7 Motivos para sentir saudades do Horário de Verão no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Bruno Scramgnon

Desde 1985 o Brasil tem horário de verão, mas em abril o presidente Jair Bolsonaro (PSL) cancelou, já que não faria mais sentido economicamente. Mas apesar de impedir que a gente precise acordar 1 hora mais cedo, vai deixar saudades para alguns cariocas.

Veja 7 motivos para sentir saudades do Horário de Verão no Rio de Janeiro:

1Vai ter dia amanhecendo às 3h33 da manhã

Amanhecer em Ipanema – Foto: Rodrigo Soldon

De acordo com o G1, a claridade que é maior no verão, fará que tenha dia em dezembro com o sol nascendo às 3h33 da manhã!!!

2Hotéis do Rio podem perder receita

Copacabana Palace

Também no G1, o presidente do Hotéis Rio, Alfredo Lopes, diz que o Rio de Janeiro perde receita com turismo. Afinal, é menos 1 hora de sol na praia.

Advertisement

3Uma hora a menos de praia

Praia de Ipanema – Rio de Janeiro – Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Se precisasse listar apenas um motivo é este, a praia! É tão importante para a cidade que em 1993 o então prefeito Cesar Maia declarou que seria horário de verão o ano todo no Rio de Janeiro, já que assim aumentaria a economia da cidade com mais banhistas na praia.

4Chegar em casa ainda com Sol

Largo da Carioca no Centro do Rio de Janeiro – Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Chegar em casa com o dia ainda claro dava a impressão até que trabalhamos menos.

5Sol até às 20h

Copacabana – Rio de Janeiro – Foto: Alexandre Macieira|Riotur

O sol até depois das 20h, dava até vontade de fazer um exercício físico, ficar na rua até mais tarde…

6Tomar um chopp no happy hour com o dia claro

Armazém do Senado – Centro – Rio de Janeiro – Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Só quem nunca foi em um happy hour durante o horário de verão para não entender o prazer que é beber um chopp enquanto o sol ainda está se pondo.

7O fim do Horário do Verão

Foto de Bruno Scramgnon

Reclamar do Horário de Verão era quase um hobby, e quando ele terminava ainda podíamos dormir 1 hora a mais na segunda. Isso sim vai dar saudades…

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 7 Motivos para sentir saudades do Horário de Verão no Rio de Janeiro
Advertisement

8 COMENTÁRIOS

  1. Retrocesso.
    Enquanto muitos países na Europa, Chile e Argentina usam o horário de verão permanente, em vias de adoção em diversos outros países do primeiro mundo, o Brasil deixa passar essa oportunidade de aproveitar melhor a tarde por causa da escuridão da manhã.
    Como se a maioria da população saísse para trabalhar às oito e não às quatro ou cinco da manhã, quando está escuro de qualquer maneira.
    O Brasil deveria fazer o mesmo e, ainda, criar o fuso do Leste para os estados do extremo leste do Nordeste, onde, as sete da manhã em Brasília o sol já está na posição das dez.
    Em vez disso, o Nordeste, com o sol a pino ficava uma hora atrasado porque os estados não queriam aderir.
    E há sempre os idiotas de plantão a declarar que o horário de verão faz mal à saúde porque “se dorme uma hora a menos todo dia” ou porque “leva tempo para o corpo se adaptar ao novo fuso”; aí eu pergunto: você faz uma viagem ao Japão, passa um dia inteiro atravessando meio mundo, chega lá à meia noite – mas pro seu corpo é meio dia. Você vai ficar de olho aberto a noite inteira e dormir nos passeios de manhã cedo ou vai se adaptar rápido pra não perder cada minuto?
    O Brasil deixa agora de estar na frente pela simples preguiça de alguns de abrir o olho e ver o poste ainda aceso, em detrimento de poder aproveitar mais duas horas fora de casa até o crepúsculo.

    • Argentina, Uruguai e Chile já descartaram a medida, não adiantam mais os relógios há anos. Europa estuda extinguir o horário de verão, ou seja, está também com dias contados na por lá. Brasil era um dos únicos grandes países tropicais a adotar o horário especial, a outra exceção é o México, que só o faz para empatar com o horário dos Estados Unidos.

  2. Rio de Janeiro, 23outubro2019.
    Prezado Quintino Gomes Freire.
    Os governantes socialistas e seus acólitos, os tecnocratas de plantão, vinham roubando 1 hora da vida das pessoas durante aquele infame “horário de verão”, (que se danasse a população em seu ciclo de vida pessoal e familiar) em complemento à violenta carga tributária embutida nas contas e inflação que empobrecem violentamente os cariocas, e não tínhamos direito ao tempo sideral natural, a título de “economia de energia elétrica” (não havia nenhuma economia no processo), com o fito de enganar a população pelo fato da geração de energia estar toda nas mãos dos tecnocratas socialistas com produção insuficiente, qualidade péssima, pela incompetência estatal (Eletrobras) durante décadas e décadas e que ocasiona gatos por toda a cidade. Parabéns ao Presidente Bolsonaro pelo fim desse maldito horário de verão !!!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui