Desfrutar de uma noite de sono completa e tranquila é uma dádiva em meio à rotina tão cansativa. Traz benefícios variados para o corpo e para a mente; amplia a disposição para o cumprimento das tarefas. Mostrando assim como é indispensável dormir melhor para manter uma vida equilibrada, priorizando o bem-estar. 

O grande desafio para parte da população mundial é combater a insônia, minimizar a ansiedade e administrar o tão desejado descanso. Porém, alguns dos principais empecilhos são: finanças, perdas, trabalho, dificuldades de se relacionar e enfermidades. E quando a mente lida com tantos dilemas, o estado físico começa a ser afetado. É preciso buscar ajuda!

Conheça as 7 dicas imperdíveis para combater a insônia e dormir melhor. Veja como novas práticas podem te auxiliar a aproveitar um sono sereno, sem mais interrupções.

1- Prefira alimentos leves antes de dormir

Muitos indivíduos não abrem mão do lanchinho antes de dormir. Não há problema nenhum em se alimentar antes de ir para a cama. Mas, vale destacar que após a comida, seu organismo inicia o processo de digestão. Alimentos pesados, ou com propriedades estimulantes, certamente te deixarão incomodado. 

Por isso evite comidas ricas em carboidrato, como pães e cereais, que além de sobrecarregar o sistema digestivo, produzem glicose, e por conseguinte energia. Cafezinho e bebida alcóolica também devem ser rechaçados durante a noite.

Coma uma fruta leve, com baixa taxa de glicose. As frutas são compostas por vitaminas que enriquecem o seu organismo. 

2- Um colchão confortável faz toda diferença

Infelizmente, não podemos fugir do clichê: você passa até um terço da vida sobre o colchão. Mesmo lutando contra a insônia, viu? Sendo assim, é importante optar pela qualidade e pelo conforto na hora de comprar um.

Para escolher a alternativa ideal, lembre-se que sua coluna necessita de alinhamento, seja em um colchão ortopédico ou no colchão inflável. De preferência, um produto de boa resistência, macio, que não resulte em dores ao despertar. Tampouco atrapalhe sua noite de sono, favorecendo a insônia.

3- Tome um banho quente

Tomar um banho quente vai além da higiene pessoal, colabora para o relaxamento, diminui os níveis de estresse. O banho quente influencia a temperatura do corpo, que ao cair posteriormente ajuda a dormir melhor. Proporcionando uma série de benefícios à sua saúde:
Descanso muscular;
Sono profundo;
Regulagem dos organismos;
Combate a insônia;
Aumento de capacidade em realizar tarefas durante o dia.

4- Dê uma chance às músicas relaxantes

Quem consegue dormir rápido, o faz ainda melhor quando o silêncio cria a oportunidade perfeita. As músicas relaxantes aparecem como um ótimo escape para suavizar os pensamentos noturnos e atrair o sono. Por isso, quem tem dificuldade para adormecer, pode selecionar uma playlist com sons da natureza ou músicas leves. 

Acomode um dispositivo próximo à cama com músicas suaves para dormir melhor. Não utilize fones de ouvido, porque podem causar incômodo e até acidentes.
Outra dica imperdível é tentar meditar com sons de chuva, valorizando sua respiração de modo calmo; pausadamente. Faça isso antes de se deitar para dormir.

5- Prepare um chá calmante

Os chás mais famosos para vencer a insônia são de camomila ou valeriana.

O chá de camomila tem substâncias sedativas, que induzem a um sono qualitativo; revigorante. Além disso, é mais vantajoso para sua saúde optar por métodos naturais do que calmantes pesados. Se não resolver, converse com seu médico para analisar o caso e definir o melhor tratamento.

O chá com valeriana nem sempre é cogitado, já que também aparece em forma de comprimido. Contudo, é uma dica excelente para tomar antes de dormir, por suas propriedades tranquilizantes. Um dos seus principais benefícios é aliviar a ansiedade; sendo a indicação de especialistas que lidam com assuntos mentais e comportamentais.

6- Mantenha o telefone fora do seu alcance

Depois de apagar as luzes, mantenha o telefone fora do seu alcance! Ah, e não se esqueça de colocá-lo no silencioso, para não despertar com notificações que poderiam ser vistas pela manhã. 
O telefone, com tantas informações e mídias atrativas, tem tudo para ser um dos principais aliados da insônia. É tentador ver a tela acendendo bem pertinho de você, não é mesmo? 

Existem pesquisas que comprovam a teoria de que o brilho azul da tela suspende a produção de melatonina. Com isso, o projeto de dormir bem rápido vai por água abaixo.

7- Cuidado com as brigas no quarto

As brigas amplificam o estresse, causando uma tensão descomunal que mexe com a adrenalina, dopamina e noradrenalina. Isso piora para quem sofre com crises de ansiedade e insônia. 
Portanto, busque a solução para as pendências antes de dormir. Não leve seus problemas para o leito de sono, medite ou fale sobre assuntos que não contenham cargas emocionais. Faça a sua parte.



Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui