizeram a compra do presente na própria Zona Norte – conforme identificado no gráfico abaixo.

Perfil dos entrevistados cariocas

SEXO

  • Amostra: 385 respondentes
  • Grau de confiança: 95% / Margem de erro: 5%
  • Período de coleta online: 15 a 22 de julho
  • Amostra não ponderada por características populacionais

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui