8 coisas que só quem mora na Tijuca vai entender

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Tijuca é um dos bairros mais tradicionais, antigos e populosos da cidade do Rio. A “Zona Sul da Zona Norte” como muitos gostam de se referir a região, possui uma série de peculiaridades e situações com as quais os tijucanos se deparam diariamente e que, muitas vezes, não dão a devida atenção. A seguir, listamos 8 fatos curiosos sobre esse lugar fantástico, perigoso e divertido, terra de Tom Jobim, Tim Maia, Erasmo Carlos e Galvão Bueno, e com mais farmácias, padarias e lojas de caçados que qualquer lugar do mundo.

Onde começa e onde termina a Tijuca?

12769040175 73d0190175 b 8 coisas que só quem mora na Tijuca vai entender
Vista do bairro da Tijuca

Esse, talvez, seja um dos maiores mistérios da humanidade. Afinal, até onde vai a Tijuca? Não existe um consenso entre os residentes e muitos dos bairros próximos, como Vila Isabel, Andaraí, Grajaú e Maracanã, integram o que se convencionou chamar da região da Grande Tijuca. Contudo, é muito comum estar em um dessas áreas vizinhas e pensar erroneamente que se está na Tijuca ou vice e versa. Nem a correspondência escapa, muitos recebem as contas com o CEP da Tijuca mesmo morando em outros locais. Até mesmo o Google, as vezes não consegue dar uma localização precisa se estamos de fato, na Tijuca, ou não. Quem sabe um dia esse enigma será desvendado.

Advertisement

C&A da Praça Saens Peña – O maior ponto de encontro do Rio

WhatsApp Image 2020 06 24 at 16.55.58 8 coisas que só quem mora na Tijuca vai entender
Todos os caminhos levam a C&A da Praça C&A

Se o estagiário aqui ganhasse R$ 1 real por cada vez que tivesse ouvido a frase: “Me encontra na C&A da Praça”, certamente estaria milionário. Aliás, não queremos fazer propaganda, mas parece que todo bairro do Rio tem uma C&A onde as pessoas marcam de se encontrar, não é? No entanto, não só os tijucanos, como pessoas de diversas regiões do Rio, muitas delas que nunca sequer pisaram na Tijuca, utilizam a loja de departamento como ponto de referência. Até pela sua localização próxima as saídas do Metrô na Praça Saens Pena.

Pensar em um monte de opções para sair e terminar a noite no…Buxixo

37543124 1943453402401201 400792496793190400 n 8 coisas que só quem mora na Tijuca vai entender
Point da Tijuca – Bar Buxixo – Praça Varnhagem

Ahhh a Praça Varnhagem, já salvou muita gente que não tinha nenhuma alternativa de diversão em um final de semana e acabou topando um chopinho com os amigos no Bar/Restaurante/Boteco Buxixo, que também conta com uma balada em seu segundo andar. Embora esse polo gastronômico, talvez o maior da Tijuca, tenha uma infinidade de outros estabelecimentos que servem os mais variados tipos de bebidas e comidas, o tijucano conhece o lugar unicamente como “Buxixo”, um patrimônio do bairro, mesmo não sendo um lugar de excelência, vamos combinar…

Linhas de Ônibus – Uns com tanto, outros com tão pouco

100 2865 1 8 coisas que só quem mora na Tijuca vai entender
Ônibus da Linha 415 – Tijuca x Leblon

Vocês também não ficam com a impressão de que existem muitos ônibus das linhas 415, 410, 409, 606, 422, além de um monte que vai pra Barra, e poucos 621, 601 e 238?

Relação de amor e ódio com a Festa Junina da Praça Afonso Pena

Festa Junina por Daniel Fucs 1280x720 1 8 coisas que só quem mora na Tijuca vai entender
Na Festa Junina da Praça Afonso Pena não tem só quadrilha de dança

Goste você, ou não, a Festa Junina da Praça Afonso Pena é um dos maiores eventos que ocorrem anualmente na Tijuca. No período de São João, o local é invadido, durante todo final de semana, por barracas de comidas típicas, como as tradicionais pamonhas, milho cozido e maça do amor, danças folclóricas, brincadeiras e muita música com um enorme palco montado no local. Porém, muitos reclamam, sobretudo os moradores do entorno, da bagunça, do barulho e da falta de segurança que o evento traz para a região. Uma das celebrações mais controversas da Tijuca, que desperta paixões e irritações nos moradores. Ame ou odeie, o fato é que é impossível consegue ficar indiferente com relação à Festa Junina da Praça Afonso Pena.

Ô lugar pra alagar

SubmarinoCefet 1 8 coisas que só quem mora na Tijuca vai entender
Os ônibus viram submarinos na Tijuca

A cidade do Rio tem uma triste “tradição” com chuvas e alagamentos, mas a Tijuca exagera. Pense num lugar que alaga quando chove, e nem precisa ser chuva forte. Diversas regiões do bairro ficam submersas, ruas intransitáveis com bolsões de água e trânsito parado provocando enormes congestionamentos. O ápice da Atlântida carioca acontece no campus do CEFET, em frente ao Rio Maracanã, que sempre não precisa de muito para transbordar e “transtornar‘ todo a região.

Pegar um atalho pela Lojas Americanas da Saens Peña e/ou pelo Mundial da Santo Afonso

73142329 EC EN RI Rio de Janeiro 24 11 2017 Movimento de compras da Black FridayLocalLojas Ameri 8 coisas que só quem mora na Tijuca vai entender
E sair cheio(a) de chocolate e Fini Kkkk

Todos sabem mas vale falar, o bairro da Tijuca tem uma “passagem secreta” que permite ao cidadão ir da Praça Saens Pena ao Shopping Tijuca, gastando metade do tempo do que se desse a volta pelas ruas do entorno. Embora não seja uma distância das mais longas e cansativas, muitos tijucanos e pessoas que trabalham no bairro utilizam o atalho das Lojas Americanas e do Supermercado Mundial para ganhar tempo na vinda ou na ida de algum lugar. O problema é entrar em um dos dois estabelecimentos apenas para cortar caminho e acabar saindo de lá com as compras do mês ou um cartão de crédito.

As UPPs vão melhorar a segurança na Tijuca, eles disseram…

1 dtzds9ixgaa shn 8921747 8 coisas que só quem mora na Tijuca vai entender
Polícia nas ruas

Melhorou? Será? Não sei não…

E aí Tijucano, o que mais a Tijuca tem de interessante/curioso/divertido?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 8 coisas que só quem mora na Tijuca vai entender
Advertisement

47 COMENTÁRIOS

  1. Fui ai conhecer o Rio de Janeiro e fiquei na Tijuca amei esse lugar fui em abril ai e como a minha Cidade palmas Tocantins, uma lugar com uma grande miscigenação de raça! Amei mesmo foi a floresta da Tijuca e a belezas dai

  2. Triste, lamentável ver no que a minha cidade se tornou, uma gigantesca favela, ruas sujas, gente mal vestida, com um linguajar esquisito, uma terra que um dia foi tão boa, hoje reduto da mediocridade, da estupidez, da ignorância, da delinquência, da violência da fealdade, da miséria, do abandono, de templos de estelionatários frequentados por gente estranha, enfim um lugar onde a maioria nunca irá saber, pois nem mesmo se dá conta do que significa, o que é “ser carioca”.

  3. Gente, como assim esquecer de mencionar o maior point central, lugar onde TODO Tijucano vai em dias de calor? Shopping Tijuca é patrimônio desse bairro, quer a galera queira ou não, kkkkk

  4. Amo tanto a Tijuca, estudei, trabalhei casei, separei e gostaria de namorar alguém da Tijuca, entre 45 e 60 anos. Moro no Grajaú e não me adaptei! Por favor me tirem daqui!
    Obrigada, michelle

  5. Tijuca é ambiente familiar e romântico.
    Tem praticidade , aqui você tem tudo pra comprar , lazer , atendimento médico, gastronômico, de beleza e cultura.
    Outro ponto a favor é a cessibilidade para vários bairros.
    Na questão religiosa, amo ver as diversidades religiosas nos seus templos espalhados na Tijuca. Acho o Tijucano pessoas de fé.
    A Tijuca une a beleza da natureza, da arquitetura e a humana.

  6. Parabéns pela descrição do Bairro, pena que temos pessoas que fazem questão de denegrir o Bairro, moramos no Rio de Janeiro cercado de Favelas. E para quem gosta de Glamour sugiro São Conrado, que tem a Rocinha e o Vidigal só.

  7. A terra da Praça “Sanspena”. Aqui os presidentes argentinos Roque e Luis Sáenz Peña, inspiradores do nome da praça, viraram Saens Pena na estação do metrô e nos letreiros dos ônibus…

  8. Realmente boa descrição do local com falhas em deixar a floresta da Tijuca e outros pontos bem significantes da Tijuca de fora. Tijucano uma incógnita,uns esnobes outros simpáticos.

  9. Perfeita descrição da Tijuca. Acho que só quem sabe todos estes detalhes é quem verdadeiramente mora no bairro. Parabéns, a matéria está excelente!!

  10. Já morei emBorafogo, colada na praia de Copa. Já morei em Goiânia. Atualmente moro em Nova Friburgo, cidade serrana do Rio, em um mega sítio em reserva florestal. E apesar de tudo, não vejo a hora de poder voltar para a minha Tijuca… Não precisa dizer mais nada.

  11. Não falar da Praça Comandante Xavier de Brito (praça dos cavalinhos) e da Floresta da Tijuca,foi deixar de comentar dois dos mais agradáveis points da região.
    Se bem que a praça está em estado de abandono e sem cuidados por anos,o que é Lastimável.
    Fica a minha reclamação.
    Obrigado pelo espaço.

  12. So esqueceram de mencionar sobre os carros de aplicativo e taxis que ficam parados em plena Conde de Bonfim num local que nem parar e permitido quanto mais estacionar a espera de passageiro. Este local e na Conde logo apos o cruzamento com a General Roca, sentido Usina. E a guarda municipal o que faz? NADA.

  13. Legal a lista. Mas vale explicar dois pontos:

    1) A festa junina da Afonso Pena, com músicas e comidas típicas, dura só até umas seis da noite. Depois as barracas vendem só bebidas alcoólicas, só toca funk e fica lotado de adolescentes que noite sim outra também saem na porrada. Sempre tem briga e gente assaltando com faça. Daí a tal relação de amor e ódio com o evento. Se vc está procurando uma festa para pegação e meninos tentado ser macho alfa, vai na fé. Mas se está atrás de curtir o São João, vai de dia. De noite foge que é cilada.

    2) A praça da bandeira alagava MUITO sim. Mas melhorou bastante após a obra que criou um reservatório lá. Ainda tem pontos que alagam. Mas nem de longe é como antes.

  14. Bom dia. Esqueceram de falar do Sesc Tijuca. A fila pra entrar nos finais de semana é muito interessante, com toda aquela galera doida pra cair na piscina. Tem também uma festa junina bem legal. O Sesc é um point que não pode ficar de fora: super bem localizado, com projeto paisagístico do Burle Marx e já teve até show do Casuarina, em dia chuvoso e casa lotada. Os ingressos acabaram em apenas 2 horas, após a abertura da bilheteria.

  15. Não troco a Tijuca por nenhuma Copacabana da vida. Aqui você está perro de tudo, existe bairros aqui como Vila Izabel que as tardes se reúnem pessoas de vida, de tempos, um lugar que as pessoas passam nas ruas e se cumprimentam. Me orgulho de ser Tijucano.

  16. TIJUCA É UM LIXO . ZONA SUL DA ZONA NORTE KKKKK . SALVA SE O ALTO,E OLHE LÁ .
    AS RUAS DA TIJUCA. GRAJAÚ etc .
    PARECE Q ESTÁ ANDANDO NA LUA . MAIS BURACO Q RUA KKKKK . BUXIXO KKKK SÓ TEM PUTA E GORDA . UM DIA FOI BOM, LÁ EM 1600 TALVEZ .

  17. Sou TIJUCANO, assim como os vultos célebres citados no inicio da matéria. 65 anos neste bairro maravilhoso de gente bonita e gentil. Aqui não falta nada, nem mesmo a praia que estamos a 10kms. Graças a Deus nasci e vou morrer na Tijuca.

  18. A Tijuca já possuiu o maior número de cinemas do estado do Rio e talvez do Brasil. – América 1/2, Bruni uns 3, Carioca 1/2, Art Palácio 1/2, Condor, Tijuca Palace 1/2, esses que eu lembro mas tem mais.

  19. Faltou falar q a Grande Tijuca abrange as grandes escolas de samba do Carnaval Carioca . Minha Unidos da Tijuca , Salgueiro e Vila Izabel

  20. idiotice e tiro no pé proibir de jogar UNO, se o bar virar point de UNO vai bombar!!! tem empregado que se acha patrão!!! garanto que no shopping rolou um UNO, gosto muito das arvores dentro do shopping!!!

  21. O bairro vem perdendo a referência pela favelização com um crescimento desordenado. As calçadas da praça virou comércio de ambulantes que descem das favelas próxima e deixam intransitável e suja no finais das tardes. O ponto de crescimento agora tem sido o Alto da Boavista, favelas nascendo dentro da mata no sentido das pista de subida e descida. Viva os prefeitos passados e atuais que conseguem destruir por onde passam.

  22. E as comunidades? Ficam de fora?

    Borel,Formiga,Catrambi,Salgueiro Casa Branca,Cruz, Chacrinha… Além do tradicional Largo da Segunda Feira e sua banda que anima em todos os carnavais!

  23. Estou morando na Tijuca há alguns anos. Gostei muito do bairro! Muito arborizado, perto de tudo, tem metrô, várias linhas de ônibus! Estou amando morar aqui! Sinto falta de uma ciclovia, pois gostamos muito de andar de bike! Muitas opções de escolas, cursos, lazer… próximo a zona Sul e a Barra da Tijuca! Amamos a floresta da Tijuca! Um ar puro! Muito bom Caminhar e fazer picnic! Próximo ao Maracanã, quinta da boa vista.

  24. O melhor da Tijuca foi esquecido, está na praça dos cavalinhos, um Sr. Francês, pugilista que fugiu da guerra e veio para o Brasil, mais conhecido como Hércules da praça, todo dia, pela manhã podemos encontrar ele por lá, com sua idade cronológica avançada, mas com uma disposição de dar inveja, entre socos e chutes, virou patrimônio da praça.

  25. A Tijuca é indiscutivelmente o único bairro da Zona Norte que tem lançamentos imobiliários padrão Zona Sul. Na Tijuca tu encontra condomínios sofisticados, coberturas, varandas imponentes com alto padrão. Tu não encontra um imóvel bom para venda no bairro por menos de 600 mil. Amo a sofisticação dos prédios e condomínios na Uruguai e a Praça Varnhagen, na minha opinião é um dos melhores lugares junto com o Polo Gastronômico de Botafogo para assistir jogos do Brasil na Copa do Mundo e jogos do Flamengo, é bem animado. O Shopping Tijuca é minha segunda casa pois fica apenas a 18 minutos de onde moro, sempre estou lá. Gosto do Buxixo, mas uma vez fui com amigos e o garçom nos proibiu de jogar UNO! UNO! Qual é? Minha tia mora ali na altura da Rua Haddock Lobo e da estação Afonso Pena mais de 40 anos e estamos com grande expectativa para a inauguração do Shopping Parque América ali na Campos Sales, vai valorizar ainda mais a região. De serviços a Tijuca tem de sobra (escolas, supermercados, hospitais, padarias, lojas, etc), acho que o que falta para Tijuca é um Museu sobre o bairro, mais espaços aprazíveis, tipo Jardins, Palácios, fontes, Parques Urbanos, etc. O bairro é hiper mega moderno cosmopolita, toda via é asfaltada, quase tu não encontra chão, muito semáforo, muito prédio, isso me sufoca um pouco, hahaha. Podiam fazer um Parque urbano com bastante verde em um terreno para ficar como uma Quinta da Boa Vista no bairro, seria excelente. Também mais atrativos turísticos naturais uma vez que o bairro é tão colado ao verde do Alto da Boa Vista e da Floresta da Tijuca. Um Mirante também seria uma boa pois a vista do alto é maravilhosa. Meu coração é tijucano!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui